A acupuntura

Como funciona a terapia auricular

Bruno Garcia
Por Bruno Garcia. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como funciona a terapia auricular
Imagem: pontomar.com.br

Muitas novas formas de medicina estão se popularizando por mostrarem resultados em seus pacientes, muitas vezes com métodos menos invasivos e com pouco ou nenhum efeito colateral indesejado. Uma dessas formas é a que trata de doenças através da orelha, estamos falando da terapia auricular. Continue lendo este artigo do umComo.com.br e descubra como funciona a terapia auricular.

Também lhe pode interessar: O que é a terapia do ozônio
Passos a seguir:
1

A terapia auricular é uma variação da acupuntura que entende a o pavilhão auricular como um microcosmo do organismo, ou seja, entende que a orelha reflete todo o corpo e que estímulos em determinadas regiões podem auxiliar no tratamento de disfunções e doenças dos mais diversos sistemas do nosso organismo.

Uma confusão muito comum é achar que a acupuntura trabalha apenas com agulhas, o que não é verdade, os pontos de pressão podem ser estimulados de diversas maneiras, sendo as agulhas apenas uma delas.

Como funciona a terapia auricular - Passo 1
2

Mas como é feito o diagnóstico na terapia auricular?

Existem 3 passos para se fazer um diagnóstico auricular: Inspeção, palpação, pressão, detecção elétrica e diferenciação.

Inspeção é o primeiro, consiste em observar qualquer anomalia no pavilhão, buscando entender o quadro do paciente.

Palpação vem em seguida e busca uma inspeção mais clara em busca de alterações na forma do pavilhão, como nódulos ou inchaços.

Pressão é o método que se utiliza de um instrumento parecido com uma caneta que é capaz de medir microrreações nos diversos pontos do pavilhão, sendo mais detalhado do que o método de palpação.

Detecção elétrica consiste em utilizar uma espécie de voltímetro que medirá as cargas elétricas dos diversos pontos auriculares, sendo que essas diferenças indicarão o intensidade da enfermidade que está atacando o órgão ou sistema.

Diferenciação é a análise completa do paciente, buscando entender o quadro geral e usar os resultados para prescrever o tratamento.

3

Como é o tratamento na terapia auricular?

O tratamento através da terapia auricular pode ser feito em basicamente quatro formas: com agulhas, sementes, massagens ou sangria.

O tratamento mais tradicional consiste no uso de agulhas nos pontos corretos, feitos durante as sessões, e com tempo de permanência variável conforme o ponto, o tipo de agulha e a intensidade da doença que se quer tratar.

O tratamento com sementes consiste de se pressionar sementes, geralmente de mostarda, nos pontos de estímulo corretos para tratar a doença que está atacando o paciente, mantendo-as no local durante alguns dias, inclusive com o paciente estimulando-as sozinho.

O tratamento com massagem consiste em pressionar da maneira correta os pontos que afetarão a doença, é um método mais leve e o paciente é estimulado a realiza-lo em casa, como um complemento as sessões.

O último método é o mais invasivo, no qual se sangra, apenas levemente, o local do pavilhão que se quer tratar, promovendo um grandes estímulo no órgão ou sistema escolhido.

A terapia auricular é o resultado de anos de desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, trabalhando sempre com o conceito de equilibrar o corpo para encontrar a cura.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a terapia auricular, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pontomar.com.br
1 de 2
Como funciona a terapia auricular