Reduzir os níveis de ácido úrico

Como reduzir o ácido úrico com remédios naturais

Como reduzir o ácido úrico com remédios naturais

O excesso de ácido úrico no nosso sangue faz com que este se concentre em alguns lugares, como as articulações, formando cristais de urato que provocam inflamação e causam dor. É comum que afete as pequenas articulações como o dedo grande do pé ou das mãos, embora também possa acontecer em outras articulações de outros ossos. Este problema está geralmente relacionado com a alimentação e os elevados níveis de ácido úrico podem levar a doenças como a gota. É por isso que no umCOMO queremos dar-lhe alguns conselhos sobre como reduzir o ácido úrico com remédios naturais.

Também lhe pode interessar: Como prevenir o ácido úrico

Índice

  1. Evitar os alimentos ricos em purinas
  2. A importância da hidratação
  3. Alcachofras
  4. Cebola
  5. Maçãs
  6. Morangos
  7. Mel e limão
  8. Alimentos com alto conteúdo em potássio
  9. Consultar o médico

Evitar os alimentos ricos em purinas

Em primeiro lugar, deverá eliminar da sua alimentação determinados alimentos ricos em purinas, uma vez que esta substância é a que provoca a formação de cristais de urato nas suas articulações e, portanto, fazem com que os níveis de ácido úrico aumentem e sinta dor.

Antigamente, o ácido úrico era conhecido como "a doença dos reis", pois a maioria dos alimentos que provocavam o seu aumento eram produtos caros, que não estavam ao alcance de todos. Alguns exemplos são as carnes vermelhas, o marisco, as vísceras, as bebidas alcoólicas, bebidas com gás, etc. Pode obter mais informação a este respeito nos nossos artigos:

Pelo contrário, também existem determinados alimentos que podem contribuir para a redução do ácido úrico no sangue, pelo que lhe sugerimos que consulte este artigo:

Como reduzir o ácido úrico com remédios naturais - Evitar os alimentos ricos em purinas

A importância da hidratação

Da mesma forma, será essencial beber muita água para reduzir o ácido úrico, visto que é através da urina que eliminamos esta toxina do nosso corpo, conseguindo assim reduzir a retenção de líquidos. Por isso, aconselhamos você a beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia.

Também será muito útil saber como prevenir a retenção de líquidos e ajudar assim o seu organismo a se livrar das substâncias que não precisa. Por exemplo, além de consumir líquido suficiente mas sem se exceder, deverá reduzir bastante o seu consumo de sal nos alimentos.

Além disso, recomendamos que combine a água com algumas infusões diuréticas, ou seja, que parte da quantidade de água diária recomendada seja tomada em forma de infusão ou chá. Graças às infusões diuréticas conseguirá eliminar toxinas e o excesso de líquido retido nos tecidos, fazendo com que o ácido úrico e os cristais de urato diminuam. Algumas das ervas medicinais mais recomendadas para conseguir este objetivo são as seguintes:

  • Cavalinha
  • Dente de leão
  • Alecrim
  • Alcachofra
  • Urtiga verde
  • Vidoeiro
  • Salsaparrilha
Como reduzir o ácido úrico com remédios naturais - A importância da hidratação

Alcachofras

Um dos remédios naturais que pode usar para reduzir os níveis de ácido úrico é o consumo de alcachofras, uma vez que este vegetal tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o ácido úrico através da urina.

Uma boa forma de aproveitar os seus benefícios é ferver as alcachofras, e além de as comer, beber o caldo resultante do processo de cozedura. Além disso, esta verdura conta com muitas outras propriedades benéficas que lhe ajudarão a se manter saudável.

Cebola

Além disso, a cebola também ajuda a depurar o organismo e a prevenir problemas com o ácido úrico. Como no caso anterior, também se recomenda ferver a cebola em água com o suco de um limão e tomar duas xícaras por dia.

Do mesmo modo, existem outros vegetais que ajudam a reduzir o ácido úrico do sangue e, portanto, irão ajudar a melhorar esta condição. Pode descobri-los no nosso artigo sobre as verduras boas para baixar o ácido úrico.

Como reduzir o ácido úrico com remédios naturais - Cebola

Maçãs

As maçãs também são boas aliadas na luta conta o ácido úrico, e uma vez mais, o suco natural e a água das maçãs. Deverá ferver três maçãs cortadas em pedaços em um litro e meio de água, durante aproximadamente meia hora. De seguida, deve filtrar a água e beber.

Para além disso, para aumentar o seu efeito aconselhamos fazer um chá de maçã e limão. Só terá que adicionar um pouco de casca de limão ou umas gotas do suco deste cítrico em água a ferver.

Vale lembrar que existem inúmeras variedades de maçã e que poderá escolher a que mais gostar. Além disso, é sempre benéfico optar pela fruta da temporada e da sua zona geográfica, para se certificar assim que tem todo o seu valor nutricional.

Morangos

Por outro lado também se recomenda o consumo de morangos para baixar os níveis de ácido úrico no sangue. Assim como também poderá optar por preparar uma infusão a partir das folhas e raízes secas da planta do morango.

Tal como acontece no caso das verduras, estas não as únicas frutas que favorecem a diminuição dos seus níveis desta substância no sangue, pode consumir outras frutas para baixar o ácido úrico.

Como reduzir o ácido úrico com remédios naturais - Morangos

Mel e limão

A mistura que oferecem o mel e o limão também é uma excelente opção para combater o ácido úrico elevado. Estes dois ingredientes quando são assimilados pelo organismo provocam a criação de um ambiente alcalino ideal para eliminar todas as purinas. Além disso, o limão é um grande depurativo natural e desinfetante, pelo que ajuda a eliminar todas aquelas substâncias que são nocivas para a saúde do organismo.

Para se beneficiar deste remédios, só tem que preparar uma infusão de limão e mel da seguinte forma:

  1. Coloque uma panela com 1 litro de água no fogo e quando estiver quente adicione o suco de um limão recém espremido e casca deste.
  2. Deixe ferver durante 20 minutos.
  3. Passado este tempo, coe o líquido obtido, deixe esfriar um pouco e adicione 3 colheres de sopa de mel.

Pode tomá-lo 2 vezes por dia durante os dias que forem necessários, junto com o tratamento médico, até começar a notar que a sua hiperuricemia diminui.

Alimentos com alto conteúdo em potássio

O potássio é um mineral que ajuda a regular os ácidos no organismo, por este motivo é muito benéfico para se livrar dos cristais de urato e outras pedras formadas e acumuladas no nosso organismo. Desta forma, é mais simples para os rins filtrar o excesso de ácido úrico e os seus cristais.

Por isso, aconselhamos você a incluir alguns dos alimentos ricos em potássio à sua dieta para o ácido úrico, sempre sob o controle do seu médico e nutricionista:

  • Soja
  • Brócolis
  • Cenoura
  • Banana
  • Melão
  • Morangos
  • Coco
  • Laticínios

Consultar o médico

Como acontece com qualquer outra condição, o seu médico será sempre o melhor aliado para reduzir os níveis de ácido úrico e tratar este problema, pelo que deverá recorrer a ele para esclarecer qualquer dúvida que tiver. Além disso, para que não tenha dúvidas sobre o ácido úrico e os efeitos de ter um nível demasiado alto, no umCOMO explicamos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir o ácido úrico com remédios naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
90 comentários
Alê
Boa noite meu ácido úrico está bastante elevado 11.7 sinto muita dor no tornozelo preciso urgentemente de ajuda não consigo baixar o nível no sangue????
Edelson Franco
Boa noite, gostaria de saber se 7,2 de acido urico ja e suficiente para ter gota
A sua avaliação:
ROBSON MENDES SILVA
solado do pe quente e sinal de alta do acido urico
A sua avaliação:
valdecir pereira
sofro muito com esta doença, sinto muita dor na junta do dedao do pé. vou começar a me cuidar apartir de agora com essas informaçoes
A sua avaliação:
Laura cv Ferreira
Gostaria de conhecer sobre:reeducaçao alimentar, acido úrico, hipertensao.
maria Rosenilda da silva
o ácido úrico afeta também o figado
Renato Prudente
Acredito que meu ácido úrico esteja muito alto , pois meus pés estão descamando que da no sangue, e não tem creme e nem tratamento que cure , oque vcs me aconselham a fazer ?
jansen do nascimento ferreira
sou portado de artrite reumatroide pole articular e possuo ácido úrico alto fiz um tratamento durante seis anos foi muito complicado pois a dor era insuportável mas consegui a cura clinica levo uma vida normal mais utilizo todos os tipos de tratamento alternativos que conheço inclusive fiz a cura por limão que faz bem para o corpo inteiro e garanto que todas as dicas que foram mensionadas aqui são verdadeira não aconselho tomar medicamento industrializados sem conhecimento medico pois o mesmo em fusão com o alternativos podem agravar o seu estado clinico de prioridade ao tratamento alternativos .
marcos garcia da costa
boa noite meu acido úrico esta doendo faz 6 meses
sabino
cha de cipo prata ajuda e muito na sua cura, tome que fara bem
alfredo mauricio pereira
tenho o acido urico muito alto . como baixa lo
MARCELO CANDIDO PEREIRA
como combater acido urico com remediOS CASEIROS - MEU ACIDO URICO ESTA EM 8,5
Fátima
Tenho ácido úrico e meu médico receitou o alupurinol ,mas adorei as dietas de vcs vou comecar agora!!obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fatima, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
sabino
tomo alopurinol as vezes amigo, mas andei substituindo por cha de cipo prata, que é muito bom eficaz e o principal..natural
Laudelino dos Santos
quais medicamentos posso usar para combater ácido úrico e gota.
Otacílio José Ribeiro
O meu ácidos urico esta 10.3 como fazer para abaixa
sabino
cha de cipo prata, como forma natural,, corte feijao, feijoada é veneno. Se for no médico te receitara alopurinol, na crise conchicina e prenidisona em dose pequena.
Celso Pereira de Souza
Adorei as dicas dos medicamentos naturais , vou fazer .Pois vire e mexe tenho esses sintomas do ácido úrico. Inclusive hoje estou com uma dorzinha no dedo positivo da mão esquerda e parece estar aumentado a dor. Já tomo aluporinol , fórmula que meu médico prescreveu.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Celso, espero que dê certo com você! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
tania gomes
gostaria de saber algum remédio para cistos mais que este fosse caseiro para dar a minha filha obrigada.
tania gomes
Amei ,estava procurando algo assim para ajudar minha mãe nas crises e vou fazer os remédios para a sua melhora muito obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tania, obrigada nós pelo seu comentário e visita! Espero que esses remédios naturais ajudem a sua mãe :)
Ana Lucia Rigueti
Gostaria de saber sobre os medicamentos e alimentação para diminui8r o acido urico, já fiz uma cirurgia no dedão do pé e ainda estou preocupada, porque minha mãos já estão com vestigios da artritr, acido úrico não sei mais .
Tiago Roberto altimari
Estou com o dedo do pé em cima atrás da unha está com uma casca grossa e está rachado e não foi o que devo fazer
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tiago, o melhor seria consultar o seu médico para verificar do que se trata.
Abraão lima
Estou com muita dor no pé por causa do ácido úrico elevando, o que eu devo fazer pra baixar logo?
sabino
pra baixar logo e parar a dor, vá no medico, mas o remédio é colchicina com prednisona, em dose baixa, depois ele receitara alopurinol... Mas chá de cipo prata é muito bom...beba a vontade e corte feijao, graos em geral
1 de 5
Como reduzir o ácido úrico com remédios naturais