Febre

Como medir a febre interna

Como medir a febre interna
Imagem: auna.pe

Não existe pessoa no mundo que nunca teve febre ou que nunca terá. A elevação da temperatura do corpo é uma reação necessária para o bom funcionamento do sistema imunológico em caso de microorganismos invasores e isso é bastante comum. No entanto, como não sabemos medir a febre com precisão através de nossas mãos, é sempre importante medir a febre internamente, com os dispositivos necessários para a medição, até porque certas vezes a febre parece só interna e não é perceptível externamente, na pele. Bem, nesse artigo nós vamos te explicar como medir a febre interna.

Também lhe pode interessar: Como saber se estou com febre interna

Passos a seguir:

1

Vamos lá, as pessoas chamam de febre interna uma febre que não pode ser medida pelo contato das mãos com a pele, e que só pode ser definida como febre a partir de medição com termômetro. Apesar de muito raro, isso ocorre, e realmente, o único jeito correto para saber se alguém está com a temperatura do corpo elevada é com um termômetro. A temperatura de uma pessoa é em média de 36,5 graus célsius, mas pode variar entre 36,2 e 36,7.

2

Para obter um termômetro, basta ir à farmácia e pedir por um. Existem dois tipos de termômetro, o analógico e o digital. O termômetro analógico é feito de mercúrio, é muito mais frágil porém mais preciso. O termômetro digital é mais resistente, mais caro, mas precisa de pilhas. Busque comprar um analógico mas tenha cuidado com o mesmo para não cair e quebrar. Esses termômetros são de uso oral, retal ou axilar. Evite os termômetros infravermelhos, estes ainda estão em teste e não possuem precisão assídua como os digitais e os analógicos.

Como medir a febre interna - Passo 2
3

Para medir a febre interna com o termômetro existem diversos métodos como por exemplo o de colocar por entre as axilas. Você precisa pegar o seu termômetro e deve inseri-lo na região das axilas e aguardar por três minutos. Você não pode retirar o termômetro do braço e deve deixar a região metálica do aparelho no centro do braço. Retire o termômetro e observe através das marcações no aparelho qual é a sua temperatura interna. Se ela estiver acima de 37,4ºC você deve começar a se preocupar.

4

Para medir a febre via oral o processo é muito similar, mas deve-se aguardar mais tempo e não se pode ter consumido bebidas quentes ou frias, ou também ter ingerido comida antes. Você colocará o termômetro analógico por cerca de cinco minutos na boca (ou aguardará o bip do digital) e aguardará os resultados. Acima de 37,5ºC você está com febre.

Como medir a febre interna - Passo 4
Imagem: kuherbal.com
5

Para medir a febre via retal, é a mesma coisa. A diferença é que aqui são três minutos ou o bip do aparelho e a febre é constatada acima de 38ºC. Essas variações de temperatura para cada método de medição da febre se dá porque a pele e outros fluidos são dispersores de energia e a temperatura interna de fato se da na medição retal. Essa é mais recomendável para bebês pois aí eles não podem retirar o termômetro e impedir a medição.

6

Agora que você já mediu a febre interna, veja como baixar a febre e o que fazer se está com febre.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir a febre interna, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Thaís
Não existe febre interna. Toda e qualquer febre precisa de medida através de um termômetro. Esse termo é equivocado e amplamente usado por leigos para justificar a imperícia do uso das mãos para medir a temperatura corporal.
maria do carmo gomes
eu tem muitas quitura no corpo a noite eu acho que tem febre interna que fasco para medi? e saber por favou tira minha duvida?
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Por favor, confira as informações do artigo.
A sua avaliação:
António sapalo Bueti
Obrigado pela informação
Editor umComo.com.br
Oi António! Obrigado nós pela sua visita :)
Imagem: auna.pe
Imagem: kuherbal.com
1 de 3
Como medir a febre interna