Outros A gripe, resfriado sintomas e prevenção

Como parar de lacrimejar

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 14 janeiro 2021
Como parar de lacrimejar

O lacrimejamento ocular é um sintoma que deixa as pessoas bem desconfortáveis. Pode ser provocado por uma variedade de problemas, desde alergias a resfriados e até corpos estranhos dentro do olho. Existem várias técnicas que podem ajudar a combater o lacrimejamento, mas apenas uma consulta com um oftalmologista pode diagnosticar o problema de forma precisa e recomendar o tratamento adequado. Algumas medidas devem ser adotadas para proteger os olhos enquanto você não consulta o médico para aliviar a severidade do sintoma. Se você está experienciando esse problema e precisa de soluções rápidas, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como parar de lacrimejar.

Também lhe pode interessar: Como parar de tossir
Passos a seguir:
1

Causas

Antes de saber como parar de lacrimejar, é essencial procurar identificar as causas do problema. O tratamento depende do que está provocando as lágrimas em seus olhos, por isso tente distinguir o que está causando o lacrimejamento nessa lista:

2

Elemento estranho

Se os seus olhos estão lacrimejando, isso pode indicar que existe um corpo elemento estranho no seu olho. Pode ser um pelo, um cílio ou até um grão de poeira que está incomodando. O corpo usa o lacrimejamento como forma de avisar que há algo errado no órgão e expulsar o corpo alheio.

Não use os dedos para remover o objeto, o ideal é lavar os olhos gentilmente. Lave suas mãos e abra o olho com os dedos, colocando-o sob água corrente da torneira. Isso pode ser feito na pia do banheiro ou no banho. Também pode usar um lava-olhos, um aparelho específico para o efeito.

Como parar de lacrimejar - Passo 2
3

Lentes de contacto

Se você usa lentes de contacto e seus olhos não param de lacrimejar, saiba que elas só pioram a situação. Remova as lentes assim que possível, elas podem até estar prejudicando a ação do colírio.

Consulte os eu oftalmologista para que ele recomende novas instruções de limpeza das lentes para que o problema não se repita. Não esqueça que lentes descartáveis só devem ser usadas uma vez, sendo descartadas após um único uso. Evite dormir com lentes de contacto e sempre remova antes de nadar ou tomar banho para prevenir o lacrimejamento.

4

Colírio

Os colírios podem ser muito úteis no lacrimejamento, embora isso pareça um pouco contraditório. A secura dos olhos pode ser uma das causas do lacrimejamento, sendo tratada com este tipo de produtos de saúde ocular. O colírio ajuda a acalmar a irritação lubrificando e hidratando o olho, o que diminui a produção lacrimal.

Para aplicar um colírio, incline a cabeça para trás e abra o olho com os dedos. A uma distância de 5 cm do olho, aperte a embalagem e deixe cair três gotas (ou a quantidade recomendada pelo fabricante), sem encostar o frasco no olho. Repita o procedimento quando necessário.

Como parar de lacrimejar - Passo 4
5

Compressa quente

Uma compressa quente pode ajudar a amolecer toxinas que bloqueiam os canais lacrimais, diminuindo a produção de lágrimas. Além disso, elas ajudam a diminuir a irritação e a vermelhidão que também podem estar provocando o sintoma indesejado.

Coloque um pano sob água quente, remova o excesso de água e coloque-o sobre os olhos por um período de 5 a 10 minutos.

6

Anti-histamínicos

Se a causa do lacrimejamento é alergia, o anti-histamínico é o medicamento necessário para evitar o lacrimejamento. Os sintomas de reações alérgicas, como a irritação ocular, são amenizados com o medicamento, que deve ser recomendado pelo médico. Tenha em conta que, caso o problema não seja uma alergia, o medicamento não terá qualquer efeito. Se você tem propensão a alergias, é provável que essa seja a origem do problema. Consulte o seu médico assim que possível e solicite orientações para o seu caso.

Como parar de lacrimejar - Passo 6
7

Antibióticos

Se o médico suspeitar de uma infeção ocular, uma das causas do lacrimejamento, ele pode recomendar o uso de antibióticos. As infecções bacterianas respondem bem a esse tipo de tratamento. Contudo, se a origem for viral, o médico pode recomendar que você aguarde que os sintomas desapareçam sem medicação.

8

Óculos

Uma das melhores formas de parar de lacrimejar é usar óculos que protegem os olhos. Eles protegem o olho de corpos estranhos como resíduos de ferramentas, partículas e produtos químicos que irritam os olhos. Se a sua profissão inclui alguma desses elementos, aposte em óculos de proteção para evitar o problema e prevenir o lacrimejamento.

Os óculos de sol também são essenciais para proteger os olhos dos raios ultravioletas, que também podem estar causando a produção lacrimal. Além disso, eles protegem os órgãos das poeiras que circulam no ar, sendo um acessório indispensável. Têm ainda a vantagem de deixar você ainda mais estiloso.

Como parar de lacrimejar - Passo 8
9

Maquiagem hipoalergênica

A maquiagem pode ser uma forma de contrair infecções oculares que provocam as lágrimas em excesso. Garanta que nunca usa maquiagem de outras pessoas e que sempre aposta em produtos hipoalergênicos na hora de comprar. Os produtos de uso pessoal nunca devem ser compartilhados!

10

Agora que já sabe como parar o lacrimejamento, dê uma olhada no seguinte artigo sobre saúde ocular: Primeiros socorros para lesões nos olhos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de lacrimejar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como parar de lacrimejar