Tratar o joanete

Como se cura o joanete

Como se cura o joanete
Imagem: x-tu-salud.blogspot.com

Ao falar de um joanete, nos referimos à "saliência ou deformação da articulação do dedo grande do pé com o metatarso", segundo o dicionário Aurélio. Esse é um dos problemas podológicos mais comuns, e entre as principais causas encontra-se a herança familiar e o uso de sapatos muito apertados, portanto é fundamental saber escolher o calçado se você tem joanetes. Além do mais, as pessoas que padecem esta doença, se perguntam como eliminar joanetes sem cirurgia e é por isso que no umCOMO lhe explicamos como se curam os joanetes.

Também lhe pode interessar: Como escolher o calçado se tenho joanetes
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos visitar um podologista ou médico especialista ainda nos primeiros sintomas de aparecimento de um joanete. Se começar a sentir dor na zona lateral do dedão do pé ou notar que começa a aparecer uma deformidade, não hesite em visitar um centro médico.

2

Para diminuir a dor causada pelos joanetes, aqueles que os padecem deverão usar sapatos apropriados, que não sejam muito apertados nem constrinjam esta deformidade. É importante saber como escolher o calçado se você tem joanetes para não piorar a situação.

3

Da mesma forma, podem ser usadas palmilhas que protegerão o dedo afetado e evitarão o aparecimento e/ou crescimento de joanetes.

4

Também podemos usar corretivos noturnos para joanetes com o intuito de diminuir a dor e principalmente evitar a evolução do joanete, pressionando na articulação. A intenção é alinhar progressivamente as partes macias e as articulações sem prejudicá-las.

5

Se o joanete estiver inchado e a zona avermelhada, podemos colocar gelo sobre a área dolorida para reduzir a inflamação. Lembre-se de cobrir o gelo com um pano para que não entre em contato direto com a pele.

6

Nos casos nos quais os joanetes causem muita dor ou a deformidade for excessiva, você deverá recorrer à cirurgia para curá-los. Existe um grande número de técnicas cirúrgicas para tratar um joanete, entre elas a que consiste em "lixar" a protuberância do osso, ou cortar ou melhorar seu alinhamento, assim como liberar os tecidos macios comprimidos para restabelecer a articulação. O médico especialista é que decidirá que tipo de operação é melhor em cada caso, em função do tamanho da deformação, a idade do paciente, se existe artrose na articulação, etc.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se cura o joanete, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Aline Siqueira
Muito bom o esclarecimento do site!< Pesquisei bastante e encontrei esse protetor que resolveu meu problema de joanete, chama Valgonete e comprei direto do site mesmo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aline! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
ilma martins de morais
sinto dores nos tornozelos e no peito do pé tenho joanete e já está me incomodando o posso fazer pra aliviar?
DIONE
qual é o nome do médico especialista que se para fazer o tratamento de joanetes
Rosane Calegari
como posso curar ou não deixar crescer mais o joanete.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosane, pode conferir nesse link como pode prevenir os joanetes: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-prevenir-os-joanetes-15414.html
Imagem: x-tu-salud.blogspot.com
Como se cura o joanete