Colonoscopias

Como se preparar para colonoscopia

Como se preparar para colonoscopia
Imagem: mapfre.es

A colonoscopia é um exame em que é inserida uma sonda no cólon e tem fama de ser muito desconfortável para a maioria das pessoas. Você sabe como se preparar? O médico costuma dar instruções sobre o que é preciso fazer antes do exame, mas caso você não tenha essa informação umComo ensina como preparar para colonoscopia nesse artigo. Continue lendo para para garantir que o procedimento corre tranquilamente e sem necessidade de repetir.

Também lhe pode interessar: Como se preparar para uma endoscopia

Preparação na dieta

Existe quem pense que a preparação para a colonoscopia é mais incômoda que o exame em si pois deve começar entre um e três dias antes do exame, variando de acordo com as instruções do seu médico. Acesse esse artigo para saber como funciona o exame. O seu cólon deve estar completamente limpo de fezes para que seja possível ver sem interferências:

  • A sua dieta poderá ou não incluir alimentos sólidos entre e um três dias antes, variando consoante indicação do médico.
  • Em alguns casos você só estará autorizado a ingerir líquidos. Estes são os alimentos mais indicados para a preparação colonoscópica: água, café (puro), chá normal, suco de frutas coado, gelatina, caldo livre de gorduras, picolés, água tônica, água de coco, mel, balas não mastigáveis e bebidas esportivas.
  • Evite qualquer bebida que contenha corante vermelho ou roxo como bebida esportiva de frutos vermelhos ou suco de uva.
  • Os seguintes alimentos são expressamente proibidos: Sucos não translúcidos como suco de laranja e abacaxi, bebidas alcoólicas, leite ou qualquer laticínio, refrigerantes, sopas com pedaços, carne vermelha, grãos, frutas e legumes.

Nota: Quando terminar o exame, faça uma refeição normal para regular o funcionamento do seu organismo.

Como se preparar para colonoscopia - Preparação na dieta
Imagem: fkteach.com

Medicamentos

Informe o médico de todos os medicamentos que toma. Ele vai indicar se alguma dessas drogas deve ser suspensa e o que você deve tomar nos dias que antecedem o exame. Embora a maioria dos medicamentos se mantenha igual em dose, alguns podem ter de ser regulados:

  • Os medicamentos para a diabetes podem ter de ser ajustados de acordo com a diminuição de ingestão de alimentos.
  • Avise o seu médico se usa medicamentos à base de ferro. Esta substância pode atrapalhar a correta visualização do cólon.
  • Se toma remédios anti-coagulantes como varfarina ou heparina, lembre de mencionar isso ao seu médico pois podem ter que ser retiradas amostras de tecido intestinal durante o processo.
  • É habitual a utilização de um laxante forte na noite anterior ao procedimento. O objetivo é causar uma diarreia forte que evacue completamente o cólon de restos que podem atrapalhar o exame.
  • O médico pode, também, recomendar um enema para que o intestino fique completamente limpo.
  • Você irá ao banheiro diversas vezes. Quando a evacuação virar água transparente, o cólon está limpo e preparado para ser examinado.
  • Não se esqueça de beber muitos líquidos para evitar a desidratação da diarreia.

Notas: Não planeje atividades para o dia de preparação da colonoscopia. Você vai estar correndo para a casa de banho a toda a hora. A realização da coloscopia é muito importante para detetar doenças do foro gastrointestinal. Esteja atento para os sintomas dos pólipos.

Como se preparar para colonoscopia - Medicamentos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se preparar para colonoscopia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se você vai fazer uma colonoscopia, garanta que vai acompanhado. Pode ter que ser sedado e necessitar de ajuda a chegar em casa.
  • Reserve um dia de folga ou algumas horas para recuperar da sedação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Angela Navas
me ajudou muito
Imagem: mapfre.es
Imagem: fkteach.com
1 de 3
Como se preparar para colonoscopia