Como prevenir pedra de oxalato de cálcio nos rins


Como prevenir pedra de oxalato de cálcio nos rins

O oxalato de cálcio é um composto químico que forma cristais monoclínicos aciculares que ocorrem em diferentes quantidades na generalidade dos seres vivos. As pedras nos rins ou cálculos renais são formadas por depósitos de oxalato de cálcio. A pedra nos rins ou areia na urina ocorre devido a um desequilíbrio entre líquidos e substâncias sólidas dissolvidas na urina, esta fica sobrecarregada, formando cristais monoclínicos aciculares que não se dissolvem. Mudando alguns aspetos nos seus hábitos alimentares e na sua rotina, poderá prevenir a pedra nos rins. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como prevenir pedra de oxalato de cálcio nos rins.

Foto: darinajoyce.com

Instruções
  1. A formação de pedras nos rins está relacionada com o consumo de cálcio, por isso deverá modificar alguns dos seus hábitos alimentares em relação a este aspeto. Procure fazer uma dieta pobre em proteína animal e em sal. Deverá diminuir o consumo de sal, reduzindo o seu consumo para no máximo 6 gramas por dia. Consumir sal em excesso, faz com que a eliminação de cálcio seja feita através da urina, aumentando o risco deste ficar parado nos rins.

  2. Consuma alimentos que ajudem a eliminar o oxalato de cálcio, como as verduras ricas em fibras e vitamina B6, como é o caso da couve.

  3. Reduza o consumo de carne para metade. O consumo excessivo de proteínas, aumenta a produção de ácido úrico, um dos componentes das pedras nos rins.

  4. Evite comer doces em excesso, o açúcar aumenta o PH sanguíneo, fazendo com que saia mais cálcio dos nossos ossos para neutralizar essa acidez. Ao sair dos ossos, este mineral será eliminado, passando pelos rins. Aqui, poderá juntar-se a outros compostos, aumentando o risco de formações rochosas.

  5. Consuma alimentos ricos em magnésio, como é o caso dos cereais integrais. Pois estes minerais fixam nos ossos o cálcio, fortalecendo o esqueleto humano, em vez de se acumularem nos rins.

  6. Beba muita água, o ideal será beber entre 2 a 3 litros por dia. A ingestão de líquidos, limpa as vias urinárias, expulsando os cristais.

  7. Segundo uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, o chá de quebra-pedra evita a formação de pedras dos rins. Para preparar este chá, deverá ferver 2 colheres de sopa de erva quebra-pedra (Phyllanthus niruri) num litro de água. Deixe repousar durante 10 minutos e coe. Poderá beber até 3 xícaras desta infusão por dia.

  8. Se deseja ler mais artigos parecidos a como prevenir pedra de oxalato de cálcio nos rins, recomendamos que entre na nossa categoria de Os rins .

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como prevenir pedra de oxalato de cálcio nos rins:


2 comentários


10-09-2014 disse:
meu filho tem 9 amos ele tem cristais de oxalato de calcio
30-03-2014 disse:
Boa tarde gostaria de corrigir um comentário da sua página: na questão do açúcar, o PH não aumenta e sim diminui, pois o açúcar dentro da classificação alcalino e acid, ele e acido, então na sua explicação cabe corrigir -onde se escreve - evite comer doces em excesso, o açúcar aumenta o PH- o certo seria o açúcar diminui o PH - quanto menor o PH mais acido será o alimento ou a água e assim por diante. Parabéns e a sua página está bem explicativa Abraços
Vídeos em destaque
Magia revelada Animais de Estimação Tutoriais de Photoshop Veterinário