A saúde das crianças

Como saber se meu filho tem lombrigas

Como saber se meu filho tem lombrigas
Imagem: crecerfeliz.es

A oxiuríase, mais conhecida como lombriga intestinal, é uma parasitose muito comum nas crianças em idade pré-escolar e escolar que embora não cause grande dano, é importante ser detectada para ser curada por completo mediante um tratamento farmacológico antiparasitário. As lombrigas intestinais são parasitas brancos e muito finos que habitam no intestino grosso e a infecção é adquirida quando são ingeridos de forma involuntária os ovos microscópicos destes, os quais se encontram nas mãos das pessoas infectadas, sobretudo nas unhas, e nos objetos que tenha tocado com elas. Para detectar estes parasitas nas crianças é importante permanecer atento se a criança apresenta alguns dos sintomas que mostramos no seguinte artigo de umComo.com.br; eles ajudarão a saber se o seu filho tem lombrigas.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu filho tem adenoide

Passos a seguir:

1

Geralmente os sintomas de oxiuríase costumam aparecer quatro semanas após o contágio. Este é o tempo que estes parasitas intestinais precisam para atingir a fase adulta e se reproduzir, o que ocorre nas margens do ânus e suas proximidades.

2

Os principais sintomas que podem demonstrar que seu filho tem lombrigas intestinais é apresentar coceira, prurido, ardor e dermatite na região anal e suas proximidades. Estes sinais aparecem, normalmente, durante a noite enquanto a criança dorme, pois é neste momento que as lombrigas descem para depositar seus ovos. Estes sintomas podem produzir nas crianças um estado de irritabilidade e nervosismo, provocando-lhes, portanto, um sono agitado, pesadelos e inclusive sonambulismo.

3

Perante estes sintomas, para saber se o seu filho tem lombrigas, você pode recorrer ao seguinte método. Espere duas ou três horas após a criança ter dormido e verifique com muita atenção sua zona perianal. Para fazê-lo, separe as nádegas com a mão e com a ajuda de uma lanterna, ilumine a zona do reto e verifique se há rastro destes parasitas, pois são visíveis a olho nu.

4

As lombrigas intestinais também podem ser visíveis nas fezes da criança, por isso, se o seu filho sofre desta infecção parasitária, suas fezes podem apresentar filamentos esbranquiçados.

5

Outro sintoma que aparece e que pode indicar que seu filho tem lombrigas é a coceira ou prurido na zona dos genitais, provocando irritação e inflamação devido aos arranhões frequentes. Portanto, o fato de ver continuamente a criança se coçando ou apresentando qualquer incômodo é um sinal de alarme, por isso devemos averiguar do que se trata.

6

No caso das meninas, a infecção pode chegar à vagina ou à uretra, o que ocasiona irritação vaginal, coceira e possíveis incômodos ao urinar.

7

Fique atento a todos estes sinais para saber se o seu filho tem lombrigas e perante qualquer um deles, leve a criança ao pediatra para que seja examinada e receite o melhor tratamento para curar a infecção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu filho tem lombrigas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Elizangela
oi bom dia,gostaria de saber se a lombriga da dor na barriga e vomito? e tbm ueria saber se pode ser por causa de brinquedo? isso e mito ou verdade
Juliana
Ola, Boa tarde. Você esta confundindo as parasitoses. O Ascaris lumbricoides popularmente conhecido como lombriga é um helminto do intestino delgado e que não tem relação com a oxiurose que é uma infecção causada por um helminto conhecido como Enterobius vermicularis um helminto do intestino grosso e cuja infecção tem como sintoma mais comum a coceira da região perianal/anal.
tatiana
ok porém vc não respondeu se da vômito e dor na barriga pois meu filho sente isso é já o levei várias vezes ao medico e eles dizem que ele não tem nada fazem ultra sono rx exame da sangue urina e nunca da nada só não fiz de fezes ainda mas os médicos não pedem
fernanda
Me ajudou mas nem tanto vcs tem que pensar se é uma criança que esta lendo e serem mais específicos vcs devem colocar oque fazer para evitar a lombriga e o que é o melhor a se fazer se a criança passar mal
Imagem: crecerfeliz.es
Como saber se meu filho tem lombrigas