Como me alimentar durante a menopausa


Como me alimentar durante a menopausa

Ainda que exista uma faixa de idade entre os meados de 40 e começos dos 50, a verdade é que a chegada da menopausa não tem regras e depende da cada mulher; no entanto, não costuma passar despercebida, a diminuição na produção de estrogênio é percebida pelos incômodos sintomas e mudanças de humor, mas o que você come poderia ajudar a tolerar esta difícil etapa, por isso em umComo.com.br oferecemos algumas sugestões a respeito de como se alimentar durante a menopausa.

Instruções
  1. A menopausa apresenta-se com alguns sintomas característicos como o aumento de peso, a irritabilidade, os calores, a secura vaginal e a diminuição do cálcio nos ossos, por isso a dieta durante esta etapa deve ser em função da melhoria destes sinais e do fornecimento da maior quantidade possível de nutrientes.

  2. Aumente a porção de frutas e vegetais em sua alimentação, isto ajudará a absorver maior quantidade de vitaminas e nutrientes e a manter uma alimentação saudável para evitar o aumento brusco de peso. Se durante a sua vida você nunca consumiu com frequência este tipo de alimentos é importante procurar um nutricionista que a possa orientar e ajudar a desenvolver este hábito.

  3. É importante reduzir o consumo de gordura saturada, aumentar a ingestão de peixe pelo seu fornecimento de Omega 3 e seus múltiplos benefícios para a saúde e incorporar o azeite e os frutos secos à alimentação, pois contêm gorduras boas que ajudam a reduzir o colesterol e a melhorar os processos mentais.

  4. O cálcio tem um papel fundamental, mas antes de tomar qualquer suplemento você deve procurar seu médico, pois nem todas as mulheres apresentam descalcificação durante a menopausa. Caso seja necessário são recomendáveis os alimentos com vitamina D para fixar o cálcio nos ossos, bem como a ingestão de laticínios preferivelmente com baixo teor de gordura e o consumo de algum suplemento próprio para esta etapa.

  5. Manter-se hidratada é importante para o correto funcionamento do seu corpo, bem como aumentar a atividade física, que além de a ajudar a prevenir o aumento de peso, colaborará com a redução das alterações de humor.

  6. Não tome nenhum suplemento vitamínico sem antes procurar seu médico e pergunte sobre aqueles produtos desenhados especialmente para as mulheres com mais de 50 anos ou que se encontram na menopausa; só um especialista poderá indicar o que é melhor para você.

  7. Lembre-se que durante esta etapa o metabolismo torna-se mais lento, pelo qual é importante ter uma alimentação sadia e equilibrada se você quiser ter uma vida saudável, além disso, pergunte a seu médico sobre os suplementos de estrogênio que poderiam ajudar a reduzir os sintomas durante a menopausa.

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Conselhos
  • Uma alimentação saudável e balanceada ajudará a tolerar melhor os incômodos sintomas da menopausa.

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1 comentário


11-02-2014 disse:
o que não devo me alimentar durante a menopausa? o que posso comer e o que não posso??
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