Ácido fólico

Como tomar ácido fólico

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tomar ácido fólico
Imagem: stem.com.br

Existem vários nutrientes de que o nosso corpo necessita para manter o seu bom funcionamento e prevenir doenças. Um deles é o ácido fólico, também chamado de vitamina M ou vitamina B9. Este nutriente apresenta vários benefícios ao longo de toda a nossa vida, sobretudo em pessoas que sofrem de anemia ou que estão grávidas, sendo altamente recomendado seu consumo, seja em forma de alimentos ou em comprimidos, como um suplemento nutricional. Se você pretende começar a tomar este nutriente, continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe ensinamos como tomar ácido fólico.

Também lhe pode interessar: Como tomar levedura de cerveja

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar saiba que existem vários alimentos ricos em ácido fólico e que você poderá incluir em sua dieta de forma simples. É o caso de legumes como o brócolis, a couve, lentilhas, espinafres, espargos, grão-de-bico, feijão preto, entre muitos outros. Consulte este nosso artigo para conhecer a lista dos restantes alimentos.

2

A melhor forma de saber como tomar ácido fólico é consultando seu médico, pois ele é a pessoa que conhece melhor o seu estado de saúde e lhe indicará qual a melhor forma de tomar e as quantidades necessárias. No entanto, lendo este artigo conseguirá ter uma noção disso também!

3

Se você tenciona tomar ácido fólico para engravidar, saiba que deve iniciar a toma, via oral, entre 2 a 6 meses antes de iniciar as tentativas. Tome um comprimido de 400 mcg por dia de preferência em jejum, ao acordar.

Como tomar ácido fólico - Passo 3
Imagem: sonhodetres.blogspot.pt
4

Mesmo depois de engravidar, deve continuar com a toma de ácido fólico, para que o feto se desenvolva nas suas condições normais e também para evitar um parto prematuro.

5

No tratamento de Anemia Megaloblástica, e a partir de 1 ano de idade, a toma indicada é de um comprimido por dia durante 4 meses e, após esse período, um comprimido a cada 7 dias. Se houver resistência do corpo, deve aumentar-se a dose até 3 tomas diárias.

6

Caso você apenas queira prevenir a escassez de ácido fólico em seu organismo, é indicado que se tome entre 0,15 a 0,2 mg deste nutriente por dia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar ácido fólico, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos

  • Geralmente cada comprimido de ácido fólico contém 5 mg.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: stem.com.br
Imagem: sonhodetres.blogspot.pt
1 de 2
Como tomar ácido fólico