As pessoas obesas

Como saber se sou obeso

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como saber se sou obeso
Imagem: madrimasd.org

Sofrer de sobrepeso ou obesidade pode afetar gravemente sua saúde e aumentar as possibilidades de sofrer de doenças que afetem o coração, a tensão arterial, a saúde dos ossos, o colesterol e o correto funcionamento de nossos órgãos vitais. Há diferentes métodos para saber se você é obeso e em umComo vamos revelá-los para que saiba se você sofre desta doença.

Continue lendo e encontrará a resposta à sua pergunta "Como saber se sou obeso?" com instruções simples que ajudarão você a determinar sua situação de saúde atual.

Também lhe pode interessar: Por que ocorre a obesidade

Índice

  1. Calcule seu IMC
  2. Meça o perímetro de sua cintura
  3. Consequências da obesidade

Calcule seu IMC

Uma das maneiras mais fiáveis que ajudarão você a saber se é obeso é calcular o Índice de Massa Corporal, isto é, a quantidade de massa que seu corpo tem no que se refere à relação entre peso e altura.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha o uso deste cálculo do IMC para determinar a quantidade de gordura corporal que você tem acumulada; é um cálculo muito simples e prático que pode ajudar qualquer pessoa a saber se está em uma condição física de sobrepeso ou obesidade.

A maneira de calculá-lo é muito simples: basta dividir seu peso (em quilogramas) por sua altura expressada em metros e elevada ao quadrado. Por exemplo, se você pesa 65 kg e mede 1,65cm, deverá fazer a seguinte fórmula:

  • 65 / (1,65 x 1,65) = 24 IMC

Na imagem anexa pode ver a tabela de resultados que deverá verificar para saber o resultado obtido desta fórmula. No exemplo que demos, sairia que a pessoa com 24 IMC não está em uma situação de sobrepeso, mas que está normal.

Se ainda não ficou claro, neste artigo de umComo explicamos-lhe passo a passo como calcular o IMC.

Como saber se sou obeso - Calcule seu IMC

Meça o perímetro de sua cintura

Outra maneira que existe para poder saber se você é obeso é com a ajuda de uma fita métrica. Coloque-a embaixo das costelas, na região onde começa a se formar a cintura; calcule qual é o tamanho que marca na fita e contraste com a tabela que lhe oferecemos a seguir:

  • Você tem um corpo saudável: Se for homem e a cintura mede menos de 94 cm, ou se for mulher e a cintura mede menos de 80 cm.
  • Está ligeiramente com sobrepeso: Se for homem e tem entre 94 cm e 102 cm, ou se for mulher e o número que sai estiver entre 80 cm e 88 cm.
  • Sofre de obesidade: Se for homem e o número de sua cintura atinge mais de 102 cm ou se for mulher e atinge mais de 88 cm.
Como saber se sou obeso - Meça o perímetro de sua cintura

Consequências da obesidade

A obesidade é uma doença física que pode acarretar graves problemas de saúde que vão desde a fadiga ao mau funcionamento de alguns de nossos órgãos vitais. Entre as consequências da obesidade de graus mais graves encontramos as seguintes:

  • Aparecimento de diabetes do tipo II.
  • Aparecimento de hipertensão arterial.
  • Problemas cardiovasculares.
  • Artrose.
  • Mais risco de padecer de câncer de cólon, de mama ou gastrointestinal.

Se você padece de obesidade, é importante que vá a um médico para mudar seus hábitos de vida e optar por práticas mais saudáveis: uma alimentação equilibrada e praticar exercício todos os dias são os melhores aliados para gozar de uma boa saúde.

Como saber se sou obeso - Consequências da obesidade

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou obeso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: madrimasd.org
1 de 4
Como saber se sou obeso