Doenças da língua

Como identificar doenças pela língua

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 7 setembro 2017
Como identificar doenças pela língua
Imagem: mindbodygreen.com

Você sabia que a língua pode dizer muito sobre a sua saúde? Além da sua cor, o aspecto da saliva e outras características são essenciais para o diagnostico de deficiências de vitaminas e de várias doenças. Aprenda a como identificar doenças pela língua com as dicas que o umComo.com.br tem sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Sintomas da língua geográfica

Passos a seguir:

1

Você já se perguntou por que uma das primeiras atitudes do pediatra quando você fazia as consultas periódicas era olhar para a sua língua? Isso acontece porque é ela quem pode dizer muito a respeito da sua saúde, indicando carências nutricionais e mesmo doenças graves. Por isso, todas as pessoas podem observar a sua língua e buscar ajuda médica quando for necessário.

Como identificar doenças pela língua - Passo 1
Imagem: onlinepersonaltrainer.es
2

Em muitos casos, as alterações na língua referem-se à falta de vitaminas, sendo possível resolver a questão incluindo no cardápio alimentos que as possuam. É o caso da língua esbranquiçada, que pode indicar deficiência de ferro ou biotina (vitamina B8). Já se a carência for de vitamina E, B3 ou B2, então, a língua pode ganhar coloração vermelhada e mostra-se inchada. Porém, se a pessoa sentir ardor na língua a falta pode estar associada ao ácido fólico ou à vitamina B12.

3

Quando o aspecto da língua se mantém alterado, vale consultar um médico, lembrando que uma língua saudável deve ser rosada, brilhante, viçosa e apresentar uma saburra (crosta ao fundo) úmida, fina e branca. Além da carência de vitaminas, o aspecto diferente da língua pode indicar doenças mais sérias. Quando existe sensação de ardor, além de falta de vitaminas, pode indicar a presença de fungos, como candidíase oral.

Veja também o nosso artigo sobre como tratar a língua branca.

4

Além disso, a carência de nutrientes pode significar que a pessoa tem alguma doença que prejudica a absorção das vitaminas, como é o caso das doenças do fígado, as quais dificultam o armazenamento da vitamina B12 e da A, além de glicose e proteína. Enquanto isso, pacientes com doença renal costumam ter dificuldade em absorver vitamina D, ferro e proteína. Já quem possui uma doença crônica pode mostrar carência de vitamina A, D, K e B12. Além disso, outra das doenças que costuma afetar a língua é a língua geográfica, fique por dentro dos sintomas da língua geográfica no nosso artigo.

5

Quanto à cor da língua, se estiver vermelho-clara e parte do revestimento branco-amarelado pode indicar anemia, deficiência circulatória ou da vesícula biliar. Caso ela esteja da mesma cor, mas com revestimento branco e pegajoso pode ser sinal de doenças alérgicas. Já a língua vermelha com fissuras e pouco revestimento indicam desnutrição, insuficiência renal, problemas digestivos, nefrite ou bronquite.

Dica: Confira também o artigo Língua rachada, o que pode ser -Causas e tratamento.

6

A língua roxo-escura com revestimento amarelo ou branco e pegajoso pode ser infecção pulmonar ou insuficiência cardíaca. Mas se o roxo for claro é possível que indique doença endócrina ou a síndrome de Cushing. Se a língua apresentar pontos negros e revestimento um pouco espesso pode ser sinal de deficiência de baço ou depressão. Já a língua muito vermelha é sinal de febre.

Como identificar doenças pela língua - Passo 6
Imagem: news.mims.com
7

Para identificar doenças pela língua consideram-se ainda outros aspectos. Quando a quantidade de saliva é menor, acumulam-se maior quantidade de restos sólidos, aumentando a saburra. Essa característica pode indicar desidratação ou diabetes. Enquanto isso, a descamação da língua costuma afetar pessoas com rinite e sinusite, pois respiram pela boca. Fatores emocionais também alteram a saliva, que pode se tornar mais viscosa em indivíduos com estresse.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar doenças pela língua, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
joao
ja faz mais de uma semana que minha lingua esta com uma lesao dolorosa que empede de mastigar e ate encomoda ao falar , numca fumei e parei de beber tem 5 anos . tomei antiflamatorios e continua do mesmo jeito a lesao do lado direito da linda perto das amidolas , pode ser cancer ?
Tatiane
A minha lingua ta do mesmo jeito e já tomei anti inflamatório não tem melhora o que será? ?
Imagem: mindbodygreen.com
Imagem: onlinepersonaltrainer.es
Imagem: news.mims.com
1 de 3
Como identificar doenças pela língua