PARTILHAR

Como substituir o sal na cozinha

Como substituir o sal na cozinha

Seu você sofre de hipertensão arterial e outras doenças do coração, com certeza você já deve saber: o excesso de sal é um dos seus piores inimigos. Um dos grandes problemas diante deste quadro é moderar seu consumo, pois isso imediatamente nos faz pensar em alimentos sem sabor. No entanto, são muitas as opções para conseguir que nossas comidas tenham sabor sem a necessidade de usá-lo. Esta mudança beneficiará seu organismo em geral prevenindo a retenção de líquidos e melhorando a sua saúde, por isso em umComo.com.br explicamos como substituir o sal na cozinha.

Também lhe pode interessar: Alimentos permitidos na dieta vegetariana
Passos a seguir:
1

É importante não eliminar o sal completamente das refeições, mas sim moderar muito seu consumo, especialmente quando se sofre de problemas cardíacos ou existe uma propensão genética a eles. Sabemos que em um ensopado ou guisado uma pitada de sal é a mesma coisa que nada, então como conseguir dar sabor às nossas comidas? Pois bem, seguindo estas recomendações:

2

Dê as boas-vindas em sua cozinha às especiarias, os melhores substitutos do sal, que, além disso, darão muito sabor aos seus pratos. Entre as mais conhecidas estão o curry (caril), a pimenta, a noz moscada, a canela, o açafrão, o cravo, a páprica, entre outras. Excelentes opções para experimentar em novas receitas e reduzir o consumo de sal.

3

As ervas aromáticas são outras grandes aliadas na tarefa de substituir o sal ao cozinhar. A salsa, o tomilho, o manjericão, o orégano, o louro, o alecrim, o coentro, são opções maravilhosas que darão a seus pratos um sabor único e especial sem a necessidade de usar sal em excesso. Experimente-as e você vai ver como suas comidas deixarão de ser insossas.

4

Evite os temperos e os caldos comerciais, se comprar algum confira que tenha pouco sal. Além disso, você pode fazer pratos com ingredientes que por si só já contenham um pouco de sal como o queijo e vegetais como os brócolis ou o espinafre.

5

Outra alternativa é usar em menores quantidades, mas com um pouco mais de liberdade, o sal light ou o sal marinho, que contêm menos sódio e afetam em menor medida o organismo. Isto não quer dizer que você possa abusar deles, mas são sempre uma boa opção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir o sal na cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Nara Beatriz Duarte
Gostaria que me enviassem dicas de preparo de refeições com pouco sal. obrigada
A sua avaliação:
André Paiva
muito boa a suas dicas, parabens quero esta sempre atualizado com vocês, obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi André! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
airton porto magalhaes
o medico receitou uma dieta sem sal, por problemas renais, como posso substituir o sal na cozinha.
Como substituir o sal na cozinha
Como substituir o sal na cozinha

Voltar ao topo da página ↑