Dilatação

Como saber se estou dilatando

Como saber se estou dilatando

Está na fase final da sua gravidez e esperando com ansiedade a chegada do novo membro da família. As últimas semanas da gestação estão carregadas de expectação e, qualquer sinal por pequeno que pareça, nos faz pensar que chegou a hora do parto; no entanto, é importante estar atento ao nosso corpo com o objetivo de evitar viagens apressadas ao hospital que acabem em nada. Em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, como saber se está dilatando e quando é conveniente ir ao hospital para o parto.

Também lhe pode interessar: Como saber se estou ovulando

Passos a seguir:

1

Quando a data aproximada do parto tiver sido calculada, devemos estar atentos a qualquer sinal que indique que a hora chegou. Sem dúvida, quando começa a dilatação e as contrações sabemos que o parto está próximo, no entanto convém prestar muita atenção e não se apressar para evitar sustos desnecessários.

2

A dilatação ocorre quando o corpo começa a se preparar para o parto; neste momento, iniciam-se as contrações frequentes, o tampão mucoso é expulso, processo conhecido como romper a bolsa, e inicia-se progressivamente a expansão do colo uterino até atingir os 10 centímetros de dilatação, momento em que o parto pode ser iniciado.

3

Para saber se está dilatando deverá ser capaz de detectar contrações frequentes e rítmicas que ocorrem em um determinado período de tempo. Uma contração aleatória não é a dilatação, mas se detectar contrações de dor moderada que ocorrem em um período regular, por exemplo a cada 15 minutos, terá então começado o processo de dilatação.

Quando começar a sentir as primeiras contrações deverá contar o tempo que passa entre uma e outra; ao determinar que as dores são constantes poderá afirmar que o seu corpo está se preparando para o parto. É importante anotar em um papel os minutos que passam entre contração e contração para detectar quando a mesma começa a diminuir.

Como saber se estou dilatando - Passo 3
4

O processo de dilatação pode variar de mulher para mulher, sendo mais rápido em quem já teve filhos anteriormente que é no caso das mamães de primeira viagem. Normalmente demora ao redor de 8 horas para dilatar entre 3 ou 4 centímetros, a partir deste momento, se a mulher desejar, pode ser aplicada a epidural.

Desde o momento em que sente as primeiras dores até ao parto passarão várias horas, por isso não há motivo para alarme exceto em determinadas condições que indicamos mais à frente. Se sentir muita dor, convidamos você a ler nosso artigo com conselhos para acelerar o trabalho de parto.

5

Se detectar que as contrações são frequentes e regulares não se apresse, antes de sair correndo para o hospital é conveniente esperar alguns sinais de que o parto está mais próximo. Os obstetras recomendam que, perante as primeiras contrações, a mulher tente exercícios de respiração e relaxamento e se mantenha descansando e cômoda em casa. Tomar um banho de água quente pode diminuir as dores.

Sair correndo para o hospital de forma precipitada pode fazer com que acabem devolvendo você para casa por não estar pronta para o parto, ou que passe muitas horas em um quarto desconfortável ao invés de estar em casa.

Como saber se estou dilatando - Passo 5
6

A dilatação e as contrações começaram, então, quando ir para o hospital?

  • Se as contrações forem produzidas a cada 5 minutos aproximadamente e forem dolorosas e duradouras, é hora de ir ao hospital pois terá começado a atingir a dilatação adequada.
  • Quando a bolsa se romper, lembre-se que isso pode ocorrer de forma repentina e com a expulsão total do líquido, ou pouco a pouco, por gotas. O líquido amniótico é claro e ao detectá-lo é importante ir ao hospital. Tenha muita precaução porque o mesmo costuma ser escorregadio.
  • Se observar sangramento ou líquido amniótico acompanhado de sangue é fundamental que vá o quanto antes ao hospital e avise o seu médico, pois poderia se tratar de uma emergência médica importante de atender rapidamente.
Como saber se estou dilatando - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou dilatando, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Ana Caroline
Estou grávida de 33 semanas estou sentindo fortes dores da Costa para barriga e fica toda dura e um emcomodo na vagina parece que está abrindo uma fisgadas deve procurar um médico ela fica toda molhada e fora um escorrimento marrom que sair na calcinha parecendo sangue já fui ao pronto socorro eles falam que e normal mais acho que não e nao.
rose
quero saber estou com muita dor sai sangue estou de latando
Amanda
Oi estou com 37 semanas e 2 dias, ja faz uma semana que sinto um líquido saimdo aos poucos que chega molhar a roupa e com cheiro de água sanitária é normal isso acontecer .
alibe
Vc deve procurar seu médico
kelly_waltrich
Vc ta perdendo líquido Amniótico, procure seu médico!
Jessica Nayara
Estou com oito meses de gestação minha barriga fica dura e dói as vezes passa
Jamily
Oiiie estou de 28 semanas e comecei a sentir dores e contrações é normal ?
1 de 4
Como saber se estou dilatando