Mitos da água

Como medir a taxa de evaporação de água

Como medir a taxa de evaporação de água

A evaporação é um dos muitos estados do ciclo da água, que inclui a condensação e a precipitação. A evaporação ocorre quando a água é esquentada pelo sol e muda de líquido a gasoso (chamado vapor de água). Sem a evaporação, a água nunca voltaria a entrar na atmosfera, e nunca choveria. Os estudantes de todas as idades podem ver em ação a evaporação, e através de cálculos simples. Em umComo vamos lhe explicar como medir a taxa de evaporação de água.

Vai precisar de:
  • Bacia
  • Régua
  • Marcador permanente preto
  • Relógio
Também lhe pode interessar: Faz mal beber muita água?
Passos a seguir:
1

Desenhe uma marca horizontal dentro de um grande cubo com um marcador permanente preto, a aproximadamente 12 cm da parte inferior. Encha o cubo com água até à marca.

2

Coloque o cubo fora da luz solar direta. Tome nota da hora em que o cubo é colocado na luz do sol e espere 24 horas.

3

Desenhe uma segunda marca horizontal no interior do cubo no novo nível de água diminuída. Esvazie o cubo.

4

Meça a distância vertical entre as duas marcas. Esta é a quantidade de evaporação.

5

Divida a distância entre as duas marcas por 24 (horas). Por exemplo, se a quantidade de evaporação é igual a 4 cm de água em 24 horas, a taxa de evaporação seria 0,083 cm por hora.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir a taxa de evaporação de água, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • As precipitações de chuva durante o decorrer da experiência darão lugar a resultados inexatos. Certifique-se de colocar o cubo em um lugar seco externo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Fernando Nissler Oiticica
simples e objetivo permitindo uma boa avaliação gostaria de saber também como medir a intensidade da luz do sol em determinado lugar
Como medir a taxa de evaporação de água