Medicamento Omeprazol

Como funciona o Omeprazol

Como funciona o Omeprazol
Imagem: sripharmacare.in

O Omeprazol é um medicamento, sob a forma de cápsulas ou em pó para solução injetável, pertencente à classe dos inibidores da bomba de protões, inibindo a produção de ácido no estômago, para evitar assim que o excesso de acidez provoque sintomas associados a hiperacidez gástrica. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como funciona o Omeprazol.

Também lhe pode interessar: Como tomar Omeprazol

Índice

  1. Indicações
  2. Posologia
  3. Contra-indicações
  4. Efeitos colaterais

Indicações

Omeprazol é indicado para tratamento de:

  • Esofagite de refluxo;
  • Gastrite;
  • Úlcera gástrica;
  • Úlcera duodenal;
  • Síndrome de Zollinger-Ellson;
  • Acidez estomacal e hiperacidez ou prevenção destes sintomas quando associados ao consumo de alimentos e bebidas.

Posologia

A dose oral recomendada para adultos é de 20 mg diárias. Deve tomar uma vez ao dia antes do café da manhã, entre 2 a 4 semanas no caso de úlceras duodenais e durante 4 a 8 semanas no caso de úlceras gástricas e esofagite de refluxo. No caso de pacientes com síndrome de Zollinger-Ellison a dosagem deve ser individualizada, por isso deve seguir as recomendações do seu médico.

A dose recomendada para crianças com idade superior a 1 ano, com esofagite de refluxo, é de 10 mg tomada uma única vez pela manhã com o auxílio de líquido.

Para crianças com peso acima de de 20 kg, pode utilizar Omeprazol 20 mg. Se a criança tiver dificuldade em engolir, a cápsula pode ser aberta e pode misturar o conteúdo com água e ingerir de imediato.

As doses acima recomendadas podem ser aumentadas, segundo as recomendações do seu médico.

Contra-indicações

O Omeprazol é contra-indicado em casos de hipersensibilidade ao Omeprazol ou a qualquer componente da fórmula. Omeprazol não é indicado durante a gravidez e a lactação, a não ser por indicação médica.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do Omeprazol não são frequentes e, quando presentes, costumam ter intensidade leve, desaparecendo com a continuação do tratamento ou após a suspensão do mesmo. Os mais comuns são: cefaleia, astenia, diarreia, gastroenterite, dor muscular, reações alérgicas, enjoo, vômito, fraqueza e púrpura ou petéquia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o Omeprazol, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos

  • Caso esteja grávida ou em período de lactação informe o seu médico.
  • Conserve o medicamento a temperatura ambiente, entre 15º a 30º, protegido da luz e da umidade.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
Lucilia
Tenho refluxo por quanto posso tomar omeprazol?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucilia! Você deve seguir as indicações do seu médico, pois ele é quem sabe o que é melhor para você. Muito obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
NIVIA
Para mim homeprazol é muito bom.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Nivia! Muito obrigada pelo seu comentário!
Debora
Olá posso tomar omeprazol sendo que. Tenho diabete e somente um rim
Adriana
Esqueci de tomar Omeprazol em jejum. Faz o mesmo efeito se tomo apo's o cafe' da manha?
ronaldo suzana
Tomei ym comprimido genprazol e fiquei com dores de cabeca e sem conseguir durmir
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ronaldo, se você está tendo incômodos com o medicamento, então sugiro que consulte o seu médico para saber que outro pode tomar para substituir esse.
Willian barreto
O meu primeiro comentário foi com o email errado agora mandei o certo.
Willian barreto
Eu comecei a tomar omeprazol mas não está surtindo efeito nas queimacoes que venho tendo , sera que devo aumentar a dose, ouvele demora mesmo pra fazer efeito ,
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Willian, um aumento de dosagem só deverá ser feito se o seu médico indicar. No seu caso, o melhor seria mesmo consultar o seu médico até porque se não está sentido melhorias, pode ser necessário mudar a medicação.
jocelisia
Estou sentindo dor no lado e também noestomago e muita gases sera que gratrite já tive a quatorze anos atrás
POLAN WOLOSZYN
GOSTARIA DE SABER SE OMEPRAZOL CAUSA DEMÊNCIA, E ELIMINA VITAMINA B12
POLAN
GOSTARIA DE SABER SE OMEPRAZOL CAUSA DEMÊNCIA , E ELIMINA VITAMINA B 12
Rodrigo
comprei o omeprazol pois sinto uma queimação que sobe do estomago até a garganta...o omeprazol será eficiente para combater isso ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Rodrigo, o Omeprazol pode ajudar, mas ele deve ser indicado pelo seu médico. Não tome sem antes consultar o seu médico.
maria da conceição
Essa estória de que omeprazol causa demência é verdadeira ? o médico me receitou esse medicamento p uso contínuo, já uso a mais de dois anos, agora estou preocupada...
RAPHAELA
OMEPRAZOL É UTILIZADO PARA GASTROENTERITE?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Raphaela, ela é indicada para gastroenterite sim. Mas lembre-se que deve sempre consultar o seu médico antes de tomar Omeprazol.
Ana claudia Dangelo
Que horas devo dar o intervalo de omeprazol tomo uma capiçula de 500 antes do café que horas devo tomar a segunda? Se preciso tomar 2 ao dia durante 7 dias.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Ana, a dose diária recomendável é de 20 mg antes do café da manhã. De qualquer forma, deve sempre seguir as orientações do seu médico.
Rafaela Furlanetto Pereira
Olá! Tenho Gastrite. Estou tomando omeprazol 20mg faz um mês. Porem ainda tive gastrite neste tempo.. Então o médico me receitou 120mg .. Fui na Farmacia não tem essa dosagem. Estou muito preocupada .. Pois agora tomo 2 pela manga de 40g, dois a tarde e duas a noite. Estou achando que é muito essa dosagem. Você pode me ajudar? Att
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Rafaela, se o seu médico lhe receitou 120mg/dia, o que você deve fazer é tomar 3 doses de 40 mg, que faz um total de 120mg. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
Jornalista Kirk Douglas
Um amigo enfermeiro recomendou que eu tomasse esse medicamento. Só fiquei bolado por ser durante 4 semanas. Se estou com queimação no estômago, penso ser um período muito longo.
esmeralda
omeoprazol pode ser usado continuamente
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Esmeralda, você pode tomar Omeprazol continuadamente, desde que prescrito pelo seu médico. Obrigada pelo seu comentário ;)
janaina
minha medica falou pra eu tomar omeprazol continuo sera que devo tomar?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Janaina, se sua médica indicou deve seguir as suas orientações!
Imagem: sripharmacare.in
Como funciona o Omeprazol