Deslocamento de retina

Como saber se tenho descolamento de retina

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se tenho descolamento de retina

A retina localiza-se na parte de trás do olho e é um tecido transparante. Esta tem como objetivo ajudar a ver as imagens que estão focadas nela, através das córneas e das lentes. O deslocamento de retina ocorre quando a camada externa e interna da retina se separam. Ou seja, é a separação da membrana fotossensível na parte de trás do olho das suas camadas de suporte. Esta condição é frequentemente associada a uma ruptura ou a um buraco na retina, pelo qual podem sair fluídos do olho. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como saber se tem deslocamento de retina.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho miopia
Passos a seguir:
1

Isto ocorre porque a retina se desidrata. Muitas vezes desconhece-se a causa exata do descolamento, mas sabe-se que o risco aumenta com a idade, pela desidratação do humor vítreo, depois de uma intervenção de cataratas ou por ter recebido um golpe em um olho.

2

Ter mais de 10 dioptrias aumenta a probabilidade de apresentar este problema, segundo a Sociedade Espanhola de Retina e Vítreo. Isto acontece porque, quando a miopia é elevada o balão ocular se alonga além do normal, o que faz com que a retina se estique muito e possa descolar.

3

É essencial tratar o descolamento de retina o mais rápido possível para evitar a perda de visão, ainda que no futuro existirão técnicas mais simples, hoje é imprescindível recorrer à cirurgia para reposicionar a retina. Há uma técnica mais inovadora aplicável em pessoas com descolamento por miopia alta que, no momento, só é feita em algumas clínicas.

4

Os sintomas do deslocamento de retina podem ser os seguintes:

  • Aparecimento de pontos negros que se deslocam ao mover o olho, conhecidos como moscas volantes.
  • Sombras em uma área da visão ou flashes de luz.
  • Também se pode notar como se uma cortina escura caísse no campo de visão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho descolamento de retina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Procure seu oftalmologista o quanto antes para ver se tem algum sintoma de descolamento de retina.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se tenho descolamento de retina