A incontinência feminina

Como parar a incontinência nas mulheres

Como parar a incontinência nas mulheres

Talvez você tenha notado que tem mais dificuldade de reter a urina e isso origina pequenas perdas. É um problema frequente, em que uma em cada quatro mulheres sofre de incontinência urinária. No entanto, 65% das afetadas não procuram soluções por considerar que é um processo normal relacionado com a menopausa (37%), porque acham que não há solução (25%) ou pelo sentimento de vergonha que sentem ao falar sobre isso. São dados do estudo de incontinência urinária e qualidade de vida em mulheres em atendimento Primário. Acontece que ainda hoje existem muitas falsas crenças em torno deste problema. Por isso, em umComo.com.br mostramos-lhe como parar a incontinência nas mulheres.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a incontinência urinária
Passos a seguir:
1

Afirmar que é uma condição exclusiva de mulheres mais velhas é falso. A debilitação do assoalho pélvico, que é a musculatura que rodeia a bexiga é maior à medida que passam os anos e isso aumenta o risco de incontinência. No entanto, esta pode aparecer em qualquer idade já que outros fatores (como o sobrepeso, os trabalhos que requerem um esforço físico, a prisão de ventre, a tosse crônica ou os partos) podem favorecê-la. Na verdade, 5% de mulheres trabalhadoras menores de 45 anos sofrem perdas de urina. Além disso, 15% dos homens com mais de 65 anos sofrem com ela e as causas costumam estar relacionadas com problemas de próstata.

2

A incontinência de esforço que provoca perdas ao correr, saltar, tossir, rir, etc, deve-se a uma debilitação dos músculos do assoalho pélvico. Os conhecidos exercícios de Kegel ( que consistem em fazer contrações voluntárias do músculo da bexiga) servem para reforçá-los. Além disso, as bolas chinesas e os pessários, que são dispositivos de forma cônica, conseguem o mesmo efeito. Ambos são colocados 15 minutos por dia na vagina e devem ser realizadas contrações da musculatura para que não caiam.

Como parar a incontinência nas mulheres - Passo 2
Imagem: dreinar.med.br
3

Há uma verdadeira crença de que se você tem incontinência deve tomar menos líquidos. Isso é falso, pois beber menos faz com que a urina seja mais concentrada, o que irrita a bexiga e então é necessário urinar com mais frequência. A ingestão de líquidos deve ser frequente, sem excesso porque isso dilata a bexiga. Deve evitar ao máximo o álcool e o chá porque são diuréticos e aumentam a formação de urina.

4

Um pouco de exercício ajuda, mas demais dificulta parar a incontinência nas mulheres. Há alguns exercícios que ajudam a reforçar o assoalho pélvico. Mas percebeu-se que as esportistas profissionais, ao fazerem força abdominal demais pressionam a bexiga e isso faz com que o esfíncter trabalhe mais para evitar perdas. Com o tempo ele vai se debilitando.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar a incontinência nas mulheres, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se você tem incontinência consulte seu médico para que ele a ajude a tratar deste problema.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ivani
existe algum remédio para eliminar o acido úrico, alem alem de agua e da alimentaçao ??
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ivani, você pode ver nesse link alguns remédios caseiros para o ácido úrico: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-reduzir-o-acido-urico-com-remedios-naturais-1834.html Espero que resulte e continue a visitar-nos :)
Imagem: dreinar.med.br
1 de 2
Como parar a incontinência nas mulheres