Esterilidade

Como funciona a vasectomia

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 25 julho 2018
Como funciona a vasectomia
Imagem: reproduccionasistida.org

De entre os vários tipos de métodos contraceptivos que existem atualmente, encontram-se os permanentes. Eles consistem em uma cirurgia no órgão sexual que, no caso da mulher, impossibilita a fecundação e, no caso do homem, impede a circulação de espermatozoides. A principal razão que leva uma pessoa fértil a recorrer a este método é não querer ter mais filhos e evitar gravidezes acidentais e indesejadas. A cirurgia realizada na mulher tem o nome de laqueadura de trompas, e a do homem é chamada de vasectomia. Se você pretende descobrir como funciona a vasectomia, continue lendo este artigo umComo.com.br em que lhe explicamos tudo acerca disso.

Também lhe pode interessar: Como funciona a laqueadura
Passos a seguir:
1

A vasectomia é um método contraceptivo eficaz que impede a circulação dos espermatozoides desde o testículo até ao pênis. Não é definitivo, pois mais tarde o homem pode decidir reverter a cirurgia, o que é possível.

2

Para fazer uma vasectomia o homem é submetido a uma cirurgia em que é realizado um corte no canal deferente, que une internamente os testículos ao pênis. Isso é feito através de uma incisão em cada lado do saco escrotal, corte do canal, implante de tecido conjuntivo nas duas pontas para que elas não voltem a se conectar, e termina com o fecho da incisão.

Como funciona a vasectomia - Passo 2
Imagem: clinicagenesis.net
3

Este tipo de cirurgia não é complicada nem demorada, não requer jejum, é feita com anestesia local e em muitos dos casos o paciente sai do hospital e vai direto para o trabalho sem qualquer problema ou desconforto.

4

Cerca de um a dois meses após a vasectomia é aconselhado que o paciente realize um espermograma, para confirmar de que não há circulação de esperma e, consequentemente, risco de engravidar a mulher. Isso pode acontecer devido ao fato das duas pontas do canal se voltarem a unir, formando um granuloma espermático que vasa esperma em pequenas quantidades.

Como funciona a vasectomia - Passo 4
Imagem: lameckgalvao.blogspot.pt
5

Alguns homens mostram preconceito relativamente a esta cirurgia pois creem que ela lhes tira virilidade. Isso é apenas uma questão psicológica, pois a vasectomia não afeta a ereção, a performance sexual nem a produção de líquido espermático e ejaculação. Tudo se mantém igual, excepto o risco de engravidar a parceira.

6

No entanto vale a pena ressalvar que, após a cirurgia, serão necessárias entre 10 a 20 ejaculações para eliminar na totalidade a presença de esperma. Após esse período e devida realização de espermograma, o casal pode viver relações sexuais mais descontraídas, sem necessidade de usar outros métodos contraceptivos e preocupação de engravidar.

Leia também: Quanto tempo depois da vasectomia posso ter relação?

Como funciona a vasectomia - Passo 6
Imagem: sitedebelezaemoda.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a vasectomia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: reproduccionasistida.org
Imagem: clinicagenesis.net
Imagem: lameckgalvao.blogspot.pt
Imagem: sitedebelezaemoda.com.br
1 de 4
Como funciona a vasectomia