PARTILHAR

Como são as plantas medicinais mais comuns

Como são as plantas medicinais mais comuns

As ervas medicinais tem sido usadas pelo homem à séculos com a finalidade de aliviar e melhorar vários desconfortos e problemas de saúde. Hoje em dia, são a melhor opção para aquelas pessoas que preferem um tratamento natural para os seus males.

Embora exista uma ampla lista de ervas com propriedades curativas, a maior parte são bastante conhecidas e inclusive recorremos a elas de forma quotidiana para cozinhar ou para nos sentirmos bem. Em umComo.com.br preparamos uma lista para que descubra como são as plantas medicinais mais comuns e os seus efeitos sobre o nosso corpo.

Fotos: Google Images

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do endro
Passos a seguir:
1

A valeriana é uma das plantas medicinais mais populares que existem. Ingrediente ativo em grande quantidade de medicamentos farmacêuticos, é indicada para quem sofre de ansiedade, nervosismo ou depressão, além de beneficiar pessoas com outras condições. Consegue-se facilmente em lojas de produtos naturais e também pode plantar-se em casa.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 1
2

Outra erva medicinal que de certeza lhe soa familiar é o ginseng, um ingrediente comum nas bebidas energizantes, e um dos produtos naturais mais indicados para combater a fadiga e para nos mantermos ativos. As pessoas que sofrem do coração ou de depressão encontrarão uma boa solução nesta planta, que é usada para melhorar diversas condições.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 2
3

São poucos os que não conhecem o aloe vera ou babosa, os seus benefícios são tão amplos que é sempre recomendável ter um em casa.

Alivia queimaduras e problemas de pele, é usado em diversos tratamentos estéticos, contribui para melhorar certas condições respiratórias, sendo uma das plantas curativas mais versáteis que podemos encontrar, tudo graças ao líquido que se encontra dentro das suas folhas.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 3
4

O alecrim é uma conhecida erva aromática usada habitualmente para cozinhar carnes, pelo que se consegue de forma fácil nos mercados. Mas, para além disso é uma planta cheia de propriedades curativas, melhorando problemas digestivos, respiratórios e musculares. Sem dúvida uma alternativa completa e de fácil acesso.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 4
5

A camomila não é apenas comum, como conta com muitos usos quotidianos. Em quase todas as casas podemos encontrar chá de camomila, que ajuda a melhorar transtornos digestivos, acalmar os nervos e diminuir a irritação, por isso é uma das plantas medicinais mais populares.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 5
6

O dente de leão também se encontra em abundância em lojas de produtos naturais e venda de plantas. Usado muitas vezes para decorar jardins, é uma planta cheia de muitos benefícios. Depura, melhora o trânsito intestinal e favorece pessoas com problemas de colesterol, sem dúvida um grande aliado para a nossa saúde.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 6
7

Outra das ervas aromáticas por excelência, é a menta que se utiliza frequentemente na cozinha e em coquetéis, mas além disso conta com propriedades medicinais. Alivia diversos problemas de estômago e é indicada em casos de congestão nasal, catarro e irritação da garganta. Pode adquiri-la em chás, azeite, no mercado ou plantando-a em casa e dispor dela quando necessitar.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 7
8

A equinácea é uma das melhores plantas medicinais para estimular e beneficiar o sistema imunológico Ideal para quem deseja manter-se saudável sem recorrer à medicina tradicional, é usada popularmente para aliviar os sintomas do resfriado. A sua bonita aparência permite tê-la no jardim, muito próxima de nós para a usar sempre que seja necessário.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 8
9

Quantas vezes não usou já a salsa para cozinhar? Sabia que é também uma erva medicinal? Pois é! Para além do seu uso culinário conta com outras propriedades, sendo um excelente antioxidante e uma grande alternativa para manter a saúde dos rins. É muito simples de plantar em casa, embora também se possa conseguir com facilidade em qualquer mercado.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 9
10

A sálvia é uma planta medicinal popular e comum, usada pelo homem à centenas de anos. Uma das suas propriedades mais destacadas é a sua capacidade de combater efetivamente as bactérias e cicatrizar feridas e cortes. É além disso outra das opções bastante simples para plantar no seu jardim, decorando ao mesmo tempo que se torna útil para a saúde.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 10
11

Um derivado da menta, com uma característica e sabor refrescante, é a hortelã que também se usa habitualmente na cozinha e na elaboração de coquetéis. Entre as suas propriedades destacam-se os seus efeitos curativos sobre distintos problemas de estômago e respiratórios, assim como a sua capacidade para diminuir a dor. Pode-se semear em casa ou comprar-se em qualquer supermercado.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 11
12

Os pratos feitos com tomilho contam com um sabor deliciosa, esta é uma das razões que tornou popular esta erva aromática, que para além disso conta com propriedades medicinais. Melhora a digestão, alivia condições respiratórias e mantem longe os insectos, estas são algumas das suas maravilhosas qualidades.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 12
13

Outro rei da cozinha é o coentro que fica bem em saladas, sopas e guisados, mas também ajuda o nosso corpo a melhorar certos males. Vários problemas de estômago, a insônia e até a fadiga poderá encontrar uma melhoria graças à administração desta erva aromática comum.

Como são as plantas medicinais mais comuns - Passo 13

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são as plantas medicinais mais comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Alan de Freitas
Estou com uma afta nos lábios e gostaria de saber como faço para eliminá-la saindo deste incomodo?
aguinaldo
gostaria de saber se existe um catalogo com todas(ou a maioria da ervas medicinais)usadas, se sim, tem como me enviar pra mim, ou como pesquisar,pois estou querendo fazer um ervanário em minha casa com as ervas mais populares,pois sempre gostei desta área da medicina(ervas)obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aguinaldo, não temos uma lista com todas as plantas medicinais que existem. Mas nesse link poderá ver como cultivar algumas delas: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cultivar-plantas-medicinais-14397.html Espero que ainda assim seja útil para você :)
Como são as plantas medicinais mais comuns
1 de 14
Como são as plantas medicinais mais comuns

Voltar ao topo da página ↑