Fobias

Como superar a aracnofobia

Como superar a aracnofobia

A aracnofobia é um medo irracional e intenso das aranhas. Como em qualquer fobia, as pessoas que sofrem disso, chegam ao ponto de limitar sua vida quotidiana em função da mesma. É assim que costumam evitar qualquer lugar onde possam encontrar aranhas, determinando assim o lugar onde vivem, onde tiram férias e inclusive onde passam o tempo livre. As pessoas que sofrem de aracnofobia ao enfrentar-se com uma aranha são invadidos por um forte temor que gera sudorese, taquicardia, náuseas, respiração rápida, entre outros. Se você sofre de aracnofobia, daremos aqui algumas recomendações que irão ajudar a superar esta fobia.

Também lhe pode interessar: Fobias mais comuns
Passos a seguir:
1

Tratamento psicológico. Nestes casos, a Terapia Cognitivo Comportamental costuma ser uma das mais eficazes, já que trabalha sobre a conduta da pessoa para promover a mudança, elaborando estratégias para superar a aracnofobia. Alguns especialistas também recomendam o PNL que procura transformar o medo irracional frente à aranha em uma conduta de calma e relaxamento.

2

Técnicas de relaxamento. Como toda fobia, a aracnofobia é um transtorno de ansiedade, pelo qual, as técnicas de relaxamento e respiração são fundamentais. Estas ajudam a liberar a tensão produzida pela situação fóbica, neste caso, a presença de aranhas.

3

Controle. O passo fundamental para superar o medo de aranhas, consiste em tentar enfrentar a situação. Para isso, é necessário tentar controlar a situação, mas isto deve ser feito gradualmente.

4

Conhecimento. Procure se informar a respeito das aranhas, sobre seu mundo. Se puder, tente também ver fotos de aranhas. Esta é a sua primeira aproximação para poder superar a aracnofobia.

5

Não se limite. Quando você se convencer de que está no controle, procure ir a lugares onde você pode encontrar aranhas, mas você precisa estar tranquilo. Se achar que ainda não é o momento, respeite seus tempos.

6

Pense na situação. Imagina que você encontra uma aranha e elabore estratégias mentais a respeito de como enfrentar a situação. Penso no que você faria, como reagiria. Não se esqueça de que você está no controle.

7

Aproximação. Quando tiver confiança suficiente, comece a se aproximar de aranhas pequenas. Utilize a técnica de respiração para enfrentar esta situação. Mantenha-se tranquilo, respire suave e não permita que o temor te invada. Se você superar este passo, pode seguir adiante e tratar de enfrentar aranhas maiores.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a aracnofobia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se não puder superar a fobia por si mesmo, procure um profissional que ajudará a resolver esta situação.
  • Não existe fobia que não possa ser curada, anime-se a enfrentá-la.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Allanys
Ah cara, pq botou uma foto de uma puta de uma aranha ali T-T mano.. Se eu vejo uma aranha eu simplesmente perco o controle.Ou eu me jogo no chão ou eu saio correndo gritando tentando não deixar meu pé no chão pra ela não subir em mim :-: Mas não tem como! Aah e se eu chego perto de uma aranha, seja ela grande ou pequena, eu ja morro, se eu vejo uma teia de aranha eu morro ._. se eu ver qualquer coisa relacionada a aranha eu morro aah ¬-¬
Yasmin
Maldade numa reportagem dessa botarem de cara foto de uma aranha
eduardo
pq sempre quando eu vejo uma aranha eu fico paralisado sem reação não consigo nem grita e tipo um pavor medo e isso q terrivel pq fico imaginando se eu me mexer ela vai me atacar então acabo ficando com muito medo não consigo grita scrr pq o medo e tanto q começa a chorar de pavor..... oq devo procurar... pfv me mande um email de qual profissional devo procurar pra q eu possa superar esse medo pq ate em momento q eu vo sair tem aranha sinto medo ate das pequenas...
Como superar a aracnofobia