Medicamento Diane 35

Como funciona o Diane 35

Como funciona o Diane 35
Imagem: nmtv.tv

O Diane 35 é utilizado no tratamento de doenças andrógeno-dependentes na mulher, como a acne, alopécia androgênica e formas ligeiras de hirsutismo. Cada comprimido contém pequenas quantidades de duas hormonas diferentes, o acetato de ciproterona (que tem propriedades anti-androgênias) e o etinilestradiol (que é um estrogênio). Diane 35 também é considerado um contraceptivo oral de baixa dosagem. Para saber como funciona o Diane 35, continue lendo este artigo de umComo em que lhe falamos sobre a bula do Diane 35, com as indicações, posologia, contra-indicações e efeitos colaterais.

Também lhe pode interessar: O que fazer se esquecer de tomar Diane 35

Índice

  1. Indicações do Diane 35
  2. Como tomar Diane 35
  3. Contra-indicações do Diane 35
  4. Efeitos Colaterais do Diane 35
  5. O que fazer se esquecer de tomar o Diane 35

Indicações do Diane 35

O Diane 35 é indicada para:

  • o tratamento das manifestações androgênicas da mulher, como a acne, hirsutismo, alopecia androgênica;
  • a prevenção da gravidez, como anticoncepcional;
  • o tratamento do síndrome de ovários policísticos.

Como tomar Diane 35

Para começar a utilizar Diane 35, ou seja, quando no mês anterior não utilizou nenhum método hormonal, deverá iniciar a cartela de Diane 35 no primeiro dia do seu ciclo menstrual, no primeiro dia da menstruação. Continue a tomar nos seguintes dias, uma drágea por dia, durante os restantes 21 dias seguidos. Quando terminar a cartela, deverá fazer um intervalo de 7 dias, sem tomar Diane 35. Neste intervalo será quando ocorrerá a menstruação e deverá aparecer cerca de entre 2 a 3 dias após a ingestão da última drágea. Depois, deverá iniciar uma nova cartela no 8ª dia, mesmo que ainda esteja menstruando, e continuar tomando durante os 21 dias seguidos. Deverá fazer sempre um intervalo de 7 dias entre cartelas.

É recomendável tomar a drágea de Diane 35 sempre no mesmo horário. Por exemplo, se começou a tomar Diane 35 a uma quarta-feira, terminará de tomar as drágeas a uma terça-feira, faça uma pausa de 7 dias e inicie uma nova cartela na próxima quarta-feira.

Contra-indicações do Diane 35

A Diane 35 é contra-indicada em casos de:

  • gravidez;
  • lactação;
  • doença que afete a circulação sanguínea, como trombose venosa;
  • sintomas que possam ser derivados da ocorrência de um ataque cardíaco ou de um acidente vascular cerebral;
  • icterícia ou doença grave do fígado;
  • câncer de mama, útero ou ovários;
  • diabetes grave com alterações vasculares;
  • tumor hepático benigno ou maligno;
  • hipertensão arterial grave.

Caso esteja usando outro contraceptivo hormonal, o uso do Diane 35 também é contra-indicado.

Efeitos Colaterais do Diane 35

Os efeitos colaterais do Diane 35 são os seguintes:

  • embolia pulmonar;
  • trombose venosa profunda;
  • infarto;
  • acidente vascular cerebral;
  • enxaqueca;
  • diabetes;
  • pancreatite;
  • náuseas;
  • distúrbios gástricos;
  • diminuição da tolerância ao uso de lentes de contacto;
  • alterações de peso;
  • estados depressivos.

O que fazer se esquecer de tomar o Diane 35

Esquecer-se de tomar Diane 35 pode diminuir o efeito do contraceptivo, existindo o risco de gravidez. Dependendo de quantas horas de esquecimento ocorreram e de quantos compridos se esqueceu, este risco pode ser maior ou menor. Caso o esquecimento do Diane 35 for inferior a 12 horas, deverá tomar a drágea esquecida assim que se lembrar, mesmo que isso signifique tomar duas drágeas ao mesmo tempo ou no mesmo dia. Neste caso ficará igualmente protegida e não correrá o risco de gravidez. Para ver o que deve fazer caso o esquecimento tenha sido de mais 12 horas, consulte o nosso artigo o que fazer se esquecer de tomar o Diane 35.

Para evitar se esquecer de tomar o Diane 35, o ideal é criar uma rotina tomando a drágea sempre à mesma hora. Tomar Diane 35 sempre depois de jantar, por exemplo, pode ser uma boa forma de criar uma rotina. Além disso, também poderá colocar um alerta no seu celular por exemplo para se lembrar de tomar o Diane 35.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o Diane 35, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos

  • Se se esquecer de tomar uma drágea, deverá tomá-la assim que se lembrar, respeitando um período de até 12 horas, após o horário habitual que costuma tomar.
  • A cartela da Diane 35 apresenta-se em forma de calendário, contendo os dias da semana.
  • Antes de começar a tomar Diane 35, consulte sempre o seu médico e siga as suas orientações.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
657 comentários
A sua avaliação:
sueleen
Bom dia, eu parei com a cartela do diane 35 no ultimo sabado hoje quinta-feira 5 dias do encerramento da cartela para iniciar o intervalo para uma nova cartela, mas ela ainda nao desceu so borroes ou indicios mas nada de fluxo.

desde ja grata.

Cláudia
Vanessa, comecei a tomar o meu Diane 35 numa sexta, fiz a 1ª pausa bonitinho e estou na segunda cartela (q comecei num sábado). O problema é q a pausa de agora vai cair no período do natal e o último remédio é amanhã (6ª). Tem problema se eu roubar 2 pílulas da próxima cartela (3º mês) só pra atrasar um pouco a menstruação e não ter q emendar um mês no outro? Daí no próximo mês, eu tomo as 19 restantes... Não queria ter q emendar
Joana
Vanessa, mas como eu perdi um comprimido , ou seja só tomei 20 pílulas. Antes eu terminava a cartela terça e começava quarta, agr devo começar na terça ou continuo começando na quarta? Pra estar segura normalmente como antes, pra ter relações sem preservativos
Joana
Olá Vanessa me ajude, Eu perdi uma pílula da cartela, amanhã era p tomar a última, mas no caso hj vou tomar a última oque faço? Se eu tomar só essas 20 ocorre risco de engravidar durante a pausa ?
Editor umComo.com.br
Oi, Joana. Por via das dúvidas, é mais seguro que você use preservativo durante essa pausa.
Joana
Vanessa, como perdi uma pílula e tomei só 20 , normalmente eu terminava terça feira e começava a outra quarta, agr já que perdi uma pílula só tomei 20, devo começar a nova cartela quarta ou que dia ? Por favor me ajude
Fernanda
Estou na segunda cartela do Diane 35, percebi que ha alguns dias eu tive um "escape" antes da pausa do remedio. Tomei o último comprimido da cartela na quinta dia 24, e hoje dia 29/08, ainda não desceu! É normal?
Julia
Fui informada que o Diane 35 funciona somente para o dia, exemplo tomo as 8 da manha e vale ás 8 da noite, o médico da minha amiga informou isso a ela, pois ela esta gravida tomando o Diane 35, e ela alega que sempre tomou certinho. Eu tomo o Diane 35 devo me preocupar? ele funciona em que período?
Editor umComo.com.br
Oi Julia! Como qualquer anticoncepcional, o efeito da diane 35 é contínuo caso você tome no horário certinho. Contudo, a pílula não é um método 100% seguro, sendo possível engravidar mesmo tomando.
ana paula
ola,,,,eu esqueci de tomar o comprimido na segunda semana que tinha iniciado,,,,obvio fiquei preocupada,então li a bula,la estava dizendo que não tinha problema ja que o esquecimento foi na segunda semana, e era somente tomar o comprimido esquecido e continuar tomando corretamente,,,,ok fiz isso,,,,,so que eu esqueci de fazer a pausa dos 7 dias e a minha mestruação não desceu,,,e estou um pouco apreensiva, se o motivo da minha mestruação não ter vindo foi o esquecimento da pausa ou se e porque estou gravida.
Editor umComo.com.br
Oi Ana Paula! É provável que a menstruação não tenha descido por não ter feito a pausa. Já interrompeu a toma da pílula? Quando o fizer, a menstruação deve descer normalmente.
A sua avaliação:
Maria
Obrigado! Esclareceu sim!
A sua avaliação:
Maria
Olá , a última vez que eu tomei a pílula foi terça feira , quando devo tomar de novo ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Você iniciou o Diane 35 na terça? Você deve iniciar pela primeira vez no primeiro dia de menstruação e continuar tomando por 21 dias seguidos. Depois fazer uma pausa de 7 dias e no oitavo dia iniciar uma nova cartela.
Maria
Olá , eu nn comecei terça! Comecei no primeiro dia da minha mestruaçao, quero saber qq dia devo tomar depois dá pausa!! Porq o último dia foi um dia de terça feira , devo tomar na outra terça ou na quarta ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
O que você deve fazer é a pausa de 7 dias e depois iniciar outra cartela no oitavo dia de pausa, mesmo que ainda esteja menstruando. No seu caso, se terminou a cartela na terça, deve iniciar uma nova cartela na quarta. Espero ter esclarecido sua dúvida!
A sua avaliação:
tayene
olá este é meu primeiro ciclo com diane 35 e no dia 26 de acordo com meu calendário eu estava ovulando, e tive relações sem proteção agora estou apreensiva posso continuar tomando o remedio?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Tayene! A forma correta de você tomar o Diane 35 é durante 21 dias e depois de terminar a cartela fazer a pausa de 7 dias. Durante esta pausa você vai menstruar e, se tiver tomado a cartela corretamente sem esquecimentos, não corre o risco de engravidar se tiver relações desprotegidas. Depois no oitavo dia de pausa deverá iniciar uma nova cartela, mesmo que ainda esteja menstruando. Obrigada pelo comentário e espero ter esclarecido sua dúvida!
A sua avaliação:
Gabriela
Tomei a pilula errado. Fui começar a tomar o Diane uns 4 dias antes do dia de menstruar achando que iria cortar minha menstruação. No caso depois de 5 dias minha menstruação desceu normal e durou 9 dias - continue com a pilula todos os dias da mestruação- porém ela chegou ao fim hoje e estou na duvida se terminou a cartela e dou a pausa de 7 dias ou se paro de tomar a pilular. (minha menstruação dura normalmente 6).
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Gabriela! Você deve fazer à mesma a pausa de 7 dias depois de terminar a cartela. Durante este tempo ocorrerá a menstruação e no oitavo dia de pausa deverá iniciar uma nova cartela, mesmo que ainda esteja menstruando. Neste caso a única coisa que deveria ter tido cuidado ao início era utilizar camisinha, pois como não iniciou o Diane 35 no primeiro da menstruação, não estava protegida desde o primeiro dia. Obrigada pelo comentário e espero ter esclarecido sua dúvida!
A sua avaliação:
andressa
Eu estava tomando o gracial. e agora quero tomar o diane 35. Tomei a ultima pilula do gracial á 7 dias atrás. posso tomar a primeira pilula do Diane 35 hoje ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Andressa! Quando você quer fazer trocas de anticoncepcionais, a forma mais segura de o fazer e para se manter protegida é quando termina a cartela do antigo, iniciar logo no dia seguinte a cartela do novo, sem fazer a pausa. Caso contrário, deve usar camisinha durante os primeiros 7 dias do novo anticoncepcional. Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Ana
Primeiro mes que tomei Diane... Tomei tudo certinho..Já tem 6 dias que acabou os 21 comprimidos e nada de mestruacao...Mias estou toda dolorida...Como se fosse menstruar e nada.o que pode ser?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Se a menstruação não aparecer durante a pausa do Diane 35, é importante que descarte a hipótese de gravidez antes de iniciar uma nova cartela.
A sua avaliação:
Juliana
Olá Vanessa, Queria tirar uma dúvida! Comecei to.ar o Diane 35 no primeiro dia da menstruação, no 6 dia tive relações sem camisinha ,aí fikei com medo de nn tá protegida e tomei duas pílulas ( ou seja em 1 dia tomei 2 pílulas) oque vai ser qq agr só vou tomar 20 dias ,pode ser ? Ou preciso tomar os 21 dias pra tá protegida nos dias de pausa ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliana! Não precisava fazer isso pois você se encontrava protegida desde o primeiro dia, uma vez que iniciou a cartela no primeiro dia da menstruação. Agora deve continuar tomando a cartela normalmente até ao final. Obrigada pelo seu comentário!
Juliana
Olá , mas no caso precisava eu tomar outra pilula pra enterrar os 21 dias , ou tomava só os 20 dias sendo qq tomei 21 pilulas
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliana! Não, você não precisa tomar mais um comprimido para completar os 21 dias, pois neste caso você termina a cartela um dia antes do previsto. Obrigada!
A sua avaliação:
ana
olá, meu nome é Cassia, gostaria de saber se é normal, minha médica trocou meu concepcional para o diane 35, comecei a tomar certinho no primeiro dia do sangramento e deia a pausa mas só no quinto dia q veio um sagramento amarronzado so pouquinho, sujou so calcinha, o que pode ter acontecido é normal. obg, aguardo.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Depois de terminar a cartela e fazer a pausa, é normal a menstruação ainda demorar uns dias para vir, mas isso é normal, o importante é que ela venha dentro dos 7 dias de pausa. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Juliana
Olá Vanessa , Me Ajude Por Favor! Comecei tomar o Diane 35 no dia da minha menstruação , tomei correto ( Comecei Quinta feira , na terça Feira dá próxima semana qq tinha iniciado Tive relações sem camisinha ) Já estava protegida ? Ou não ? Vanessa , me responda quando puder .. Vanessa ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliana! Uma vez que iniciou o Diane 35 no primeiro dia da sua menstruação, já estava protegida desde o início. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Mariana
Olá , Preciso saber , Eu comecei a tomar o Diane 35 no primeiro dia da minha menstruação e continuei tomando certo , com quantos dias posso ter relação sem camisinha ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Mariana! Se você iniciou o Diane 35 no primeiro dia da menstruação, então deve saber que está protegida desde o primeiro dia da cartela. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
Mariana
Preciso saber pfr
A sua avaliação:
Beatriz
Olá, começarei a tomar o Diane 35 pela primeira vez. Li a bula, porém nao compreendi ao certo... Devo começar a tomar o 1 primeiro comprimido assim que eu menstruar (ou seja, no dia que descer pra mim no mês) ou quando acabar o periodo de sangramento (ou seja, no dia que cessar o sangramento do mês)? Gostaria muito de esclarecimentos... pois tenho medo de tomar o comprimido em qualquer outro dia do ciclo e me fazer mal. Obs: não tenho relações sexuais, meu médico me indicou apenas para amenizar os sangramentos e as cólicas.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Beatriz! Se é a primeira vez que vai tomar Diane 35, deve iniciar a cartela no primeiro dia em que tiver o sangramento. Depois deve tomar toda a cartela e, no final fazer uma pausa de 7 dias para a menstruação. No oitavo dia de pausa deve iniciar outra cartela, mesmo que ainda esteja menstruando. Obrigada pelo seu comentário e espero ter esclarecido suas dúvidas!
A sua avaliação:
Paloma
Posso tomar o Diane 35 no segundo dia da menstruação?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Paloma! Se vai iniciar o Diane 35 pela primeira vez, saiba que o mais recomendável é iniciar no primeiro dia da menstruação. Se não começar a tomar assim, durante os primeiros 7 dias da cartela deverá usar outro método anticoncepcional, como a camisinha. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
PATRICIA
Bom dia Vanessa tenho uma duvida espero que posso tirar, estou no primeiro mês de uso do anticoncepcional e tive relações sem camisinha ou seja o primeiro coito que o ligo ele tirou colocou novamente e depois tirou novamente para terminar deculpe ser explicita e que estou desesperada porque já se fazem 3 dias da pausa do remédio e ate agora não veio, posso estar gravida????/
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia! Você começou a tomar o Diane 35 no primeiro dia de menstruação. Se sim, não tem que se preocupar porque ele atua desde o primeiro dia de toma, desta forma de tiver relações desprotegidas não corre o risco de engravidar. De qualquer forma, quando você termina a cartela, a menstruação pode demorar alguns dias a vir. Se após os 7 dias de pausa a menstruação não aparecer, então deve fazer um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida. Obrigada pelo comentário!
Imagem: nmtv.tv
Como funciona o Diane 35