Transtornos psicológicos

Como funciona a terapia da constelação

Karol Jares
Por Karol Jares. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como funciona a terapia da constelação
Imagem: imagenavi.jp

Por muitas vezes em nossas vidas, as situações parecem seguir um padrão. Parece que já é normal algumas coisas tomarem caminhos desastrosos e, mesmo com uma percepção racional do que pode ocasionar essa “repetição do caos”, não conseguimos adotar uma postura própria para mudar esse método ruim, por diversos fatores que nem sempre são tão claros. Para saber mais sobre o estudo para mudar isso, conhecido como terapia da constelação, continue lendo este artigo da UmComo.

Também lhe pode interessar: Como funciona a terapia de grupo

Índice

  1. Antes de mais nada, vamos corrigir o nome
  2. Como funciona o método da constelação?
  3. Para qual momento da vida é mais indicado?
  4. Cuidados

Antes de mais nada, vamos corrigir o nome

A terapia da constelação não é uma terapia. Isso significa que não é um processo longo e não é obrigatório que você esteja fazendo algum tipo de terapia. A partir de agora, vamos nos referir a ele como “método da constelação”. Se você estiver fazendo alguma terapia, é interessante comunicar ao profissional responsável pela mesma que você vai realizar o método da constelação, pois os resultados obtidos com ele podem vir a ser úteis para o seu tratamento.

Como funciona a terapia da constelação - Antes de mais nada, vamos corrigir o nome
Imagem: femmeland.wordpress.com

Como funciona o método da constelação?

O método da constelação pode ser feito uma ou mais vezes, vai depender de qual área você quer avaliar e trabalhar. As situações problemas, que se repetem entre membros de uma mesma família, por exemplo, são representadas por meio de bonequinhos ou com a ajuda de outras pessoas (no caso de sessões em grupo). Esse método amplia a questão problema, levando a situação a todas as pessoas envolvidas nele e o que elas podem fazer para que essas repetições de problemas ou situações se encerrem.

Alguns psicólogos conhecem e indicam o método, mas geralmente não são eles a fazerem. Se você estiver em algum tratamento, pergunte ao profissional se ele pode indicar alguém para realizar o método da constelação para você.

Como funciona a terapia da constelação - Como funciona o método da constelação?
Imagem: cidamedeiros.org

Para qual momento da vida é mais indicado?

O método da constelação é indicado para pessoas onde é possível notar uma repetição de padrões em uma ou mais áreas da vida e a terapia, digamos, “convencional” ainda não obteve resultados. Casos como problemas familiares recorrentes a todos os membros da família, uma perda muito grande, como a de um emprego, por exemplo, que costuma afetar todos a nossa volta. O método da constelação é indicado também quando, em um nível racional, conhecemos a fonte dos problemas em nossa vida mas, por algum motivo, não conseguimos mudar nossa postura diante esse problema.

Agora, se você está lidando com uma questão só sua, onde não há uma clara necessidade de expandir a análise do problema para as pessoas que te cercam, só a terapia convencional pode apresentar grandes efeitos. Mas, de qualquer forma, procure mais sobre o método da constelação. Ainda que ele não seja eficaz, pelo menos de maneira imediata, nas suas questões atuais, ele pode te apresentar uma nova visão sobre a sua vida e os problemas que te afligem.

Cuidados

Antes de iniciar qualquer tratamento, seja no plano físico ou espiritual, é importante ser honesto com os objetivos que queremos atingir. Não adianta nada achar que, ao entrar no consultório do psicólogo tal ou frequentar o centro espírita tal, as coisas se resolverão magicamente na sua vida. É preciso estar aberto ao autoconhecimento e entender que, as mudanças internas, só podem ser feitas por nós mesmos.

Veja também os seguintes artigo:

Como funciona a terapia da constelação - Cuidados
Imagem: alternet.org

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a terapia da constelação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: imagenavi.jp
Imagem: femmeland.wordpress.com
Imagem: cidamedeiros.org
Imagem: alternet.org
1 de 4
Como funciona a terapia da constelação