Aprender a gostar de si próprio

Como superar os complexos físicos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 janeiro 2020
Como superar os complexos físicos

Os complexos são respostas criadas pela nossa mente perante algum aspecto que nos diferencia dos outros. Na maior parte dos casos, são pensamentos totalmente irracionais que a pessoa costuma sobrevalorizar e podem inclusive chegar a se tornar uma obsessão. Têm poucas vezes relação com a realidade, mas o importante é identificar o problema e trocar os pensamentos negativos pelos positivos. Em umComo.com.br contamos a você como superar os complexos físicos.

Também lhe pode interessar: Truques para acalmar os nervos
Passos a seguir:
1

O problema dos complexos físicos aparece quando se atingem extremos e se transformam em uma patologia. Trata-se de uma incapacidade para ver o seu corpo tal como ele é. Uma pessoa com complexos observa-se em detalhe e não se aprecia nem um pouco. Inclusive se vê como um objeto que deve ser retocado e melhorado. O perigo de se sentir assim é que pode chegar a paralisar a vida de uma pessoa; pode impedir que ela desfrute da vida, vá à praia, use a roupa que gosta, em suma, ela se fecha dentro de si mesma. Quando existe um complexo, essa imperfeição se torna a causa de todos os fracassos. Durante a adolescência é natural passar por essa fase, mas na maturidade adquire outras dimensões e pode levar a pessoa a sofrer uma grave depressão.

Como superar os complexos físicos - Passo 1
2

O primeiro segredo para conseguir superar os complexos é aceitar a regra de que todos somos imperfeitos. É uma realidade que, quanto antes assumir, melhor, porque será a base sobre a qual seu futuro será criado. Para conseguir se aceitar e se amar assim como é, é recomendável renunciar ao fato de querer agradar todo mundo a qualquer custo porque isso é impossível e, além do mais, terrivelmente angustiante. Pensar constantemente em agradar e ser o que o mundo espera de você, é uma estratégia muito prejudicial para a autoestima.

Um bom conselho para superar seus complexos físicos é se olhar no espelho e se centrar no que mais gosta. Transforme o que considera diferente em um aspecto vantajoso e inclusive especial. Quando se olhar, faça-o com afeto, se olhe como um ser humano bonito de forma intrínseca e deixe de se criticar ou comparar com o resto das pessoas com ideais de beleza padrão. O resto das pessoas não é como você e não é melhor do que você para nada, só pelo fato de cumprir com certos modelos icônicos.

Como superar os complexos físicos - Passo 2
3

Para aprender a se aceitar, deve se rodear de pessoas que amem você como você é e que não passem o dia julgando você. Você nunca se deve focar nas falsas opiniões das pessoas ou meios de comunicação, que se centram nas aparências físicas. Tente se valorizar e ter uma boa opinião de você, acrescentando todos os aspectos positivos da sua personalidade. Ninguém melhor do que você para se amar, valorizar e aceitar com seus defeitos e virtudes. Um bom conselho é que nunca se lamente publicamente sobre as suas limitações, porque a única coisa que conseguirá é que vejam a parte negativa da sua pessoa.

4

Aprenda a confiar em seus valores e tente não basear a sua vida no aspecto físico. Encha a sua mente de pensamentos positivos que tragam segurança e a encham de confiança. Procure o lado positivo de tudo, lembre-se que nem tudo é negativo. Com certeza que existe algo em seu aspecto que é especial e a diferencia do resto. Potencie as suas virtudes, as suas aptidões ou qualquer tipo de qualidade além do físico. Ser positivo não implica se enganar, tem que ser realista e consciente do que tem e do que pode conseguir. Pode experimentar marcar desafios e metas para reforçar a sua autoestima, pensando positivo. O que considera defeitos, pode ser que para outras pessoas não o seja, mas se esta ideia não a convence pode tentar esconder o que a deixa com complexos, potenciando o melhor da sua aparência.

Como superar os complexos físicos - Passo 4
5

Se sentir que não tem a capacidade suficiente para superar os complexos físicos por si mesmo/a, será fundamental consultar um especialista para obter ajuda e combater este problema.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar os complexos físicos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Davi Quirino de Oliveira
Sofri um ACV 12 anos atrás, hoje ando normal, ninguém nota que tive isto, porém se eu entrar em um recinto com várias ou muitas pessoas parece que trava a perna direita e ando com dificuldade. Aí tento enganar como que meu pé esteja adormecido. Como supero isto?
Editor umComo.com.br
Oi, Davi. Buscar ajuda profissional pode te ajudar. Psicólogos ou terapeutas ocupacionais são uma boa ideia.
1 de 4
Como superar os complexos físicos