As causas do autismo

Como saber se meu filho tem autismo

Como saber se meu filho tem autismo

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta as habilidades das pessoas, especialmente quanto ao desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais. Os comportamentos não verbais, tais como o contato visual, expressões faciais e gestos, veem-se notavelmente afetados, bem como as formas de relacionamento com outras crianças e inclusive com adultos. O autismo afeta fundamentalmente os meninos, e é um transtorno que não tem cura. A seguir, apresentaremos indicações reais para você saber se seu filho tem autismo.

Passos a seguir:
1

Problemas na comunicação verbal e não-verbal. A criança autista, com um ano de idade não balbucia, não aponta para os objetos nem imita os gestos que os outros fazem, como, por exemplo, se você der tchau com a mão ele não acompanha o gesto. Nestes casos é frequente que até um ano e meio ele não diga nenhuma palavra, não possa explicar o que quer, não siga as instruções que você dá e não responda pelo nome. Também costuma criar e inventar palavras constantemente.

2

Dificuldades para relacionar-se com as pessoas e os objetos. O autista não costuma estar interessado nas outras crianças nem nas pessoas; ele muitas vezes mergulha em um profundo isolamento. Ele não costuma manter contato visual e também não parece reconhecer os sentimentos das outras pessoas nem costuma expressar seus próprios sentimentos.

3

Conduta estereotipada. A criança autista, estabelece uma rotina ou ritual específicos que são anormais devido à sua intensidade. Por exemplo, ele está sempre com um mesmo objeto ou tocando-o ou mantém meticulosamente a ordem dos sapatos. Qualquer modificação nesta conduta desencadeia condutas agressivas como esperneios ou cenas escandalosas e fora de lugar.

4

Hiperatividade, passividade e rejeição ao contato físico. Em determinados momentos, ele costuma ter uma conduta hiperativa, não fica quieto, move-se de um lado para o outro. Em outros momentos, parece estar mergulhado em uma passividade tranquilizadora. As crianças autistas não gostam de ser tocadas, de que tentem levantá-las ou de qualquer tipo de contato físico.

5

Ela não é consciente dos possíveis perigos. Atua com total falta de consciência frente a perigos que podem afetá-la de alguma maneira. Como, por exemplo, pôr as mãos no fogo ou atravessar a rua sem prestar atenção.

6

Sensibilidade extrema. As crianças com autismo são extremamente sensíveis aos sons, ao tato, ao olfato e ao paladar. Por exemplo: o ruído de um alarme pode ser um som perturbador para ela ou ela pode sentir que determinada roupa lhe dá coceira.

7

Movimentos repetitivos. Costumam ter uma série de movimentos que realizam continuamente, como, por exemplo, fazer gestos com as mãos ou mover determinada parte do corpo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu filho tem autismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Faça uma consulta com um médico especialista se você acha que seu filho pode ser autista.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Leticia Lacerda
Adorei o artigo. Ja passei por isso e hoje posso passar minha experiencia adiante com mais seguranca e leveza.
Alice Dos Santos
gostaria de saber se meu filho e autista pois li a materia e ele tem a maior parte d td que diz mas n tenho condiçoes de paga um especialista
D.M.R
Acho que tenho alguns disturbios,pois não consigo olhar nos olhos das pessoas,eu fico distante das pessoas,tipo não consigo ter uma vida social...Eu sou bem diferente das outras pessoas,não consigo manter uma conversa,sons de carros,motos,trator me assustava muito e a minha mãe falava que eu ficava meio "perdida" depois de ouvir esse barulhos,minha mãe me levou a um médico quando eu tinha meus 3 ou 4 anos e ele falou que era nada! Mas eu tenho certeza que eu sou uma autista!
Gisele Ferreira de mendonça
Meu filho e a grecivo mórde às roupas e tem mania esquisita pode ser autismo
Simone Rodrigues
As características podem aparecer após 1 ano e meio . Até essa idade a criança pode apresentar todos as características normais como olhar imitar baubuciar má má com função. E depois começar a perder essas funções. Meu filho e autista tardio. As características vieram com quase 2 anos. Hj ele tem 3 anos e 8 meses faz tratamento ABA terapia ocupacional e fono. Esta evoluindo muito graças a deus mas com suas limitações.
Roperto baiva
Sempre quis ser autista
Como saber se meu filho tem autismo