Doenças de transmissão sexual

Como prevenir o herpes genital

Como prevenir o herpes genital

O herpes genital é uma das doenças de transmissão sexual mais comuns que existem, é causada pelo contágio do vírus do herpes simplex tipo 1, que afeta as membranas mucosas dos genitais. O vírus pode viver no nosso corpo durante anos antes de apresentar sintomas visíveis, motivo pelo qual a sua propagação aumenta ao tomar as medidas preventivas necessárias. Em umComo.com.br explicamos-lhe mais sobre esta doença e damos-lhe as chaves para que descubra como prevenir o herpes genital.

Também lhe pode interessar: Como o herpes genital é contagiado
Passos a seguir:
1

O herpes genital é uma das DST mais comuns, mas a sua transmissão é muito mais simples de um homem a uma mulher, são as mulheres que mais frequentemente sofrem com ele.

Existe duas formas básicas de transmissão do herpes genital:

  • A primeira e a mais frequente é a que ocorre mediante a troca de fluídos durante o sexo. Se a pessoa sofre de herpes simplex tipo 2 (herpes genital) com ou sem sintomas, pode transmiti-lo ao seu parceiro através do contacto sexual.
  • Outra forma é mediante o contágio com o herpes simplex 1, que é o que sai pela boca, através de práticas como o sexo oral. O herpes passa diretamente para os genitais produzindo o herpes genital.
2

O primeiro passo para prevenir o herpes genital e evitar o seu contágio é usar camisinha durante cada relação sexual, especialmente se não tem uma relação monógama, mas pratica sexo casual.

O preservativo de látex é o único método anticonceptivo capaz de prevenir doenças de transmissão sexual, oferecendo 95% de eficácia.

Como prevenir o herpes genital - Passo 2
3

O preservativo feminino é também outra excelente alternativa para prevenir o herpes vaginal e proteger a nossa saúde. O seu uso contínuo, especialmente quando se mantém sexo casual, é fundamental para evitar o contágio desta DST.

Como prevenir o herpes genital - Passo 3
4

Se quer evitar ser contagiado por herpes genital, em hipótese alguma deixe o seu parceiro fazer sexo oral se este tiver um surto de herpes oral. Esta situação aumenta o risco de contrair herpes genital.

5

Se sabe que o seu parceiro sofre de herpes genital, independentemente de apresentar ou não os seus sintomas, é muito importante que utilize sempre camisinha durante o ato sexual. Apesar disso, é bom que saiba que existe um pequeno risco de contrair a doença, embora o uso de preservativo o diminua drasticamente.

6

Se notar que o seu parceiro tem pequenas feridas ou bolhas na região genital ou anal, o melhor é suspender o sexo até confirmar o que são essas marcas, pois pode tratar-se de herpes genital.

Como prevenir o herpes genital - Passo 6
Imagem: A.D.A.M
7

O sexo consciente, usando sempre proteção, é a melhor ferramenta para impedir o contágio com doenças de transmissão sexual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir o herpes genital, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ricardo
Eu tenho herpes genital, mas raramente ela se manifesta em mim, porém sempre que faço sexo com minha esposa ela fica contaminada. Pergunto: se eu tomar os antivirais citados contra herpes por um longo período de tempo este ciclo de contágio à minha esposa pode acabar?
Imagem: A.D.A.M
1 de 4
Como prevenir o herpes genital