Espasmos musculares

Como prevenir as cãibras musculares

Como prevenir as cãibras musculares
Imagem: mejorconsalud.com

As cãibras ou espasmos musculares são produzidos quando um músculo se contrai involuntariamente e fica rígido provocando dor e desconforto. Costumam acontecer no meio da noite enquanto dormimos ou durante e depois de fazer exercício físico. Suas causas variam, e vão desde fadiga muscular, falta de minerais e vitaminas na alimentação e má postura corporal. Além de ser necessário saber tratá-las adequadamente, é importante conhecer algumas recomendações que podem nos ajudar a prevenir as cãibras musculares.

Passos a seguir:
1

Ter uma vida sedentária e não fazer nenhum tipo de atividade física é uma das principais causas do aparecimento de cãibras musculares. Na verdade, as pessoas que não realizam exercício na sua rotina diária têm propensão a sofrer espasmos musculares com maior frequência. É por isso que praticar esporte ou seguir uma rotina regular de exercício físico ajudará você a preveni-las e manter um estado de saúde melhor em todo momento.

Imagem: vidayestilo.terra.com

2

Ainda assim, também é verdade que as cãibras musculares acontecem regularmente durante ou após a prática de exercício físico, o que pode ser devido a exercícios prolongados ou sobrecarregamento do músculo. Neste sentido, existem determinadas práticas que podemos realizar para prevenir as cãibras musculares nas sessões de treinamento:

- Preparar os músculos do nosso corpo fazendo um bom aquecimento antes de iniciar o exercício, assim como realizar exercícios de alongamento ao finalizar, ajudará a prevenir as cãibras.

- Aumentar a intensidade do exercício progressivamente e de forma gradual. É fundamental também não exercitar o corpo até chegar em um estado de esgotamento máximo.

- Evitar a prática de atividade física quando as temperaturas forem extremamente altas ou baixas.

Como prevenir as cãibras musculares - Passo 2
Imagem: ejerciciosgimnasia.es
3

Outra das causas mais comuns das cãibras musculares é a perda de líquidos e sais minerais do organismo. Por isso, é imprescindível se manter bem hidratado ao longo do dia inteiro. Não se esqueça de consumir a quantidade de água diária recomendada (2 litros) e, principalmente, hidrate-se com água abundante e bebidas isotônicas ao fazer esporte e exercício.

4

Cuidar de sua alimentação também é um fator chave na prevenção das cãibras musculares, pois seu aparecimento recorrente pode ser devido a uma falta de minerais como o potássio, magnésio ou sódio na alimentação. Estes minerais são essenciais para manter nossos músculos em boa forma e regular a distribuição da água no organismo.

Tente incluir em sua dieta diária alimentos ricos em potássio como a banana, os legumes, vegetais de folha verde e frutos secos; e ricos em magnésio, como arroz integral, soja, feijão seco, farelo de trigo ou de aveia, sementes de girassol, etc. Também é bom consumir alimentos com alto conteúdo em vitaminas C, D e E.

Como prevenir as cãibras musculares - Passo 4
Imagem: saludpasion.com
5

Na hora de dormir, tente não ficar em má postura. Permanecer muito tempo com uma má postura corporal pode causar contrações nos músculos que causam o aparecimento de cãibras musculares noturnas. Este problema também acontece em mulheres que abusam do uso de sapatos de salto alto no seu dia a dia.

6

Por último, uma boa forma de prevenir as cãibras musculares é através da realização de massagens musculares relaxantes nas áreas do corpo onde costumam aparecer. O resultado será excelente se consultarmos um bom fisioterapeuta, apesar de que também podemos tentar fazê-lo nós mesmos, se possível.

Como prevenir as cãibras musculares - Passo 6
Imagem: offerum.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir as cãibras musculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
sergio ewbank
tenho muita cãimbra, principalmente durante a madrugada, tenho uma vida sedentária, não pratico exercicios (sou um idoso de 78 anos), o que fazer para contornar a situação. As dores são muito fortes, na coxa e barriga da perna, quase que diariamente. o que fazer para resolver a situação ?????
SUELY DE OLIVEIRA RODRIGUES
Gostei muito desta materia. Voces estao cada vez melhor. Recomendo a todas as migas ate fora do Paiz. Muito inteligente este site.Gostaria de receber um comentario sobre. Pernas que queimam, provocando ate uma estabilidade ao andar. Nao étao forte .Mas, pode aumentar. Tomo Vitamina B1 e faço alongamentos alem de ingerir potassio. Tenho a impressao de que alguma coisa esta faltando . Peço tambem uma materia sobre micro varizes, estao aumentando nas minha pernas. Tenho 72 anos, sera que o caminhar todos dias esta fazendo com que apareçam. Devo usar injeçoes para micro varizes. Aguardo voces, assim que possivel. Pois imagino, quantas pessoas escrevem para o site. Sula Rodrigues
Imagem: mejorconsalud.com
Imagem: ejerciciosgimnasia.es
Imagem: saludpasion.com
Imagem: offerum.com
1 de 4
Como prevenir as cãibras musculares