Deslocar o ombro

Como saber se desloquei o ombro

Como saber se desloquei o ombro

A luxação ocorre quando dois ou mais ossos se deslocam do seu ponto de articulação normal, sendo que isso é muito comum nos ombros das pessoas até aos 30 anos. Porém, nem toda a lesão no local indica que houve um deslocamento. Quando ocorre, entretanto, é preciso colocar o osso no local certo novamente. Se você está com uma dúvida sobre como saber se desloquei o ombro, confira as informações que o umComo.com.br tem para dar a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como tratar um ombro dolorido

Passos a seguir:

1

É relativamente comum que as pessoas desloquem o ombro, pois essa é a articulação que mais consegue se movimentar. Por isso também, o mais frequente é que o problema ocorra justamente do lado que a pessoa usa mais. Até por volta dos 30 anos os deslocamentos são mais corriqueiros, porque ao chegar aos 40 anos os ligamentos se tornam menos elásticos e as pessoas automaticamente reduzem o uso dessa articulação. No entanto, é um problema que pode afetar qualquer pessoa, inclusive, quando realizam esforços extras que sobrecarregam os ombros ou têm algum trauma na região.

Como saber se desloquei o ombro - Passo 1
2

Para saber se deslocou o ombro, é importante compreender que o deslocamento pode ocorrer para a frente, para trás ou para baixo, sendo que o mais comum dos casos é para a frente. Quando o ombro se desloca por causa de traumas, o mais corriqueiro é que seja na prática de exercícios em que houve exagero e que atinja apenas um ombro, porém, também pode ocorrer em quedas. Esse tipo de luxação é mais frequente no sexo masculino, enquanto no feminino são mais comuns os deslocamentos por motivos hereditários, geralmente, associados a ligamentos dos ombros frouxos. Nesse caso, é possível deslocar o ombro mesmo ao se vestir ou arremessar uma bola.

3

Atividades físicas e mesmo profissionais em que existem movimentos do ombro repetidos excessivamente, como natação, também podem deixar as articulações frouxas, a longo prazo, e provocar deslocamentos. Outra razão são as contrações musculares fortes que ocorrem em pessoas com crises convulsivas. Quando o ombro se desloca, quer dizer que a cabeça do úmero, como é chamado o osso do braço, saiu da escápula, lugar onde há o encaixe. Conforme a gravidade do deslocamento, ele pode apenas causar uma lesão como até mesmo romper músculos e ligamentos.

4

Os sintomas ajudam a identificar o problema, sendo que os mais comuns são dor forte, dormência ou formigamento do braço, movimentos limitados e deformidade visível no ombro. Outros sinais de luxação são quando a pessoa sente que o ombro saiu do lugar, tem falta de coordenação motora no lado machucado e sente fraqueza do braço. Embora seja comum ver em filmes e outros programas as pessoas colocando o ombro deslocado no lugar sozinho, a verdade é que isso exige a ajuda médica.

5

Se forem promovidos movimentos inadequados no lugar onde o ombro deslocou é possível que a lesão se agrave ou mesmo cause sequelas irreversíveis, como artrose, necrose ou limitação permanente dos movimentos. Dessa forma, o mais indicado é ir ao pronto-socorro se for algo grave ou consultar um ortopedista. Para fazer o diagnostico, o médico costuma realizar uma radiografia, ainda mais se for a primeira vez que ocorreu a luxação. Se for apenas um deslocamento sem fratura o profissional realiza uma manobra para colocá-lo de volta ao seu lugar.

Como saber se desloquei o ombro - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se desloquei o ombro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Ygor
eu tava andando de bicicleta e cai
ai eu fico sentindo uma dor no ombro
mais não é tão forte
mais fica muito inchado
Fábio Lana Melo
Eu já mandei o meu comentário.
Fábio Lana Melo
Já fez 3 anos que eu trabalhava numa revendedora de gás eu costumava carregar o botijão de gás no ombro eu acho que eu fiquei com o meu ombro deslocado o ortopedista pediu o exame de ultrassom e olhou o resultado falou que eu tenho bursite.
1 de 3
Como saber se desloquei o ombro