O esperma

Como se formam os espermatozoides

Como se formam os espermatozoides
Imagem: informe21.com

Para a fecundação do óvulo e posterior reprodução humana, é necessário contar com um bom nível de esperma, no entanto, muito poucas vezes nos perguntamos que processos intervêm na criação do mesmo. Desde a puberdade e até o fim da sua vida o homem começa a produzir esperma, mas como se formam os espermatozoides? Em umComo.com.br explicamos detalhadamente.

Também lhe pode interessar: Como engravidar colocando os pés para cima
Passos a seguir:
1

Nos testículos é onde se produzem os espermatozoides. Dentro deles se encontram os túbulos seminíferos encarregados da formação dos espermas, bem como também da geração da testosterona, o hormônio masculino.

Como se formam os espermatozoides - Passo 1
Imagem: www.clinicadam.com
2

Quando o homem entra na fase da puberdade, desenvolve-se uma grossa parede nos túbulos seminíferos conhecida como epitélio seminífero, que se compõe de dois tipos de células, uma delas são as células germinais, que contam com 46 cromossomos cada. Estas representam o primeiro passo de uma célula para se transformar em espermatozoide.

3

Estas células se dividem várias vezes com a finalidade de produzir os espermatócitos primários, que da mesma forma que suas predecessoras contam também com 46 cromossomos. A divisão ocorre uma vez mais para dar passagem à formação dos espermatócitos secundários, que contam desta vez com 23 cromossomos.

4

Dos espermatócitos secundários formam-se as espermátides e finalmente os espermatozoides, que acabarão contando com 23 cromossomos. Dado que o DNA humano tem 23 pares de cromossomos, isto é, 46 ao todo, para a formação de um embrião é necessário também os 23 cromossomos proporcionados pelo óvulo feminino no processo da fertilização.

5

O processo de formação de um espermatozoide, anteriormente descrito, produz-se constantemente nos túbulos seminíferos da puberdade até o final da vida do homem. Se o homem está em bom estado de saúde pode produzir diariamente muitos milhões de espermatozoides.

6

Durante algumas semanas os espermatozoides se alojam no epidídimo, onde realizarão o seu processo de amadurecimento absorvendo os nutrientes necessários para melhorar sua qualidade. Dali vão ao duto deferente e finalmente passarão à vesícula seminal, para serem expulsos através do conduto ejaculador.

Como se formam os espermatozoides - Passo 6
Imagem: fertilab.net

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se formam os espermatozoides, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Euritice Pimenta
Porque que algumas mulheres grávidas menstruam ?
Editor umComo.com.br
Oi Euritice! Confira as informações desse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/gravida-pode-menstruar-27702.html
Imagem: informe21.com
Imagem: www.clinicadam.com
Imagem: fertilab.net
1 de 3
Como se formam os espermatozoides