Amigdalite

Como se manifesta a faringite aguda

Como se manifesta a faringite aguda

A faringite aguda é uma doença aguda que irrita e inflama a faringe e as amígdalas. Tem muito bom prognóstico na maioria dos casos e cura-se sozinha, sem tratamento específico. A sua incidência aumenta no inverno, e a sua etiologia é viral ou bacteriana, sendo esta indistinguível clinicamente, apenas mediantes estudos. Neste artigo de umComo vamos lhe explicar como se manifesta a faringite aguda.

Também lhe pode interessar: Como se contagia a faringite
Passos a seguir:
1

A faringite é uma infeção produzida maioritariamente por vírus que causam a inflamação da faringe, ou seja, da parte posterior da garganta. Esta condição pode ser aguda se se tratar de uma condição passageira ou crônica quando a inflamação da faringe é constante.

Embora a faringite aguda costume ser uma condição leve, a verdade é que a mononucleose infecciosa e a difteria também podem ser doenças produtoras desta inflamação. Pode obter mais informação no nosso artigo sobre quais são as causas da faringite.

2

O principal sintoma da faringite é a dor de garganta, especialmente ao engolir alimentos, como um resultado de inflamação da laringe e, em muitos casos, inclusive dos gânglios linfáticos.

Além disso, destaca-se que nas pessoas que apresentam os gânglios inflamados, estes são dolorosos à apalpação e a protuberância pode ser visível.

Como se manifesta a faringite aguda - Passo 2
3

A nível das amígdalas, ou seja, dentro da cavidade bucal, primeiro observará vermelhidão e inflamação e, no caso da infeção avançar, pode chegar a visualizar placas de pus.

4

Do mesmo modo, uma caraterística típica da faringite é a febre elevada, a qual costuma passar dos 38ºC. No entanto, algumas pessoas não têm a sua temperatura corporal tão elevada durante as infeções de garganta.

Como se manifesta a faringite aguda - Passo 4
5

Outros possíveis sinais relacionados com a manifestação da faringite aguda podem ser:

  • Tosse intensa;
  • Disfonia ou rouquidão;
  • Secreções nasais;
  • Dor muscular;
  • Mal-estar geral.
6

Além disso, recomendamos que consulte outros artigos de umComo que podem ser úteis para você como prevenção da faringite ou para a tratar uma vez que se tenha produzido a infeção:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a faringite aguda, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Paulo
É possível haver faringite sem dor? Porque faz algumas semanas que estou com uma bolinha branca logo abaixo de uma das amígdalas e não sinto nada. Devo me preocupar?
1 de 3
Como se manifesta a faringite aguda