Transtornos da Personalidade

Como identificar um piromaníaco

Como identificar um piromaníaco

A piromania é uma doença que consiste em obter satisfação através da provocação de incêndios e contemplar suas consequências. Trata-se de um transtorno de controle de impulsos que ocorre com mais frequência em homens do que em mulheres, fundamentalmente, durante a adolescência. Apesar de não ser um transtorno frequente, as consequências deste transtorno costumam ser devastadoras. Os piromaníacos costumam provocar incêndios esporadicamente e a frequência dos mesmos pode aumentar ou diminuir, dependendo das características da pessoa e da presença de fatores estressantes. A seguir, apresentamos como identificar um piromaníaco.

Também lhe pode interessar: Como identificar um psicopata
Passos a seguir:
1

Provocação de incêndios. As pessoas que padecem deste transtorno experimentam uma tensão antes de provocar o incêndio, que só diminui quando realizam o ato de incendiar. Sentem uma necessidade irresistível de provocar o incêndio, que vem acompanhada do prazer de ver as consequências dos seus atos.

2

Fascinação pelo fogo. Os piromaníacos costumam trabalhar em lugares onde o fogo seja parte do seu trabalho, é desta forma que muitas vezes se tornam bombeiros voluntários, procuram trabalhos em fábricas de fogos artificiais ou em programas de prevenção de incêndios. Costumam envolver-se em toda aquela atividade que tenha o fogo como protagonista.

3

Consequência. O piromaníaco não realiza estas condutas como consequência de um ato de vingança ou reivindicação. Também não o faz por uma motivação econômica ou como consequência de uma alteração do julgamento. Apenas o faz pela satisfação que lhe provoca iniciar o fogo e observar as consequências.

4

Características pessoais. Costumam ser pessoas com uma forte instabilidade emocional e sem controle dos impulsos. São pessoas manipuladoras, suscetíveis e oportunistas. Geralmente são homens, e os episódios costumam ser mais frequentes entre os 20 e 30 anos. Não são ansiosos nem apresentam nenhum tipo de remorso ou sentimento de culpa pelos seus atos.

5

Exclusões. Este transtorno não é consequência de um transtorno dissocial, um episódio maníaco nem um transtorno antissocial da personalidade. Estas pessoas costumam ter antecedentes deste tipo de atividade e, em alguns casos, apresentam um histórico de abuso de álcool. O tratamento para estes casos é difícil de estabelecer, mas na maioria dos casos consta de terapia e medicamentos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um piromaníaco, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Daniele Carneiro da Silva
Quero saber se ha medicação para esse transtorno
Allan
Bem, sou um piromaníaco, e digo que a sensibilidade emocional foi muito má posicionada, agora lhe darei um exemplo de que tipo de situação nos temos esse pico de sensibilidade: Eu estou desenhando, meu amigo chega e reclama dele, falando erros e problemas, dos quais vc fez propositalmente, ou não liga para eles, assim ao ser contrariado em seus argumentos, vc sente uma raiva, consecutivamente, uma vontade de retirar o vidro de álcool que vc como um incendiário pro sempre carrega no bolso do casaco e atear fogo no ser, mas como vc sabe que as consequências, trazidas para vc naquele momento são tão grandes que não valia a pena, vc não faz o ato, mas em qualquer situação que aja poucas provas, ou não aja, um incendiário como eu não se arrepende de queimar o corpo vivo! Ou seja somente quando somos perturbados, irritados, contrariados, desmoralizados, acabamos nos submetendo a sensibilidade emocional!!!
Augusto
CONCORDO! Piromania tem muitos laços relacionado com o psicologico e com o emocional. Atear fogo nas coisas me causa um prazer e tranquilidade... Exemplo quando estou muito estressado, fazer a propagação do fogo me alivia...
Hao
Sei muito bem como é isso, quando vi a ultima cena do filme presságio fiquei até excitado...
Como identificar um piromaníaco