Dieta para um Ataque Cardíaco

Como se alimentar após sofrer um infarto

Como se alimentar após sofrer um infarto
Imagem: wellnessindustry-bunny.blogspot.com

Não é nenhum segredo que o estresse e a má alimentação influenciam de forma importante na saúde de nosso coração. Por isso, depois de superar um infarto devemos implementar novas mudanças em nossa vida, e a forma como comemos é fundamental, pois o paciente deve respeitar as restrições estabelecidas por seu médico para se recuperar e estar saudável. Em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você saiba como se alimentar após um infarto.

Também lhe pode interessar: Como se exercitar após um infarto
Passos a seguir:
1

A primeira mudança que devemos fazer para aprender a se alimentar após um infarto é evitar a ingestão exagerada de alimentos. Alimente-se sempre com moderação e prefira 5 alimentos, que seriam o café da manhã, lanche no meio da manhã, almoço, lanche à tarde e jantar, em lugar de três refeições muito exageradas.

2

O jantar sempre deve ser rápido e é conveniente que a ingestão seja ao menos duas horas antes de ir dormir, desta forma permitimos que o estômago faça a digestão, reduzindo o peso estomacal e favorecendo a saúde.

3

Considere também o tamanho das porções. Depois de um infarto é muito importante não se exceder, então coma sempre de forma moderada para favorecer o seu coração.

Também é importante que, depois de qualquer refeição, façamos uma breve pausa para bate-papo de 10 minutos para ajudar o nosso corpo a iniciar a digestão de forma adequada, portanto esqueça de exercícios ou das atividades de esforço logo após as refeições.

4

Depois de superar o infarto, deve tomar consciência de que é necessário realizar uma mudança total nos hábitos, por isso há alimentos que devemos limitar, e se possível eliminar da dieta, por exemplo:

  • As frituras e comidas gordurosas. Prefira sempre os pratos preparados no forno, grelhados, cozidos ou a vapor.
  • Diminua consideravelmente o consumo de sal na dieta. É possível dar sabor às refeições de outra forma, descubra como substituir o sal ao cozinhar.
  • Limite o consumo de alimentos com muita gordura e sal como os embutidos, as sopas em pó, entre outros.
  • Limite o consumo de carnes vermelhas e opte sempre pela proteína de animal magra como o frango, o peru e o pescado.
  • Escolha sempre os laticínios desnatados. Convém evitar a manteiga e os queijos fermentados.
  • Aumente o consumo de frutas e verduras e tente faze uma dieta equilibrada e sem excessos.
  • Adicione à sua dieta alimentos bons para o colesterol, pois eles ajudarão a controlar os níveis, favorecendo sua saúde.
5

Se for muito difícil realizar todas essas mudanças em sua alimentação, é importante consultar um nutricionista para encontrar alternativas que possam ser convenientes para você.

Além disso, é muito importante juntar o exercício moderado à sua rotina, sempre consultando seu médico. Depois de um infarto, a atividade física é uma grande aliada para melhorar a saúde de nosso coração.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se alimentar após sofrer um infarto, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Sidinai Marques Da Costa
Boa noite gostaria de saber qual a melhor forma de ajudar uma pessoa que sofreu um infarto.Qual a melhor forma de alimentaçao e se o omega 3 seria uma boa sugestão
Izabel Tereza Toscano Bezerra
Há quatro meses, sofri um IAM e graças a Deus, estou contando a história. O problema é que fiquei traumatizada com a alimentação e não sei o que devo e o que não devo comer. Já li vários artigos e sigo a dieta, mas gostaria de saber se posso me alimentar normalmente de tudo, exceto os proibidos, que já sei quais são.
Imagem: wellnessindustry-bunny.blogspot.com
Como se alimentar após sofrer um infarto