Doenças de transmissão sexual

Como prevenir a gonorreia

Como prevenir a gonorreia
Imagem: ensegundos.net

A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível muito comum, especialmente entre os jovens de 15 a 24 anos. Ocorre pelo contágio de uma bactéria através de relações sexuais vaginais, sexo oral ou por meio do sexo anal. Como seu crescimento é acelerado em áreas úmidas, sua propagação é rápida se não forem tomadas as precauções necessárias, por isso em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para você descobrir como prevenir a gonorreia.

Também lhe pode interessar: Como tratar a gonorreia
Passos a seguir:
1

A gonorreia multiplica-se de forma simples graças à umidade presente na nossa zona genital. O colo uterino, o útero, as trompas de Falópio e a uretra são os lugares onde esta bactéria costuma se alojar na mulher, enquanto nos homens encontra-se na uretra. Em ambos os casos a gonorreia pode apresentar-se também no ânus.

2

A gonorreia apresenta-se com determinados sintomas, ainda que seja possível que algumas pessoas tenham a doença sem manifestar os sinais próprios da mesma, o que faz que seu contágio seja ainda mais fácil, já que não se tomam as precauções necessárias.

3

Como qualquer outra doença sexualmente transmissível, a única forma de prevenir a gonorreia durante os contatos sexuais é utilizando camisinha durante todo o ato sexual. A camisinha de látex é o único método anticonceptivo capaz de evitar o contágio da gonorreia e de outras DSTs, com 95% de eficiência se usada corretamente.

Esta medida é especialmente importante quando se tem relações de sexo ocasional.

4

A camisinha feminina também diminui o risco de contrair gonorreia.

É importante lembrar que se você pratica sexo anal, deve utilizar uma camisinha especial para este tipo de coito, pois as camisinhas usadas habitualmente no sexo vaginal podem estourar pelo atrito ocasionado por este tipo de penetração. Assim, se quiser prevenir o contágio da gonorreia, você deverá adquirir camisinhas para o sexo anal.

5

A gonorreia também pode crescer em mucosas como a boca, tornando o sexo oral um meio propício para a propagação desta doença sexual. Por isso, é recomendável utilizar camisinhas para realizar o sexo oral, especialmente durante o sexo ocasional.

As camisinhas são ideais para realizar sexo oral em um homem, enquanto os quadrados de látex são especiais para proteger a língua do homem durante o sexo oral na mulher. Este produto se compra em farmácias, mas se não for encontrado, pode-se optar por uma camisinha cortada de forma retangular para proteger a língua.

6

É importante lembrar que ter relações monogâmicas é também um aspecto fundamental na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Caso se desconfie que o parceiro(a) é portador de gonorreia, o melhor é evitar o contato sexual sem proteção e recomendar a essa pessoa que procure um médico para receber o tratamento adequado. Esta doença sexualmente transmissível tem cura, mas se não for tratada a tempo pode gerar diferentes complicações, entre elas a esterilidade na mulher e a epididimite nos testículos, no caso dos homens.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a gonorreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Antónia Malesso Vitangui
como dar conta que esta pessoa tem gonorreia ,se a mesma fore um amigo/a ou Irmaö/a
Antónia Malesso Vitangui
Como fazer para nao apanhar gonorreia?
Imagem: ensegundos.net
Como prevenir a gonorreia