Ausência de menstruação

Como regular a menstruação

Como regular a menstruação

Muitas mulheres sofrem de períodos menstruais irregulares, o que para além de poder ser desconfortável, por não conhecerem a data em que irão menstruar, dificultando o agendamento de viagens, saídas e encontros, pode causar ansiedade, no caso de as mulheres serem sexualmente ativas, pela dúvida acerca de uma possível gravidez.

O ciclo menstrual feminino tem normalmente a duração de 28 dias, porém, é considerado dentro da normalidade se a duração for entre 24 e 35 dias. Este ciclo inicia-se no primeiro dia do período menstrual, cuja duração pode ser entre 2 a 7 dias, continuando até ao início de um novo período menstrual. As mulheres com menstruação irregular podem ter períodos abundantes e longos, cuja duração seja superior a 7 dias ou um intervalo reduzido ou muito grande entre menstruações. A menstruação irregular afeta geralmente as mulheres no início da puberdade ou da menopausa, podendo também ocorrer perdas de sangue durante o ciclo, conhecidas como spotting.

Também lhe pode interessar: Porque a menstruação atrasa

O que pode causar uma menstruação irregular?

A menstruação irregular pode ser causada por alguns problemas de saúde como o síndrome dos ovários poliquísticos, os problemas de tiroide, principalmente no caso do hipertireoidismo (hiperfunção da tiroide), problemas no útero e nos ovários.

A perda ou o ganho de peso abrupto, o exercício físico em excesso ou a anorexia podem também levar a alterações na menstruação, podendo nalguns casos desenvolver-se amenorreia, ausência de período menstrual durante um longo período de tempo.

Tratamento dos períodos menstruais irregulares

Para grande parte das mulheres a regulação dos períodos menstruais ocorre naturalmente, sem que seja necessário adotar algum tratamento. Para outras, algumas alterações como controlar o peso, de forma a que este se mantenha mais estável ou moderar o exercício físico fazem a diferença. No caso de a menstruação irregular ser causada por outras condições de saúde, estas devem ser tratadas primeiramente e só depois devem ser adotadas novas medidas para regular os períodos menstruais. A pílula anticoncepcional ajuda a regular a menstruação, principalmente se for uma pílula combinada, com dois tipos de hormônios diferentes. O tratamento com a pílula para além de regular o ciclo menstrual, reduz a quantidade de sangue perdida durante o período, sendo igualmente útil para mulheres com períodos muito abundantes e dolorosos.

Sugestão: 15 chás para descer menstruação atrasada (com receitas)

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como regular a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
39 comentários
ANA
Tenho 33 anos sempre tive um ciclo menstrual irregular, já conversei com ginecologista fiz exames,mas meu ciclo não regula.
A sua avaliação:
luciana santos
oii tenho 27 anos uma BB de 1 ano e 6 meses que Mama no peito. minha menstruação desceu quando ela tinha 1 ano mas agora faz quase 2 meses que parou e não dá sinal uso preservativos e fiz um teste de urina e deu negativo oque Sera que houve?
A sua avaliação:
samyra
como saber se tenho policisto
Editor umComo.com.br
Oi Samyra! Confira todos os sintomas dos ovários policísticos aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-sintomas-dos-ovarios-policisticos-6818.html
A sua avaliação:
JORGINA FERREIRA
E DEVEMOS CONTROLA A NOSSA ALIMENTAÇÃO,
A sua avaliação:
Lola
Minha menstruação sempre durou 5 dias. Porém vinha em em dias diferentes ( desde que eu comecei a menstruar ) julho tive normalmente. Agosto eu não tive. Em setembro no dia 10 comecei até hoje é dia 25 é nada de acabar. Ela está muito forte ainda sem sinal de que já está acabando. Eu queria muito saber oque está acontecendo. Antes de sua resposta não frequento ginecologista por conta da minha idade...
A sua avaliação:
Ana Morais Barreto da Silva Alberto
gostaria de saber como posso usar calendário para controlar o meu periodo
A sua avaliação:
luana
oi gostaria de saber como faco pra regular minha mestruacao e se a mestruacao atrazada prejudica em ter filhos
A sua avaliação:
Stelia
A minha mestruacao sai muito no 2 e 3 dias.. E tem a duracao de 6 dias.. O que faco para diminuir a quantidade.?
A sua avaliação:
ANA PAULA
Eu tenho 14 anos e minha mestruaçao eh muito atrasada o que eu faço??????
Mayara
Minha menstruaçao faz meses que não vem, de 5 a 6 meses, isso me preocupa muito, sempre tive esse problema, e eu quero muito menstruar normalmente, tenho apenas 17 anos, nao sei o que fazer para regular, queria saber o que pode estar acontecendo, pq nao vem a meses? E como posso regular?Usar algum regulador ou anticoncepcional?
Por favor me ajudem... E quero saber tambem se eu posso engravidar mesmo com esse problema? Obrigada
Cleidiane Alves Araujo
Oi, parei de tomar meu anticoncepcional a mais de um mes e ate agora não desceu. Fiz o teste de gravidez e deu negativo. Ja faço o uso desse medicamentos a mais de 10 anos direto
Ruliane
Tbm estou assim.. tô a quase 3 meses sem menstruar e não estou grávida.. a ginecologista disse que é normal pois parei de tomar anticoncepcional em abril e de início demora mesmo pra regular.. mas ando muito triste pois quero mto engravidar, mas enquanto tiver assim atrasada vai ser difícil .. :(
Dalila siqueira gama
Minha menstruação acabou a três dia esqueci de começar a tomar as pílula o que fazer
carolane leal
Tenho 16 anos e meu ciclo menstrual e super atrazando ele só vem de 3 e três meses como que eu posso fazer para regular ou o que posso toma para regula e sinto forte dores !!
Camila moreira
Oi tenho 15anos e eu menstruo 365 dias no ano isso mesmo td dia vem n fui ao médico mas ela sempre fala q a normal e que vai acertar ão a isso chato nunca posso fazer nada .
Yara Cortez
Camila assim ninguém precisa ser um ginecologista pra saber que isso nn er normal , se isso for verdade óbvio pq er meio difícil disso acontecer, mas , converse com sua mãe tia .. E procure um médico
val
Olá, eu tomava anticoncepcionais há quase quatro anos, mas agora está me fazendo mal, aí parei de tomar, mas minha menstruação desregulou, vem mais de uma vez no mês. Como posso regularizar isso? Obrigada!
Amanda
Oi gente ? Me ajudem eu tava tomanando remédio para não menstruar para poder viajar foi tranquilo viajei no domingo quando foi na segunda minha menstruação veio normal os 5 dias quando foi no outro domingo tomei a o remédio só para ter relação com meu namorado e não tomei mais quando foi na sexta sentir cólicas quando vir minha menstruação tava vindo de novo comecei a tomar o remédio pra ver se parava e não parou tomei o remédio na hora errada e vir que tava me fazendo mal e parei de tomar , hj tem 6 dias que eu não paro de sangra e sentir cólicas o q eu faço , to aperriada vem muito pouco e escurar ?
Cilene
Ola ..tomo anticocepcioanl injetavel... Dau quero adiantar minha menstruação... Pra mi adiantar a mesmo tenho que tomar a pilula???mesmo que tenho tomada a injeçao??ou so tomo a pilula??estou na duvida.. Desde ja aguardo uma resposta..obg
stela
Meu periodo e d 21dias e por vezes vejo 2vezes ao mes k faxo pa mudar isso
Editor umComo.com.br
Oi Stela, uma das opções para regular a menstruação é começar a tomar um anticoncepcional. Mas para isso deverá consultar o seu médico ou ginecologista primeiro. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando!
Ana luizaBrr
Namora,mas não posso tomar anticocepcionais porque meus pais me controlam,então vou pelo metodo da tabela,pois a camisinha imcomoda de mais.O que acontece é que minha mestruaçao é muito desrregulada,ja teve ciclo de 40 dias,o que devo fazer??
valeria
Presiso mesmo de ajuda da um ano e quatro meses que que quero engravidar e não consigo faso relações cuase todos os dias e nada a minha menstruação e irregular o que posso fazer estou desesperada
valeria araujo santos
Tome o regulador saùde da mulher por 2meses ou tenha relrelação um dia sim um dia nao apos 5 dias que sua menstruaçao teja ido embora!
Como regular a menstruação