As partes do corpo humano

Como melhorar o meu olfato

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 6 março 2020
Como melhorar o meu olfato
Imagem: vidaintegralporadrianapessoa.com

Você gostaria de saber como melhorar seu olfato, de forma a conseguir identificar e sentir melhor os odores à sua volta? Tal como acontece com qualquer outro dos sentidos básicos, é possível apurar seu olfato através da realização regular de de vários exercícios simples, alguns deles com base em receitas caseiras. Nesse sentido o nosso olfato funciona igual aos nossos músculos: quanto mais o utilizar, mais desenvolvido ele se tornará! Continue lendo este artigo umComo.com.br para ficar sabendo os truques para melhorar seu olfato!

Também lhe pode interessar: Como tratar a paralisia facial
Passos a seguir:
1

Está cientificamente comprovado que nossa capacidade olfativa vai diminuído à medida que envelhecemos, mas você pode contrariar essa tendência colocando em prática os exercícios que apresentamos em seguida.

2

Sabemos que a prática de exercício físico está associada a um estilo de vida saudável, trazendo-nos benefícios. Um deles, surpreendentemente, é a capacidade de manter nosso olfato apurado! Assim sendo, se dedique a praticar exercício físico para melhorar seu olfato.

Como melhorar o meu olfato - Passo 2
Imagem: globalfitness.com.br
3

Desenvolva o hábito de cheirar algo diariamente, seja aquilo que você ingere, flores, cosméticos, roupa lavada, etc. Considera-se que a principal função do olfato seja a de proteção, por isso use-o para detetar alimentos estrados, fumo, produtos tóxicos, etc.

4

Torne divertido o exercício anterior pedindo a alguém que coloque em tigelas alinhadas vários elementos com cheiro intenso (especiarias, alimentos, essências, etc), vende os olhos e tente adivinhar o conteúdo de cada tigela somente através recorrendo ao seu olfato.

Como melhorar o meu olfato - Passo 4
Imagem: eitasoudonadecasa.blogspot.pt
5

Quando estiver cheirando algo, prefira realizar inalações curtas e rápidas, tais como gatos e cachorros fazem, em vez de uma longa. Evite também ficar longe de odores intensos durante muito tempo, pois eles tendem a "adormecer" a capacidade olfativa.

6

Se você gosta de perfumes, pesquise e aprenda mais acerca das notas, famílias olfativas e essências. Depois, sempre que tiver oportunidade, cheire um perfume e tente adivinhar do que é composto.

Como melhorar o meu olfato - Passo 6
Imagem: shoppingpenha.com.br
7

Experimente se dirigir a uma perfumaria e cheirar 2 ou 3 dos seus perfumes preferidos, inclusivamente borrife um pouco para papéis de teste e guarde-os. Em seguida dirija-se a uma loja de perfumes genéricos e compare o cheiro desses perfumes com os originais.

8

Melhore seu olfato através dos alimentos, aumentando o consumo de zinco e vitamina B12, sobretudo se você for vegetariano - veja quais os alimentos ricos em zinco e os alimentos ricos em vitamina B. Como complemento pondere também a toma de suplementos multivitamínicos que concentrem essas substâncias.

Como melhorar o meu olfato - Passo 8
Imagem: natue.com.br
9

Prepare um chá extremamente olfativo guardando em um frasco uma mistura de 15 gr de canela, de cravo e de gengibre, 30 gr de anis-estrelado, de hortelã-pimenta, de casca de laranja e 1 pitada de pó de pimenta-caiena. Diariamente coloque uma colher de sopa da mistura fervendo em 250ml de água durante 5 minutos, passado esse tempo coe e beba inalando o aroma.

10

Tente perceber se existe perto de si restaurantes que proporcionem a experiência de tomar uma refeição às escuras. Caso não existam, peça a alguém para preparar uma refeição sem a sua presença e, de olhos vendados, tente perceber, através do olfato, o que está prestes a ingerir e quais os alimentos e condimentos utilizados.

Como melhorar o meu olfato - Passo 10
Imagem: luxosimplesassim.blogspot.pt

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar o meu olfato, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Caso você se sinta perdendo o olfato e paladar gradualmente, consulte um otorrinolaringologista pois pode se tratar da doença Anosmia.
  • O chá sugerido não é aconselhado a gestantes e não se deve exceder a dose de 3 xícaras por dia.
  • Ao melhorar seu olfato você estará também a melhorar sua memória e paladar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: vidaintegralporadrianapessoa.com
Imagem: globalfitness.com.br
Imagem: eitasoudonadecasa.blogspot.pt
Imagem: shoppingpenha.com.br
Imagem: natue.com.br
Imagem: luxosimplesassim.blogspot.pt
1 de 6
Como melhorar o meu olfato