Tiroide e perder peso

Como emagrecer com hipotireoidismo

Como emagrecer com hipotireoidismo

A tireoide lenta (também conhecida como hipotireoidismo) faz com que o metabolismo funcione de uma forma mais lenta, pelo que a tarefa de perder peso se tornará mais lenta e difícil mas não impossível. A glândula que controla a perda de peso é controlada pela tireoide pelo que se esta funcionar de um modo mais lento fará com que o nosso emagrecimento seja também lento. Neste artigo de umComo vamos explicar para você como emagrecer com hipotireoidismo indicando-lhe que grupos de alimentos são os mais recomendados para a sua situação.

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que deve saber é que embora sofra de hipotireoidismo e seja para você mais difícil perder peso, isto não é impossível e o segredo reside como sempre em seguir uma alimentação baixa em gorduras combinada com o exercício físico. No entanto, é verdade que quando uma pessoa tem a tireoide lenta, tem uma deficiência nutricional concreta: o iodo. Pelo que é aconselhável que dentro da sua dieta baixa em calorias, adicione alimentos ricos em iodo para conseguir desfrutar de uma vida saudável.

Assim, se queremos emagrecer com uma tireoide lenta temos que seguir, da mesma forma, os conselhos básicos que todo o mundo deve seguir para conseguir emagrecer:

  • Optar por alimentos baixos em gorduras: carnes magras, vegetais, frutas, peixes brancos, etc.
  • Os carboidratos que ingerimos devem ser elaborados com farinha integral para reduzir as gorduras saturadas e o aumento de açúcar no sangue.
  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia para conseguir eliminar toxinas e depurar o organismo.
  • Fazer jantares leves e deixar de lado os carboidratos e as frutas para a última hora do dia para conseguir emagrecer.
  • Cozinhar de uma forma saudável: com pouco óleo ou com métodos de cozimento como ao vapor, no forno ou cozido.
Como emagrecer com hipotireoidismo - Passo 1
2

No entanto, quando tem uma tireoide lenta existem alguns alimentos que deve evitar ingerir uma vez que interferem na produção das hormonas que existem na zona da tireoide. Assim, dentro das regras gerais da alimentação para emagrecer tem que ter em conta estas excepções:

  • Couves de bruxelas, couve-flor ou brócolis
  • Rabanetes
  • Aipo
  • Milho
  • Nabo
  • Soja
  • Amendoins
  • Abacate
  • Laranja
  • Melão
  • Figo

Estes alimentos não se recomendam porque contêm goitrogens, ou seja, um composto químico que bloqueia a absorção do iodo e, portanto, impede o correto funcionamento da tireoide.

Como emagrecer com hipotireoidismo - Passo 2
3

Um dos aspetos fundamentais que tem de ter em conta para emagrecer com hipotireoidismo é que deve repartir a comida em 5 refeições. Embora lhe pareça demasiado, não é: quanto mais exercitar o seu aparelho digestivo, mais estará acelerando o metabolismo e, portanto, queimará mais calorias. Por isso, é importante que faça 5 refeições ao dia e que, entre elas não passem mais de 4 horas. Um bom plano seria o seguinte:

  • 9h: Café da manhã
  • 11h: Lanche da manhã
  • 14.30h: Almoço
  • 17.30h: Lanche da tarde
  • 21h: Jantar

Também tem de ter cuidado quanto à hora de jantar e tentar fazer esta refeição 2 horas antes de se ir deitar, assim consegue que a digestão seja mais fácil e menos pesada.

Como emagrecer com hipotireoidismo - Passo 3
4

Um bom remédio para perder peso com hipotireoidismo consiste em cozinhar receitas baixas em gorduras e para o conseguir, é importante reduzir ingredientes como os molhos ou o azeite na hora de cozinhar. Neste artigo de umComo contamos-lhe como cozinhar sem azeite, mas se não gostar de nenhuma destas opções propomos-lhe que experimente com óleo de coco. Este ingrediente estimula a glândula da tireoide pelo que pode ser uma boa opção para cozinhar e, por sua vez, conseguir fomentar a que o seu corpo trabalhe melhor. Opte por pequenas quantidades e nunca frite a comida, na chapa é muito melhor.

Como emagrecer com hipotireoidismo - Passo 4
5

Faça exercício de forma frequente. Como referimos anteriormente, é fundamental que para poder perder peso combine uma alimentação saudável com a prática de esporte e se tem a tireoide lenta, mais ainda. Temos que fomentar a queima de calorias e ativar o nosso corpo por isso aconselha-se que todos os dias dedique meia hora a fazer exercícios cardiovasculares (como correr, andar de bicicleta, andar rápido, etc). Se não pode dedicar este tempo por dia, outra forma de o conseguir é juntando as duas meias horas e fazer um dia de treino de 1 hora e outro dia de descanso, intercalando a rotina conseguirá queimar calorias e desfrutar de um corpo saudável.

Como emagrecer com hipotireoidismo - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como emagrecer com hipotireoidismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
rosangela da silva
Faço tratamento mais não consigo emagrecer não produzo hormonio da tiroide
Rita soares torres
Minha tiróide parou de funcionar e reduziu de tamanho tomo sintroyde 138 e não consigo perder peso o que eu faço? Estou desesperada.
rosane fatima frassao
ao comer peixe todo dia nao tomo mais o puran t4 25 mcg normalizou o nivel e como nao menstruava a 5 anos hoje menstruo normalmente e feliz da vida, apenas um pouco de dormencia nos membros superiores eventualmente regides muscular.
1 de 6
Como emagrecer com hipotireoidismo