Partilhar
Partilhar em:

Como remover a placa bacteriana

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,6 (214 votos)
17 vezes partilhado
 
Como remover a placa bacteriana

O excesso de planta bacteriana pode causar o aparecimento de tártaro nos dentes, algo que é difícil de eliminar e que se tem de tratar diariamente. Quando você vir que tem resíduos amarelos na boca é porque tem placa acumulado e, neste caso e necessário eliminá-la para evitar doenças nas gengivas, cáries ou mau hálito. Com uma rotina de higiene diária e algumas mudanças nos hábitos alimentares conseguiremos remover a placa bacteriana de uma forma rápida e eficiente. Neste artigo de umComo damos-lhe alguns conselhos para que saiba como o conseguir para ter um sorriso de anúncio de televisão.

Também lhe pode interessar: Como eliminar a placa dos dentes
Necessitará:
Instruções:
1

A placa bacteriana aparece essencialmente devido a uma má alimentação: com excesso de ácido, açúcares ou gorduras prejudiciais para os dentes. Embora se acredite que a causa essencial do tártaro seja uma inadequada higiene dental, a verdade é que se incluir na sua dieta as frutas e verduras recomendadas, o tártaro irá diminuir consideravelmente.

Além disso, se no seu dia a dia consumir café, chá preto e/ou tabaco, isto poderá prejudicar a sua saúde dental fazendo com que apareça uma maior quantidade desta placa bacteriana tão incômoda. Por isso, as causas do aparecimento do tártaro devem ser procuradas na alimentação que se tem e/ou na falta de higiene oral.

2

Para eliminar a placa bacteriana recomenda-se que escove os seus dentes com uma escova de dentes e pasta de dentes com flúor, pelo menos uma vez por dia, durante três minutos. Mexa a escova de dentes com um movimento de cima para baixo, em vez de ser para os lados. Certifique-se que a sua escova contorna as gengivas e os contornos dos dentes.

Para uma melhor proteção, escove os dentes depois de cada refeição para evitar a acumulação da placa. E para que a limpeza dos dentes seja a adequada, é recomendável trocar de escova de dentes pelo menos quatro vezes ao ano. Neste artigo de umComo damos-lhe alguns truques para limpar os dentes e aproveitar ao máximo a sua limpeza diária.

3

Também é recomendável que limpe a zona entre os seus dentes com fio dental com cera ou sem cera, uma vez por dia para remover a placa presa entre os dentes que a escova não consegue remover. Depois do fio, é aconselhável usar um enxague bucal para eliminar as bactérias que se encarregam por criar a placa bacteriana. Para isso, é recomendável que o use 2 vezes por dia e que use um que seja antibacteriano.

4

Além da rotina de limpeza oral que acabamos de referir, se quer remover a placa bacteriana pode adicionar alimentos à dieta que contribuam para limpar profundamente os dentes. Já referimos a importância dos alimentos na saúde dental e agora vamos explicar-lhe quais são os mais recomendados:

  • Frutas e verduras cruas: sobretudo os vegetais de folha verde (espinafres, rúcula, etc) e as maçãs.
  • O sésamo tem um grande conteúdo em cálcio pelo que funciona na perfeição para limpar o tártaro.
  • A stevia: uma planta adoçante que não tem calorias e que substitui naturalmente o açúcar. Além disso, é perfeita para limpar a placa bacteriana.
5

Também existem remédios caseiros que podem ajudam a melhorar a aparência dos seus dentes, de maneira a ficarem mais limpos e brilhantes do que nunca. De seguida, explicamos para você alguns remédios caseiros para os dentes que são muito fáceis de preparar e muito eficientes:

  • Óleo de girassol: a cultura hindu aproveita este óleo para limpar a placa bacteriana. Este ingrediente trata problemas da boca e além disso elimina as toxinas que estão armazenadas na nossa boca. Recomenda-se sobretudo fazer enxagues com óleo de girassol se sofre de infeções, problemas nas gengivas, gengivite, etc.
  • Bicarbonato de sódio: para eliminar o tártaro dos dentes de forma natural sempre se usou este remédio caseiro. Para isso, terá apenas que misturar um pouco de bicarbonato em água e colocar a escova de dentes na mistura. Depois lave os dentes normalmente e pouco a pouco verá como os seus dentes estão mais limpos.
  • Casca de laranja: a vitamina C desta fruta consegue que as bactérias que crescem nos dentes desapareça. Para isso, terá apenas que pegar na casca e esfregá-la sobre os seus dentes todas as noites antes de ir dormir.
6

Para manter uns dentes limpos e sem tártaro é fundamental que leve a cabo uma rotina de higiene e alguns hábitos de vida que conseguirão fazer com que os seus dentes estejam perfeitos. De seguida, damos-lhe alguns conselhos básicos para incorporar no seu dia a dia:

  • Lavar os dentes depois de cada refeição: assim eliminará qualquer resíduo que possa ter ficada nos dentes e, evitará a formação de bactérias.
  • Pasta de dentes natural: porque as químicas têm substâncias químicas que são muito agressivas com o pH da boca.
  • Uso diário de fio dental: todas as noites, antes de ir dormir, passe o fio dental entre os dentes para eliminar qualquer resto que possa ter ficado depois de escovar os dentes.
  • Limpeza dental 1 vez por ano: é importante que pelo menos anualmente consulte um dentista para fazer uma limpeza profunda e profissional.
7

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como remover a placa bacteriana, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde dentária.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como remover a placa bacteriana

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como remover a placa bacteriana
1 de 5
Como remover a placa bacteriana