Fertilidade masculina

Como fazer um teste de fertilidade masculina em casa

Como fazer um teste de fertilidade masculina em casa
Imagem: vidaysalud.com

As alterações na ejaculação do homem ou a baixa concentração de espermatozoides podem supor um problema para aqueles homens que desejam se reproduzir e conceber de forma natural junto às suas parceiras. Por isso, quando se encontram nesta etapa, é frequente a preocupação por conhecer os níveis de fertilidade e detectar o quanto antes qualquer tipo de problema. Hoje em dia com os testes de fertilidade masculina disponíveis em farmácias, os homens podem medir a concentração de espermatozoides em seu esperma com um simples teste na intimidade de seu lar. Se quer conhecer todos os detalhes e saber como fazer um teste de fertilidade masculina em casa, preste atenção a este artigo de umComo.com.br.

Índice

  1. O que é um teste de fertilidade masculina
  2. Modo de uso
  3. Resultados
  4. Precauções

O que é um teste de fertilidade masculina

O teste de fertilidade masculina é um teste que você mesmo pode realizar em casa e que serve para medir a concentração de espermatozoides, isto é, oferecem um valor de referência do número de espermatozoides concentrados no sêmen. Proporciona uma avaliação rápida da fertilidade do homem e mostra que o teste tem 97% de confiabilidade.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), considera-se que o sêmen fértil deveria conter uma quantidade de 20 milhões de espermatozoides por mililitro, e mediante este teste de fertilidade masculina realiza-se uma contagem que determina se a sua concentração de espermatozoides no esperma está acima ou por abaixo do valor normal.

Como fazer um teste de fertilidade masculina em casa - O que é um teste de fertilidade masculina
Imagem: farmaciaenred.es

Modo de uso

Para realizar este teste de fertilidade masculina em casa, primeiro adquira o teste correspondente em uma farmácia, leia com atenção todas as instruções de uso e siga à risca as indicações. A seguir indicamos qual é o modo de uso:

  • Primeiro, deve recolher o sêmen em um dos potes de plástico e tampar. Pode conservar a mostra até 12 horas antes de começar o teste.
  • Tampado, deverá agitar o recipiente 10 vezes.
  • Depois, com o conta-gotas deve recolher uma amostra.
  • Acrescente uma gota de sêmen no círculo indicado com (T) e espere um minuto.
  • Acrescente duas gotas da solução azul que vem no interior da caixa do teste, também no círculo (T) e espere um minuto.
  • Acrescente duas gotas da solução transparente no mesmo círculo e espere mais um minuto.
  • Por último, aguarde. O resultado estará disponível dentro de 5 minutos.

Resultados

Os resultados deste teste de fertilidade masculina são lidos através da cor que aparece no teste após 5 minutos de sua realização.

  • Teste positivo. Se no círculo indicado com a letra T, aparece uma cor azul igual ou mais intensa do que a cor vista no círculo indicado com a letra R, significará que a concentração de espermatozoides é igual ou superior aos 20 milhões/ml por isso não deveria apresentar problemas de fertilidade.
  • Teste negativo. Neste caso, a cor azul que aparece no círculo com a letra T é mais vaga ou muito menos intensa do que a cor que aparece no compartimento da letra R. Isto quer dizer que tem uma concentração de espermatozoides menor do que 20 milhões/ml, o que clinicamente se considera como fertilidade limitada.

Precauções

Caso o resultado seja negativo, é conveniente visitar um especialista para fazer os testes oportunos e obter um diagnóstico bem mais fiável. Considere que estes testes de fertilidade masculina que você pode fazer em casa apenas se baseiam na concentração dos espermatozoides e não valorizam fatores como sua vitalidade ou mobilidade que também são chaves para que possam chegar ao óvulo e fecundá-lo. Por isso, perante qualquer dúvida ou suspeita sobre sua fertilidade não duvide em ir a seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um teste de fertilidade masculina em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Zilmara
Meu esposo sofreu um acidente atingindo os testículos. O médico falou que para ele poder ter filhos ele tenque fazer um tratamento. Mas já faz.20anos e ele não fez o tratamento. Hoje ele está com 40anos será que dar para ele fazer o tratamento ou já e tarde?
Mirian
Boa noite ,estou casada a três anos tenho dois filhos de outro casamento eu tenho 30 anos e meu companheiro tem 25,nunca usamos preservativo e não engravido minha genicologista disse q está td normal CMG . Ele tem dois filhos será q ele pode ser estéril ,pois as criancas não tem ND dele pois eles são morenos e os país brancos loiros
Nargate
Ajude-o alertando que está pagando pensão para crianças que eles não fez!
Fabiano José Rodrigues
Gostaria de fazer o teste de fertilidade masculina, pois a minha parceira não engravida.
Imagem: vidaysalud.com
Imagem: farmaciaenred.es
1 de 2
Como fazer um teste de fertilidade masculina em casa