Olhos míopes

Como saber se tenho miopia

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 30 janeiro 2020
Como saber se tenho miopia
Imagem: victorathayde.wordpress.com

As doenças dos olhos são cada vez mais frequentes entre a população, que fazem com que a capacidade de visão fique reduzida. Existem vários tipos de problemas de visão e um dos erros de refracção mais frequentes é a miopia. A miopia afeta a visão à distância, ou seja, você terá dificuldades para enxergar objetos que estão longe, e ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina mas sim à frente dela. Se suspeita que sofre de miopia, continue lendo este artigo de umComo e saiba como saber se tem miopia.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho descolamento de retina

Passos a seguir:

1

As pessoas míopes têm um comprimento físico do olho maior, o que faz com que a imagem se forme mesmo antes de chegar à retina. Esta situação faz com que seja mais difícil focar a luz diretamente na retina. E para que a imagem seja nítida, é necessário que os raios de luz fiquem bem focados na retina, caso contrário você irá ver as imagens borradas. Esta condição da visão pode afetar homens e mulheres e, pode ocorrer em crianças em idade escolar. A miopia pode ter causa genética, pessoas com histórico familiar têm mais chances de desenvolver a condição ou pode se dar devido a uma sobrecarga do olho, ao ter realizado trabalhados muito perto. No entanto, outros fatores podem influenciar o aparecimento deste tipo de erro de refração, como fatores ambientais.

Como saber se tenho miopia - Passo 1
Imagem: papofisico.tumblr.com
2

Os sintomas da miopia são os seguintes:

  • Dificuldade em enxergar objetos, pessoas ou textos ao longe, ficando borrados;
  • Começar a apertar os olhos, para que os objetos distantes fiquem mais nítidos;
  • Fadiga ocular;
  • Lacrimejamento;
  • Dores de cabeça.

As pessoas míopes têm tendência a sentar-se muito próximo da tv e a ler livros muito perto. As crianças ou adolescentes podem começar a notar que têm problemas de visão, quando deixam de conseguir ver o quadro-negro nitidamente.

Dica: Confira também e esclareça a dúvida - Pontos pretos na visão, o que pode ser?

Como saber se tenho miopia - Passo 2
Imagem: hospitaldeolhos.net
3

O tratamento da miopia é realizado mediante a utilização de óculos de grau ou de lentes de contato. Para corrigir este problema de visão é necessário uma lente negativa, para diminuir o poder ótico do olho. Para além disso, existe uma cirurgia para corrigir o problema, o LASIK. Uma cirurgia a laser, em que se altera a curvatura da córnea, tornando-a mais esférica e alterando o foco.

Como saber se tenho miopia - Passo 3
Imagem: coopervision.com.br
4

Na maioria dos casos, a miopia é diagnosticada em crianças e adolescentes e, pode piorar com a idade. A miopia pode estabilizar por volta dos 20 anos de idade, quando a pessoa para de crescer, mas também pode acontecer piorar. Cada caso é um caso e, normalmente a cirurgia a laser só pode ser realizada quando a miopia estabiliza.

Como saber se tenho miopia - Passo 4
Imagem: 8ou80foto.com
5

Você pode fazer o seguinte teste de visão em casa. Abra a imagem a vermelho e verde e tape com uma mão um olho e, de seguida tape o outro. Se vir o "O" mais nítido ou mais negro no lado vermelho, é porque talvez você tenha miopia. Você deve fazer este a uma distância de 2,20 m, se tiver um ecrã de 20", a 1,50 m para ecrãs de 17", a 1 m para ecrãs de 15" e a 75 cm de distância para um ecrã de 14". De qualquer forma, deve realizar sempre os exames junto ao seu oftalmologista para confirmar o diagnóstico.

Como saber se tenho miopia - Passo 5
Imagem: essilor.pt

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho miopia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Se apresentar algum dos sintomas acima citados, marque uma consulta com o seu oftalmologista.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: victorathayde.wordpress.com
Imagem: papofisico.tumblr.com
Imagem: hospitaldeolhos.net
Imagem: coopervision.com.br
Imagem: 8ou80foto.com
Imagem: essilor.pt
1 de 6
Como saber se tenho miopia