Outros Distúrbios Mentais

Como saber se devo ir ao psicólogo

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 1 outubro 2018
Como saber se devo ir ao psicólogo

Em muitos casos é indicado a uma pessoa consultar um psicólogo. No entanto, por vergonha e outros motivos nem sempre isso é feito. Há também quem não acredite na eficiência de um tratamento com esse profissional. As situações são muitas e se você se estiver perguntando: como saber se devo ir ao psicólogo, veja as informações que o umComo.com.br tem sobre o tema e que podem responder ao seu questionamento.

Também lhe pode interessar: 7 sinais de que precisa de um psicólogo
Passos a seguir:
1

Apenas o próprio indivíduo pode saber quando deve ir a um psicólogo, no entanto, se ele estiver ouvindo muito esse conselho atualmente pode realmente estar na hora de realizar uma visita ao consultório desse profissional. Em praticamente todas as cidades brasileiras existem profissionais da psicologia, muitos, inclusive, que atendem em empresas e instituições. Assim, mesmo quem está com o orçamento curto pode conseguir marcar uma consulta gratuita.

Como saber se devo ir ao psicólogo - Passo 1
2

Agendar a visita, conversar com o psicólogo e avaliar as vantagens de iniciar um tratamento com esse profissional ficam a cargo de cada um. No entanto, é uma experiência que pode ser muito valiosa e por isso a melhor forma de saber se deve ir é indo. Para muitas pessoas, entretanto, isso não é tão simples assim. Essa relutância, inclusive, pode indicar que realmente existe a necessidade de marcar uma consulta. As sessões com o psicólogo, basicamente, trabalham o autoconhecimento, embora existam diferentes técnicas que o profissional possa aplicar durante a consulta.

3

Ao conhecer a si próprio é possível entender melhor algo que está acontecendo e incomodando o indivíduo, o que nem sempre é fácil de identificar sem a orientação de um profissional. Você também pode achar que sabe o motivo da sua preocupação, mas quando a resolve percebe que a sensação de desconforto continua. Mais uma situação que indica que pode ser importante não tardar mais uma consulta com o psicólogo. Existem também alguns indícios mais específicos que podem ajudar você a saber quando encaminhar-se ao consultório desse profissional.

4

Se você está com vontade de desabafar com alguém a respeito de algo que ocorreu ou mesmo de um sentimento, mas mesmo conversando com um amigo próximo não adiantou pode ser o indicativo que você precisa ir ao psicólogo. Nem sempre as pessoas íntimas são as melhores ouvintes, pois quando você conta a elas algo que deseja desabafar elas nem sempre se empenham em ajudar você, não por mal, mas porque se identificam com o seu problema e contam algo semelhante que ocorreu com elas. O psicólogo, entretanto, apenas vai ouvir e depois vai ajudar o seu paciente a buscar, sozinho, as respostas das quais precisa.

5

Além disso, algumas situações podem indicar uma maior urgência em agendar a consulta, como quando a pessoa está sentindo uma forte falta de algo ou angústia que não sabe identificar o motivo, quando tem crises nervosas, está com um comportamento diferente do seu normal, anda agressiva e mesmo violenta, parece que não consegue mais controlar os seus impulsos e quando comete excessos incomuns ou toma atitudes das quais se arrepende depois.

Como saber se devo ir ao psicólogo - Passo 5
6

Também é importante buscar ajuda de um psicólogo quando existem dores físicas sem explicações médicas, uma grande tristeza, ansiedade ou descontentamento persistente ou é difícil manter as relações interpessoais. Outros momentos a se considerar a consulta com o psicólogo é quando existem distúrbios de sono, transtornos sexuais, a pessoa sente-se incompreendida, com um cansaço que não tem fim, possui alguma dependência, tem desinteresse pela vida, coloca a sua vida em perigo ou a dos outros e mesmo quando sofreu um forte trauma.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se devo ir ao psicólogo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se devo ir ao psicólogo