Prevenção do câncer

Como prevenir o câncer da mama

Hugo Silva
Por Hugo Silva. Atualizado: 31 agosto 2017
Como prevenir o câncer da mama

O câncer da mama é uma das formas mais comuns de cancro, afetando particularmente mulheres com mais de 50 anos, apesar de se tornar cada vez mais prevalente em mulheres jovens e por vezes também em homens. Conhecer as formas de prevenção que possam evitar o aparecimento da doença, bem como reduzir a sua mortalidade, é fundamental.

Também lhe pode interessar: Fisgadas na mama pode ser câncer?
Passos a seguir:
1

Faça exames regulares: 90% dos tumores mamários são detectados pela própria mulher, pelo que é importante ter atenção a quaisquer alterações na forma ou textura do seu seio. Fazer exames regulares, em particular mamografias, para mulheres com mais de 40 anos, ajuda também na detecção precoce de qualquer alteração e previne o aparecimento do câncer da mama.

Dica: Confira também esse artigo para responder à questão "Porque tenho cisto na mama?".

2

Amamente os seus filhos: Se vai ser ou planeia ser mãe e tem dúvidas sobre se deve ou não amamentar os seus filhos, saiba que a amamentação diminui o risco de desenvolver câncer da mama, especialmente em mulheres jovens. O câncer da mama pode estar relacionado com a circulação do hormônio estrogênio no organismo, sendo a sua concentração reduzida durante o período de aleitamento.

3

Conheça o seu histórico familiar: O câncer da mama de origem genética afeta cerca de 10% das mulheres com esta condição. Se tem familiares diagnosticadas com câncer da mama, não significa que irá sofrer desta doença obrigatoriamente, mas poderá estar mais propensa ao seu desenvolvimento, pelo que as atenções devem ser redobradas.

4

Modere o consumo de álcool: Vários estudos comprovaram que o consumo de álcool se pode relacionar com o câncer da mama, por este aumentar os níveis de estrogênio no sangue.

5

Controle o seu peso: As mulheres com excesso de peso, principalmente quando este foi acumulado na sua vida adulta, têm um risco 40% maior de desenvolver câncer da mama do que as mulheres que mantiveram o peso constante durante a sua vida adulta. Por outro lado, o exercício e uma dieta equilibrada e pobre em gordura, podem reduzir os níveis de estrogênio no organismo e por isso a incidência de câncer da mama. Cerca de 30 minutos de exercício, três vezes por semana e a limitação da ingestão de gordura a 70g por dia, fazem toda a diferença.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir o câncer da mama, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como prevenir o câncer da mama