Diagnosticar o câncer de mama

Como reduzir o risco de contrair linfedema após uma cirurgia de câncer de mama

Como reduzir o risco de contrair linfedema após uma cirurgia de câncer de mama

As mulheres que se submetem a uma cirurgia para o câncer de mama examinam frequentemente os gânglios linfáticos por baixo do braço para verificar se o câncer foi disseminado. Caso hajam células cancerígenas, o cirurgião extrai os gânglios linfáticos axilares. Esta eliminação pode criar uma complicação para o fluxo e a filtragem adequada de líquido linfático, o qual é o fluído de proteína que ajuda o corpo a se desfazer das toxinas.O sistema linfático funciona próximo da superfície da pele junto aos vasos sanguíneos intrincados do sistema circulatório. Quando os gânglios linfáticos grandes são retirados cirurgicamente, as alterações de carga para esses pequenos vasos sanguíneos movem o fluído do braço e o canalizam para o resto do corpo. Se o líquido linfático não filtrar estes canais menores, pode causar uma doença conhecida como linfedema, uma inflamação dos tecidos causada pelo fluído linfático retido no interior do braço, mão, dedos, peito e tórax.

Também lhe pode interessar: Como fazer o autoexame de mama

Passos a seguir:

1

Reduza a produção de líquido linfático evitando certas atividades para ajudar a prevenir o linfedema. Estas incluem o calor em excesso, como banhos quentes, e lavagem de pratos, exercícios extenuantes repetitivos, tais como esfregar, varrer, tomar sol, exposição ao sol e queimaduras solares, bem como o frio extremo.

2

Monitorize a trajetória dos vasos linfáticos. Não crie congestionamentos que possam restringir a circulação. O uso de roupa apertada ou jóias no pulso pode causar o inchaço das mãos. Os sutiãs apertados podem cortar a circulação, bloqueando o fluxo linfático. Se houver uma marca na pele após retirar o sutiã, isso significa que ele está muito apertado. Levar bolsas de supermercado pesadas com o braço afetado pode aumentar o fluído linfático para o braço e criar um inchaço. Alterne os braços ou faça algumas viagens para descarregar as compras, ao invés de levá-las todas ao mesmo tempo. Pergunte aos profissionais de saúde que braço deve ser usado para monitoramento da pressão arterial. Se ambos os braços estão afetados, no caso de uma cirurgia bilateral, a pressão arterial pode ser obtida no tornozelo.

3

Cuidado com as infecções. As infecções não só podem piorar em virtude do linfedema, como também podem causá-lo. Uma vez que o líquido linfático preso não pode eliminar as bactérias, uma simples infecção pode se tornar muito grave e requerer atendimento médico imediato. Cuidados extremos devem ser tomados durante a depilação das axilas no braço afetado com uma gilete de barbear regular. As manicures não devem tirar as cutículas e todos os instrumentos devem ser esterilizados em autoclave no intervalo entre um cliente e outro. Use luvas no jardim pode evitar os cortes. Ao costurar, use um dedal. As unhas dos animais de estimação devem ser cortadas regularmente para reduzir o risco de arranhões. Use repelente de insetos quando estiver em áreas externas para proteger a pele das picadas de insetos. Da mesma forma que no acompanhamento da pressão arterial, o sangue não deve ser extraído da parte afetada.

4

Adote medidas de proteção para prevenir o linfedema. No caso de picadas de insetos, arranhões ou outros cortes, limpe a área com sabão e água oxigenada. Em seguida, aplique uma pomada antibacteriana tópica e cubra com uma bandagem. Fique atento para qualquer inchaço incomum. Se a inflamação se desenvolver, consulte o seu médico. Este pode ser um sinal da necessidade de antibióticos orais.

5

Mantenha o seu peso ideal. Esta é uma das melhores formas de combater ou controlar o linfedema. O sobrepeso aumenta a pressão sobre o sistema vascular, o que pressiona o seu sistema linfático. Siga uma dieta baixa em gordura e rica em verduras e fibra. O exercício, que aumenta a circulação de todo o corpo do sangue e do líquido linfático, ajuda a liberar o fluído linfático retido no corpo. Estudos recentes da Universidade de Pensilvânia na Escola de Medicina "PAL" mostram que os exercícios de suporte de peso podem melhorar o linfedema em até 70 por cento nas mulheres que tiveram cinco ou mais gânglios linfáticos removidos. A natação é um dos melhores exercícios para reduzir e prevenir o linfedema. A pressão da água cria uma massagem natural no braço. A natação ajuda a desenvolver massa muscular, que atua como uma bomba pneumática natural para empurrar o fluído linfático acima e para fora do seu braço. Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, discuta os riscos cuidadosamente com o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir o risco de contrair linfedema após uma cirurgia de câncer de mama, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Reduzir a quantidade de líquido linfático existente em seu braço é a melhor primeira linha de defesa.
  • Levantar o braço ajuda a reduzir o inchaço.
  • Consulte um especialista em linfedema e aprenda as noções básicas de tratamento. Isso inclui técnicas de massagem e terapia de compressão, que consistem em envolver o braço em uma série de bandagens que empurram o fluído linfático para cima e para fora do braço e da mão. O melhor é aprendermos a respeito do assunto antes do desenvolvimento do linfedema, para agirmos rapidamente.
  • Inchaço, vermelhidão ou febre podem indicar uma infecção. Consulte o seu médico imediatamente.
  • Se o braço começar a pesar, doer e uma inflamação se desenvolver, é aconselhável consultar um médico o quanto antes. O tratamento precoce é vital para o linfedema.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
tereza
Gostaria de saber se esse linfedema pode surgir numa das faces do rosto. Tive cancer de mama e depois de uns anos tive um inchaço na face direita o mesmo lado do cancer. Aguardo resposta e agradeço
Como reduzir o risco de contrair linfedema após uma cirurgia de câncer de mama