Prevenção do câncer

Como prevenir o câncer de próstata

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prevenir o câncer de próstata
Imagem: howtoloseweightfastformen6.com

O câncer de próstata converteu-se em uma doença com uma incidência importante em homens com mais de 60 anos, motivo pelo qual nos últimos anos têm aumentado as campanhas para fomentar a detecção prematura. São vários os factores que incidem no aparecimento desta doença, e como em qualquer tipo de câncer, os hábitos influenciam de forma importante para o seu aparecimento. Por isso, em umComo.com.br damos alguns conselhos para prevenir o câncer de próstata ou diminuir as possibilidades de que ele apareça.

Também lhe pode interessar: Como prevenir o câncer da mama
Passos a seguir:
1

O aparecimento do câncer de próstata depende de diversos fatores, alguns como a idade ou a raça podem influenciar de forma importante. Os fatores de risco deste câncer são:

  • Ter mais de 60 anos;
  • Contar com familiares diretos que tenham sofrido de câncer de próstata;
  • Ser de raça negra já que esta população é mais propensa a sofrer desta doença;
  • Ser alcoólatra;
  • Levar uma dieta alta em gorduras e ingerir muita carne;
  • Ter estado exposto ao agente laranja, aos químicos das pinturas ou ao cádmio.
2

Dadas as condições que podem favorecer o aparecimento de câncer de próstata, algumas mudanças em nossos hábitos podem beneficiar nossa saúde e prevenir esta doença. Vários estudos demonstram que os homens vegetarianos contam com menores probabilidades de sofrer câncer de próstata, por isso fazer uma dieta equilibrada, moderando o consumo de carne é importante para manter uma próstata saudável, bem como para evitar condições como a hipertensão ou o colesterol alto.

Como prevenir o câncer de próstata - Passo 2
Imagem: e-ducativa.catedu.es
3

Moderar a ingestão de álcool é também um aspecto importante para prevenir o câncer de próstata. O alcoolismo é um fator que pode influenciar no aparecimento desta e outras doenças, como a gordura no fígado, a cirrose hepática e diferentes tipos de câncer.

Como prevenir o câncer de próstata - Passo 3
Imagem: medicamahazine.com
4

Levar uma dieta que inclua um bom consumo de frutas e vegetais poderia ajudar a prevenir o câncer de próstata. Convém especialmente incluir alimentos ricos em antioxidantes diariamente, pois estes nos ajudam a combater a formação dos radicais livres que produzem o câncer.

Como prevenir o câncer de próstata - Passo 4
Imagem: terapiasysalud.com.ar
5

Levar uma vida sedentária influencia de forma muito negativa em nossa saúde. Vários estudos indicam que praticar atividade física de forma frequente ajuda a prevenir doenças cardíacas, a diabetes, os problemas ósseos e também o câncer. Por isso realizar exercício pelo menos três vezes por semana é uma boa forma de prevenir o câncer de próstata e se manter saudável.

Como prevenir o câncer de próstata - Passo 5
Imagem: smartsalus.com
6

Os homens que se encontram dentro do grupo de risco de sofrer de câncer de próstata deverão, de preferência, realizar uma análise de sangue anual para determinar seus níveis de antígeno prostático específico ou PSA que pode revelar a presença de câncer de próstata, inclusive antes de apresentar os primeiros sintomas. No caso de que os mesmos sejam elevados recomenda-se visitar um urólogo.

Como prevenir o câncer de próstata - Passo 6
Imagem: sergusj.blogspot.com
7

A revisão frequente de um urólogo, um controle adequado da alimentação e os hábitos diários podem ajudar a estar saudável e prevenir o câncer de próstata de forma eficiente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir o câncer de próstata, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: howtoloseweightfastformen6.com
Imagem: e-ducativa.catedu.es
Imagem: medicamahazine.com
Imagem: terapiasysalud.com.ar
Imagem: smartsalus.com
Imagem: sergusj.blogspot.com
1 de 6
Como prevenir o câncer de próstata