Dor de garganta

Como se pega a faringite

Como se pega a faringite
Imagem: familyhealthdiary.co.nz

Uma das inflamações que acontecem na região da garganta é a faringite, causando dor, irritação, coceira e desconforto na faringe - mais especificamente na parte superior da garganta, que liga a boca e o nariz ao esôfago e à laringe.

Esta infecção é comum acontecer durante o inverno, pois o ar está mais seco e os ambientes fechados facilitam a entrada e transmissão de vírus e bactérias por vias aéreas.

Para que você saiba como se pega a faringite e evitar esta inflamação, em umComo separamos tudo sobre esta inflamação e os cuidados a ter para a evitar.

Também lhe pode interessar: Como se contagia a faringite

Índice

  1. Sintomas da faringite
  2. Quando procurar um médico?
  3. Como tratar os tipos de faringite
  4. Por que temos faringite
  5. Quem a faringite pode afetar?

Sintomas da faringite

Para saber como se pega faringite, primeiro é necessário entender os seus sintomas. É fácil identificar quando se está com faringite, porém é uma doença facilmente confundida com os sintomas de outras inflamações na garganta, como amigdalite e laringite. Seu principal sintoma é a dor de garganta. Tanto no caso da faringite viral quanto na bacteriana, os sintomas são parecidos: membrana mucosa inflamada e coberta de manchas brancas ou pus; febre; inflamação nos gânglios linfáticos do pescoço; glóbulos brancos elevados no sangue.

Quando procurar um médico?

Caso estes sintomas persistam por mais de uma semana, além de aumentar a dificuldade de respirar, engolir e abrir a boca, recomenda-se procurar um médico. Outros sintomas de uma inflamação em estágio avançado - como dor de ouvido, febre muito alta e nódulos no pescoço - também são indícios de que a faringite precisa de cuidados especiais e talvez do tratamento com antibióticos.

Como tratar os tipos de faringite

Podemos "pegar" faringite de dois tipos. Ou seja, existem dois tipos de faringite, a viral e a bacteriana. Cada uma delas possui uma forma de tratar específica. Caso sua inflamação não seja na faringe, existem outros tratamentos indicados para a garganta inflamada.

  • A faringite viral é a mais comum entre as inflamações, causada pela infecção de vírus na faringe. Para tratar este tipo, é possível usar medicamentos, cuidados simples e até alguns remédios caseiros para inflamação de garganta, como qualquer outra infecção viral.
  • Já a faringite bacteriana é causada pela infecção de bactérias - principalmente pela Streptococcus pyogenes. Para este tipo de inflamação, é preciso usar um tratamento específico a base de antibióticos.

Por que temos faringite

Assim como a gripe, o resfriado comum e a mononucleose, a faringite do tipo viral se dá pela infecção de um vírus. Outros fatores que causam a inflamação são a contração de bactérias e também os diversos tipos de alergias e problemas respiratórios devido ao clima, poluição e ar seco, que agravam a situação.

Quem a faringite pode afetar?

Qualquer um corre risco de pegar a infecção, seja por vírus ou bactérias. Porém, crianças são mais suscetíveis a desenvolver o quadro desta doença - 20 a 30%, enquanto em adultos a probabilidade é de apenas 5%.

Outro fator que pode agravar a condição da garganta é o fumo, contribuindo para o surgimento dos sintomas e complicando qualquer inflamação nesta região.

Além disso, ser alérgico a pó, mofo e pelas de animais de estimação também favorece o desenvolvimento da faringite, devido a facilidade de inflamar as vias aéreas, reduzindo as defesas do organismo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pega a faringite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria clara
eu queria saber como se contrai faringite
Imagem: familyhealthdiary.co.nz
Como se pega a faringite