Coração Saudável

Como prevenir as doenças cardiovasculares

Como prevenir as doenças cardiovasculares
Imagem: pe.mujer.yahoo.com

As doenças cardiovasculares, ou seja, aquelas que afetam o coração e os vasos sanguíneos, são a principal causa de morte no mundo segundo a OMS. É verdade que o risco de sofrer de uma doença cardiovascular aumenta com a idade e que existem pessoas com mais chances do que outras, mas se cuidarmos do nosso coração de maneira antecipada podemos reduzir o risco de sofrer delas. Em umComo.com.br apresentamos uma série de medidas que deve incluir em sua vida diária para prevenir as doenças cardiovasculares e melhorar sua qualidade de vida.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas do sopro no coração
Passos a seguir:
1

Manter uma alimentação equilibrada e saudável é essencial para prevenir as doenças cardiovasculares. Escolher os alimentos adequados ajudará você a se cuidar e manter uma boa saúde cardiovascular. Preste atenção às seguintes recomendações:

  • Ter uma alimentação variada com baixo teor de gorduras de origem animal.
  • Aumentar o consumo de alimentos antioxidantes e ricos em vitamina, como frutas e verduras.
  • O peixe azul assim como outros alimentos ricos em Ômega 3 são ótimos para o bom funcionamento do organismo.
  • Os alimentos ricos em vitamina E e vitamina C também são muito benéficos para prevenir as doenças cardiovasculares.
  • Os lácteos devem ser desnatados para evitar as gorduras saturadas e o colesterol.
  • Evite o consumo excessivo de alimentos como carnes gordurosas, enchidos, lácteos integrais, produtos de confeitaria e manteiga, entre outros. Você pode tomá-los de forma ocasional.
  • Use azeite de oliva para cozinhar.
  • Não adicione muito sal às comidas e evite o excesso de açúcar.
2

As pessoas com excesso de peso e obesidade são mais vulneráveis perante o risco de sofrer doenças cardiovasculares. Por isso a importância de cuidar da alimentação e manter um controle regular do nosso peso.

3

O consumo de álcool e cigarro é um dos principais fatores que aumentam as probabilidades de sofrer uma doença cardiovascular. O ideal é não abusar das bebidas alcoólicas e eliminar o cigarro completamente, pois ele afeta gravemente os vasos sanguíneos do coração, o cérebro e as extremidades.

4

Fazer atividade física de forma periódica é super benéfico para o coração. Foi demonstrado que as pessoas que praticam exercício com frequência correm menos risco de sofrer doenças cardiovasculares e problemas de pressão e colesterol. Além disso, algo tão simples como caminhar 20 ou 30 minutos por dia é perfeito para fortalecer o sistema cardiorrespiratório.

5

Verificar e manter os níveis de colesterol e glucose controlados é de grande importância quando queremos prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, também é recomendável comprovar de forma regular sua pressão arterial e consultar seu médico caso algum tipo de alteração aconteça.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir as doenças cardiovasculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Paulina Pistun
Bom dia minha mãe fez aquele exame que controla o coracao ficou os batimento abaixo de 50 por minutos durante 10 hora ficou os batimento abaixo e chegou o mínimo 44 a média durante 24 horas foi 53 ela precisa colocar marca passo. Obrigado aguardo retorno
A sua avaliação:
vilma regina cortez
meu marido tem 66 anos e tem pressão alta ela e variadad ao mesmo tempo ta alta tipo 22.16.e ao mesmo tempo vai pra 12.7 o devemos fazer ja faz tratamento no sus com um cardiologista
Imagem: pe.mujer.yahoo.com
Como prevenir as doenças cardiovasculares