Outros Saúde na mulher

Como massagear os seios empedrados

Perla Rossetti
Por Perla Rossetti. Atualizado: 20 janeiro 2021
Como massagear os seios empedrados
Imagem: Free Images

A amamentação é um momento especial na vida da mulher, mas também apresenta desafios como lidar com a mama muito cheia mesmo que o leite não esteja saindo. Mas no umComo.com.br você aprende como massagear os seios empedrados e continuar amamentando o seu bebê de maneira saudável por bastante tempo.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a coceira nos seios

Índice

  1. Compressas e toque estimulam o seio
  2. Pressão e movimentos devem ser suaves
  3. Tire leite durante a massagem
  4. Desmanche as bolinhas do seio amamentando

Compressas e toque estimulam o seio

Compressas mornas e massagens circulares nos seios seios são importantes para quem sofre de ingurgitamento mamário, conhecido como leite empedrado.

Mesmo nesta situação, toda mulher precisar tirar o leite do seio para evitar a mastite que provoca dor e incômodo. Além disso, o bebê também sofre com fome já que o leite não sai. Com isso, a mãe acaba recorrendo a suplementação alimentar antes da hora.

Para lidar com o problema, faça compressas com água morna ou fria. Inicie a massagem tocando por baixo da mama com uma mão faça movimentos circulares. Comece pela auréola, na região do bico do seio. Repita os movimentos por alguns minutos e depois inverta, massageando o outro seio.

Evite a água quente no banho que estimula a produção do leite e piora o empedramento.

Pressão e movimentos devem ser suaves

A massagem deve ser feita diariamente por 15 minutos com movimentos leves e circulares com a ponta dos dedos, de maneira bem suave para evitar hematomas ou danos aos seios.

Depois de alternar a massagem nas duas mamas, uma de cada vez, segure-as pela lateral com as mãos e movimente-as para o centro, juntando os seios. Repita o movimento cinco vezes. Na sequência, deixe a água correr por eles se você estiver no banho.

Você também pode massagear os seios poucos minutos antes do bebê mamar, independente de ontem estiver. Ao final da mamada, faça outra compressa, agora com água fria usando uma fralda molhada. Isso ajuda a aliviar a pressão dos seios.

Tire leite durante a massagem

Depois de massagear em movimentos circulares, posicione seus dedos indicador e polegar em forma de C ao redor da auréola. Movimente-os fechando no sentido do bico, sem apertá-lo, para que o leite saia.

Retire um pouco antes de cada mamada para amaciar a região do mamilo e facilitar o trabalho de sucção do bebê.

Você também pode usar uma bomba elétrica ou manual depois da mamada para eliminar o excesso de leite, mas só de vez em quando. Em excesso, isso estimula ainda mais a produção de leite.

Desmanche as bolinhas do seio amamentando

A massagem no seio pode ocorrer também enquanto o bebê mama para ajudar no fluxo do leite. Com cuidado, faça movimentos leves e circulares nas bolinhas duras do seio, onde há líquido acumulado.

Depois da mamada, você pode ainda fazer ainda uma compressa fria com uma fralda de pano molhada para aliviar a pressão dos seios.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como massagear os seios empedrados, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Em caso de dor e incômodos constantes, procure seu médico. Só ele pode recomendar qualquer medicamento que não provoque nenhuma sequela em seu bebê durante a fase de empedramento. E se você tiver mais dúvidas sobre amamentação, escreva abaixo no box de comentários . Nossa equipe tentará responder em breve.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Free Images
Como massagear os seios empedrados