Como saber se tenho câncer


Como saber se tenho câncer

Existem dezenas de diferentes tipos de câncer, mas muitos deles partilham os mesmo sintomas. Se você suspeita que poderá estar sofrendo de alguma forma de câncer, é importante que faça um profundo auto-exame para ver se desenvolveu alguma verruga ou sinal novo, caroço estranho ou outros crescimentos irregulares, sobretudo se a sua família tem antecedentes de câncer. Inclusivamente se você tem o que parece ser uma evidência clara da doença, o único verdadeiro caminho para saber com segurança, é através de um diagnóstico médico.

Instruções
  1. Verifique se existem feridas que não cicatrizaram. Em particular, mantenha um controlo sobre as feridas que não melhoram com o passar do tempo, e que cada vez são maiores, doem mais e/ou estão começando a sangrar. Estes são todos sinais de possíveis cânceres de pele.

  2. Examine todos os caroços novos que se desenvolvem no seu corpo. Um caroço repentino e inexplicável pode ser canceroso, especialmente se se encontra na zona da mama nas mulheres, ou na zona do escroto nos homens.

  3. Controle os sinais novos e existentes no seu corpo para ver se mudam de forma, cor e/ou tamanho. Se qualquer destas coisas acontecer, pode ser um sinal de um melanoma, uma forma menos comum de câncer da pele que afeta principalmente os homens de cor branca.

  4. Monitorize a tosse persistente e outros problemas relacionados. O câncer do pulmão pode causar uma tosse persistente, bem como a falta de ar, uma mudança na voa, rouquidão extrema, e inclusivamente tosse com sangue. Se é fumador, deve estar consciente destes sintomas.

  5. Tenha especial atenção perante qualquer sangramento inusual e inexplicável. Por exemplo, se o sangue começa a segregar dos mamilos, do pênis e outros orifícios, pode ser um sinal de câncer nos órgãos internos. Sangue na urina ou excrementos também pode ser uma sinal de câncer.

  6. Consulte um médico. Se você tem algum destes sintomas anteriores e suspeita que pode ser um câncer, marque uma consulta com um médico e faça exames. Esta é a única forma de saber com toda a certeza de que se trata, de que tipo é, e o que se pode fazer para o curar.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a como saber se tenho câncer , recomendamos que entre na nossa categoria de O câncer.
Conselhos
  • Voltamos a insistir que o único veredito para saber se tem câncer ou não é a opinião válida de um médico.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como saber se tenho câncer :


                

4 comentários


07-04-2014 Sara disse:
América, desde já agradeço o seu comentário. A metástase óssea é uma forma de tumor ósseo maligno.
07-04-2014 Sara disse:
Olá Rita, obrigada pelo comentário! Ainda bem que foi útil!
03-04-2014 rita alves disse:
muito boa a matèria a informacao è seguramente a luz para muitos problemas
01-04-2014 América dos santos silva disse:
Olá! Eu gostaria de saber se Metástase óssea, Significa que a pessoa é portadora de algum tipo de câncer, ou se é um câncer nos ossos? Obrigada!