Diálise

Como são os cuidados do acesso vascular para a hemodiálise

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como são os cuidados do acesso vascular para a hemodiálise
Imagem: dialisisyhemodialisis.wordpress.com

O acesso vascular é um cateter que permite filtrar o sangue do organismo pela máquina de diálise, eliminando as substâncias que o rim do paciente renal não pode eliminar. Existem dois tipos de cateteres para a hemodiálise e ambos cumprem a mesma função. O acesso temporário é um tipo de cateter para curto prazo e pode ser colocado na artéria jugular, subclávia ou femural. E, por outro lado, o acesso definitivo reconhecido por FAV ou fístula. Ambos os acessos vasculares precisam de cuidados específicos e em umComo.com.br vamos explicá-los.

Índice

  1. Cuidados do acesso vascular temporal
  2. Possíveis problemas do acesso vascular temporal
  3. Cuidados da FAV ou fístula

Cuidados do acesso vascular temporal

Quando um paciente é portador de um acesso vascular temporal, é necessário ter uma higiene pessoal minuciosa para prevenir possíveis infecções; durante o banho deve manter a zona de implantação e o cateter protegidos com um apósito impermeável e recomenda-se que as higienes sejam curtas (o tempo pode ser otimizado, lavando a cabeça à parte).

É importante que o orifício de inserção do cateter permaneça sempre tampado e que seja curado de forma estéril. Você deve ser rigoroso porque a via que está aberta é uma veia central.

Possíveis problemas do acesso vascular temporal

É importante comunicar à enfermeira ou médico se existe dor ou calor na zona de inserção e, também, o aparecimento de febre. Perante a dor, inchaço ou mudança de cor do membro onde está disposto o cateter temporário, é imprescindível avisar o pessoal especializado; são sintomas de infecção e hipoperfusão sanguínea.

Caso o cateter quebre, terá de pinçá-lo e entrar em contato com a Unidade de diálise. Você também deverá avisar quando o cateter sair do orifício e exercer pressão sobre o ponto para reduzir a hemorragia.

Cuidados da FAV ou fístula

Os cuidados da FAV são realizados para o bom desenvolvimento, a conservação e a manutenção da fístula. Faça exercícios de dilatação para que a fístula tenha um melhor desenvolvimento; pode ser feito com a ajuda de uma bola de borracha realizando compressões durante 10 minutos a cada hora.

Para favorecer a dilatação das veias e fortalecer a pele, é recomendável introduzir o braço em água morna com sal (aproximadamente uma colher de sopa de sal por litro) três vezes ao dia.

Evite usar jóias ou roupas que apertem o braço portador da FAV e, também, evite dormir sobre esse braço ou carregar objetos pesados. Nunca permita usar a fístula para a extração de sangue ou a administração de medicamentos.

Assim que for necessário efetuar a higiene da fístula lave-a com água e sabão antes da sessão de diálise e em caso de dor, vermelhidão ou calor na zona, avise o serviço de nefrologia.

Caso exista sangramento no ponto de inserção da FAV, exerça compressão sobre o ponto; se a hemorragia não ceder, vá a um serviço de urgências.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são os cuidados do acesso vascular para a hemodiálise, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: dialisisyhemodialisis.wordpress.com
Como são os cuidados do acesso vascular para a hemodiálise