Próteses dentárias

Como limpar dentes implantados

Como limpar dentes implantados
Imagem: sorridents.com.br

Vários têm sido os avanços nos tratamentos na área da odontologia e, um deles foram os implantes dentários. A implantologia permite preencher espaços vazios deixados em caso de perda de dentes, através de próteses suportadas por implantes dentários. Estas estruturas artificiais imitam os dentes e gengivas naturais e são depois colocadas cirurgicamente no osso. Mas, apesar de serem estruturas artificiais precisam dos mesmos cuidados de higiene que os restantes dentes da boca, pois não estão livres de problemas bucais. Se colocou recentemente um implante dentário, em umComo vamos lhe explicar como limpar dentes implantados.

Também lhe pode interessar: Como limpar escova de dente
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve saber é que deve limpar todos os dentes, sejam naturais ou artificiais, usando uma escova macia e trocando regularmente de escova de dentes. Isto porque, assim que os dentes são implantados, eles passam a fazer parte da flora oral. Logo, a sua presença vai afetar toda a cavidade bucal, pois a estrutura artificial está rodeada de células da gengiva, tecidos e osso, e uma falta de higienização pode prejudicar essas células, tecidos e osso. Uma falta de cuidados e higienização pode levar a uma infecção chamada de mucosite peri-implantar, que afeta o tecido mole ao redor do implante.

2

Para limpar dentes implantados pode ser necessário o uso de escovas de dentes especiais, que permitem limpar regiões onde as escovas comuns não conseguem chegar. Por isso, as escovas interdentais ou unitufo podem ser de grande ajuda para implantes dentários.

Como limpar dentes implantados - Passo 2
Imagem: abn.com.br
3

Assim como para os dentes naturais, o uso de fio dental nos dentes implantados é também de grande importância para garantir uma boa higiene oral. Existe no mercado um fio dental específico para a higienização das próteses dentárias, é o fio superfloss. Este fio dental possui uma extremidade rígida que permite a sua inserção sob espaços estreitos, para além de possuir uma rede de fibras esponjosas que limpar eficazmente superfícies interproximais.

Como limpar dentes implantados - Passo 3
Imagem: oralb.com
4

O uso de um enxaguante dental à noite é também importante para evitar a formação da placa bacteriana, o que provoca escurecimento de dentes e facilita a formação de cáries. Informe-se junto do seu dentista ou odontologista qual é o enxaguante bucal mais indicado para si.

Como limpar dentes implantados - Passo 4
Imagem: sorridents.com.br
5

E não se esqueça de realizar uma profilaxia dental periódica, conhecida como limpeza de dentes. Este procedimento, realizado pelo seu dentista, permite remover o tártaro e a placa bacteriana. Por isso, deve ser feito periodicamente para garantir uma boa saúde e higiene oral.

Como limpar dentes implantados - Passo 5
Imagem: mordent.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar dentes implantados, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se tem um ou mais implantes dentários, o mais recomendável é não fumar pois o tabagismo é um fator de risco para a manutenção destes.
  • Caso apresente dor, inchaço ou qualquer alteração gengival ao redor do implante dentário, consulte o seu dentista.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Luiz Cláudio Berhorst
Eu pergunto qual aparelho devo comprar após implante dos dentes, obrigado
João Paulo
Boa tarde Gostaria de saber se há alguma restrição quanto a escovação a cada refeição para quem utiliza próteses dentárias? É necessário usar alguma pasta de dente especial? Existe algum efeito colateral no uso constante de pastas de dente especiais? Obrigado
A sua avaliação:
joel francelino de souza
O enchaguante bucal deve ser usado todos os dias ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Joel! Tudo vai depender do seu caso, deve ser o especialista a orientá-lo, pois dependendo da sua situação pode ser necessário usar todos os dias ou não. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página!
Cirlei Lopes de Almeida
Fiz o implante total superior, porem tenho notado ao escovar um pouco de sangramento das gengivas. Faz cinco meses que fiz o implante e ainda estou com alguns pontos na boca. Tenho sentido um pouco de mau halito, uso uma placa para diminuir o impacto dos dentes de baixo com os decima pois tenho bruxismo. Voltei onde fiz o implante o professor tirou apenas um ponto que estava aparente e disse que era por causa do bruxismo, pois o impacto era muito forte. Antes eu usava a placa só para dormir, agora ele recomendou que eu a use diariamente. Quero saber qual a melhor forma para eu limpar meu implante internamente, o qual enxaguante bucal devo usar e se é todos os dias (noites), me sinto mal com o cheiro da minha boca. Grata espero resposta.
Juliano Ventura
Boa noite, em junho fiz uma cirurgia de implante no 2º molar e em agosto comecei a usar o dente provisório até que fique pronto o dente de resina final. Tudo transcorreu normalmente, não tive nenhuma reação adversa, até que em uma das seções para testes com o dente final, o dentista ao retirar o provisório, senti que por baixo dele a higienização não estava boa. Gostaria de saber como higienizar um dente que está por cima da gengiva. Existe algum enxaguante bucal que não prejudique a prótese e que possa limpar também essa área que está entre a gengiva e a base do dente? Não é possível eu ir ao dentista toda semana para fazer essa limpeza. Comecei a usar o fio dental Oral-B Superfloss mas achei ele áspero demais. Obrigado! Juliano
Imagem: sorridents.com.br
Imagem: abn.com.br
Imagem: oralb.com
Imagem: sorridents.com.br
Imagem: mordent.com.br
1 de 5
Como limpar dentes implantados