Andropausa

Como saber se tenho andropausa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 abril 2020
Como saber se tenho andropausa

Todos sabemos que as mulheres, uma vez que os seus níveis de estrogênio comecem a diminuir, enfrentam a menopausa, com sinais e mudanças tão notáveis que são impossíveis de ignorar.

No entanto, os homens enfrentam também um processo similar, embora com sinais menos evidentes, conhecido como andropausa em que os níveis de testosterona, a hormona masculina, começa a baixar. Quer conhecer mais sobre este tema? Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como saber se tenho andropausa.

Também lhe pode interessar: Como tratar a andropausa

Índice

  1. Porque se inicia a andropausa?
  2. Sintomas da andropausa
  3. O que fazer?

Porque se inicia a andropausa?

A diminuição na produção de testosterona, a hormona sexual masculina, marca o início de uma nova etapa para os homens, que se apresenta com algumas mudanças físicas e psicológicas.

Embora menos notável que nas mulheres quando entram na menopausa, pois não existe nenhum sinal tão palpável como no caso das mulheres, claramente o homem enfrenta um processo de transição que pode durar vários anos e que dará passo a uma nova etapa de maturidade na sua vida. A andropausa pode iniciar-se entre os 45 e os 55 anos de idade.

Sintomas da andropausa

Para saber se está entrando na etapa da andropausa, basta prestar atenção aos seus sintomas mais habituais. Cada homem é diferente e o seu estado de saúde geral marcado pela sua alimentação, peso, atividade física e patologias prévias, poderá marcar o aparecimento de alguns sinais e a ausência de outros.

Os principais sintomas da andropausa são:

  • Redução do impulso e desejo sexual;
  • Ejaculações menos abundantes e com menos impulso;
  • Diminuição da capacidade de fecundar, embora não desapareça completamente como no caso da mulher;
  • Duração menor das ereções;
  • Mudanças de comportamento, o homem começa a pensar sobre aspetos importantes sobre o seu futuro, as suas decisões e a sua vida atual;
  • Perda da tonificação muscular;
  • Aumento de peso ou acumulação de gordura à volta da cintura;
  • Aumento do risco de sofrer de problemas de coração e osteoporose.

O que fazer?

Quando se apresentam os primeiros sintomas da andropausa o melhor é consultar um médico para uma revisão completa que consiga determinar se realmente está a passar por esta etapa.

Dado que a diminuição da testosterona pode ter consequências na saúde geral do homem, é importante uma revisão profissional. A terapia da substituição hormonal costuma ser uma das mais usadas, tanto em casos de menopausa como de andropausa, com a finalidade de facilitar o dia a dia do paciente.

Além disso, é conveniente aumentar a atividade física, evitar o sedentarismo, reduzir o consumo de tabaco e álcool, ter uma dieta equilibrada e realizar atividades de espairecimento que ajudem a melhorar o estado de ânimo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho andropausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se tenho andropausa